quinta-feira, maio 27, 2010

A atenção dos novos autocaravanistas A vitalidade e mortalidade na blogo-esfera do AUTOCARAVANISMO: contributo


Quando iniciámos a publicação deste Blog em 2006 a poucos exmplos ou modelos havia a que recorrer. O panorama nacional era escasso de iniciativas e mesmo a nivel internacional poucas referencias havia embora houvesse a anotar alguns newsgroups e poucas iniciativas individuais dispersa de blogs de viagens. Começámos pois, condenados a ter de ser originais e inovadores, o que encarámos sempre como um desafio positivo, pois nem o plágio nem o copy paste nos motivam.

A ideia motora foi sempre criar valor acrescentado, fazer algo que não estivesse feito, e avançámos então com a tese levada à prática, de juntar informação de notíciais sobre autocaravanismo, com relatos de viagens, e ainda a elaboraçao de textos não intimistas mas antes de reflexão  aberta e exteriorizada de temas do autocaravanismo, para além de considerações imediatas e materiais sobre a autocaravana-objecto. Porém sempre discutimos ideias e ideiais, não pessoas, e muito menos e apenas, coisas.

Simultaneamente fomos dispersando intervenções em Foruns, em especial do CPA Clube Português de Autocaravanas, e o do CCP CampingCarPortugal, e essa expriencia permitiu desde logo detectar ódios entre pessoas, acintes violentos, linguagens desbragadas, a que não estávamos habituados e não suspeitavamos que existisse num meio lúdico, relacionado com o gozo de tempos livres, turismo, férias, ou seja de descanso, e por isso tendencialmente alheio a disputas politco partidárias, ou a competições interesseiras de caracter económico-financeiro. Curioso, porém o ambiente era mesmo conflitual! Na realidade por pequenez intelectual encontrámos quem se acha (ao seu espelho) simultaneamente o Papa, o papá, e o papão dos autocaravanistas, mas hoje já totalmente desmascarado e isolado dos meios sérios e respeitados do autocaravanismo nacional. Por isso, este alerta destina-se a quem de novo entra em contacto com as realidades do autocaravanismo, aos novos autocaravanistas, ou meramente interessados neste tema.

Esta situação causou-nos evidente desagrado. Por isso, procurámos contribuir para um e outro forum e tentámos no forum do Clube CPA, pelo seu enquadramento institucional, avançar com sugestões que valorizassem o autocaravanismo nas suas dimensões de interesse público e colectivo. Porém a resposta mais frequente foi o silêncio, e os ecos de desinteresse por falta de interlocutores à altura dos desafios.

Assim, avançámos com o aprofundamento do projecto Blog Newsletter, e notámos que de menos de 50 leitores/dia, os números de audiência iam subindo gradualmente  e persistentemente, Em breve passávamos para os 100/dia, depois para os 200/dia ate chegarmos actualmente, a situaçôes frequentes de mais de 400 visitantes dia, ou seja, mais leitores da Newsletter por post, do que estes mesmos posts colocados nos foruns mais populares. Simultanemante, incentivamos outros companheiros a criarem os seus blogues de viagens, e até o lançamento do movimento de bloguistas, depois convertido em Circulo de Autocaravanistas da Blogo-esfera hoje em http://www.cab-circulo.blogspot.com/

Hoje regista-se a grande vitalidade da blogo-esfera. Aqui e ali sublinhada tambem, com alguma mortalidade. Anotamos hoje exemplos dessa vitalidade e também casos de mortalidade, que a nosso ver coincidem com a condenação pela opinião publica informada, de ensaios desviantes das regras de são e civico convivio, e por outro lado de perversos movimentos anti autocaravanismo itinerante, a coberto de cortinas de fumo anti-legislação, anti regulamentação e anti-sinalização, como cartazes da liberdade de estacionar a autocaravana a qualquer hora, em qualquer lugar e de qualquer maneira. Na realidade estes coitos de frustrações malévolas surgem aquém do imaginável, sempre atiçados contra pessoas, contra ideais e contra projectos, num copy paste invertido, de negação sistemática de qualquer iniciativa de boa vontade, altruista e séria.

Para aqueles que vão chegando ao autocaravanismo pela primeira vez, aqui fica a referência a um passado recente e camaleónico, que vai sofrendo metamorfoses sucessivas para tentar suscitar o engano e apoio de incautos, a seduzir pelo ovo da serpente reluzente da defesa da liberdade incondicional, e pelas tentativas de assassínio de caracter de todos quantos lucidamente se recusam a ser arrebanhados nos programas do bota abaixo, do ódio, e dos crimes de calúnias ao bom nome, injúrais e difamação tipificados no Código Penal.

Exemplos negativos? pois basta a recordação do defunto blog do Falcão da Pradaria, do falecido forum da Praça Pública, do extinto forum da Casinha Itinerante, entre outras iniciativas a que se juntam mails anónimos infamantes e difamantes, enviados para varios autores de blogues que se alheiam e condenam este grupo anti-autocaravanismo itinerante, adepto do terrorismo gutural do respectivo linguajar. Enfim, caos de polícia.

Exemplos positivos de sucesso de audição? e auditados pelo sistema insuspeito do ALEXA? aqui ficam:

I- o web site mais lido, melhor colocado no ranking e que atinge uma posição cimeira face ao numero de leitores muito interessante, onde o autocaravanismo tem direito a uma secção, embora recente, é o do ACP- Automóvel Clube de Portugal. De facto, o http://www.acp.pt/ está em 533,851 lugar mundial e 1987 nacional! O segundo lugar de um web site em que também aparece  a referência a autocaravanismo, é o da Federação de Montanhismo e Campismo de Portugal em www.fcmportugal.com/ que está em 6,491,719 lugar mundial, como abaixo se verá, está atrás deste blog, e quase seis milhões de pontos atrás do ACP, 1º calssificado!

II- O forum onde o autocaravanismo está em evidência, e que é o mais lido, é o do portal CampingCarPortugal. De facto, o http://www.campingcarportugal.com/ está em 1.928.658 lugar mundial e em 12.316 nacional. Em segundo lugar, esta o forum do CPA a uma distância consideravel, em  2,969,642 lugar mundial,  mais de um milhão de números de distância do forum CCP. Qualquer destes foruns tem uma diferença positiva em relação ao da Federação de mais de 4 milhões de pontos de diferença!

III- A nivel de blogues sobre autocaravanismo a Newsletter Blog http://www.camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/, é à distância o mais lido, tendo no mês de Maio atingido numeros recorde abaixo do 5.700.000 lugar internacional. Para se ficar com uma ideia, hoje, o segundo blog mais lido, de entre os registados no CAB (Circulo de autocaravanistas da Blogo-esfera em http://www.cab-circulo.blogspot.com/ ) é o do Viajante de casa as costas com o 12,929,397 de Paula Vidigal, num honroso lugar internacional.

Nota final: O sistema de auditoria de audiência Alexa não classifica os blogues ou web sites, que estejam  para além do lugar pontuado de 30.000.000. Estão nesse caso dois blogues que sofrem dos mesmos motivos de risco de mortalidade, à semelhança dos acima desaparecidos Bolg do Falcão e similares,  e que sairam de aderentes ao CAB, depois de dele terem feito parte. Um deles, susbcrito por BASILIO, aliás expulso de membro do Forum CCP, desapareceu da blogo-esfera de acesso aberto, onde com outro nome, agora SANTIAGO, existe um sucedâneo apostado nos crimes de abuso de liberdade de imprensa, por sistematico recurso a injúria e a difamação aliás, em associação criminosa com outros caluniadores e intervenientes FB. Outro Blog que se auto excluiu do CAB, dito errante, do auto proclamado Prof Eng. Cardoso da Silva, mantem-se na blogo-esfera, mas fora do quadro classificado pela ALEXA, ou seja distante dos iniciais limites de 30.000.000 de pontuação.

Deste modo, a opinião pública como juiz impar, soube separar inexoravelmente o trigo do joio. Cabe agora aos autocaravanistas (recém chegados ao autocaravanismo, e mesmo os mais antigos) manterem os principios cívicos de são convivio social com que todos nos devemos nortear.

Não é pois por acaso, que O Blog Autocaravanismo Newsletter seja no seu sector temático aquele que tem o maior número de seguidores (o que nada tem a ver com os ditos "amigos"" do automatismo do Facebook)e também aquele que tem de forma consistente, o maior numero de leitores, pois embora iniciado em 2006, em Abril de 2008, reposto o contador a zeros, o statscounter assinalada hoje, uma ascensão certa para os 160.000 visitantes!View My Stats
Por isso não hesite: mantenha-se informado, e a quem chegar ao mundo do autocaravanismo! Boas voltas!
Enter your email address:


Delivered by FeedBurner

Sem comentários: