sábado, maio 22, 2010

alerta sobre a defesa da privacidade nas redes sociais incluindo o Facebook

Fonte: Agencia Financeira.
Alerta a divulgação de dados pessoais no Facebook:

Bruxelas pregou uma rasteira ao Facebook. A União Europeia puxou as orelhas à rede social com mais de 400 milhões de utilizadores, por causa do seu sistema de privacidade que classificou de «inaceitável».


As autoridades de protecção de dados dos 27 países da UE alegam que, com as mudanças introduzidas no Facebook, é violada claramente a lei europeia sobre a privacidade, explica o jornal espanhol «Cinco Días». Isto porque, com as alterações, a rede social passa a utilizar comercialmente os dados obtidos sem autorização expressa do utilizador.

Além disso, a informação fornecida pelos utilizadores passa a ser encontrada facilmente, com o recurso a um motor de busca como o Google. Mas uma exposição como esta deveria ter autorização expressa e o aval do «cliente» do Facebook.

O mesmo aviso foi dado a outras 19 redes sociais. Só que, desta vez, o grande alvo é mesmo o «livro de caras». As autoridades europeias lamentam que a empresa tenha mudado «a configuração de privacidade em detrimento dos seus usuários».

As redes sociais devem nortear-se por uma recomendação deste Grupo de Trabalho que data de Junho do ano passado, sobre o respeito pela privacidade dos utilizadores. Ampliar o acesso aos dados do utilizador só mesmo com o seu «perfeito conhecimento de causa».

Sem comentários: