domingo, maio 30, 2010

inovações ditas ecológicas de acessorios para as autocaravanas. Será que resultam?


Chuveiro Ecologico e Economico de Qualidade Profissional, composto por três tipos de esferas cerãmicas: cerãmicas com iões negativos;cerãmicas mineralizadas e cerãmicas anti-fungicidas


VANTAGENS DO CHUVEIRO ECOLÓGICO:
- Eliminação do cloro, ferro, bactérias e calcário
- Regula o PH da água
- Regula o metabolismo
- Elimina cansaço
- Elimina inflamações de pele, anti prurido, ajuda na cicatrização
- Evita a queda do cabelo e elimina a caspa
- Optimo para eliminar odores, bactericida e anti microbiana
- Poupa 40% de Àgua
- É adaptável ou seja, basta substituir pelo chuveiro de mão já existente

PREÇO PROMOCIONAL: 19,90 EUR
PORTES DE ENVIO A SEREM PAGOS PELO DESTINATÁRIO : 4,5 EUROS

Outras provaveis vantagens para os anti-autocaravanistas itinerantes....

- elimina o mau hálito, e os pensamentos auto-destrutivos
- corrige deformações e tiques de personalidades egocêntricas
- compensa traumatismos de criança, de juventude e até de vida adulta
- óptimo contra frustrações acumuladas de quem esta sempre aquém de tudo, e de todos.
- regula os maus fígados, os maus estares, e os maus feititos
- elimina os impulsos persecutórios e narcisistas audazes
- corrige os sindromes animistas, de tartarugo-mor e de falcão da pradaria
- combate eficazmente as micoses do autocampismo e campismo selvagem libertino
- reduz eficazmente as tendencias suicidárias de ambição de protagonismo
- disclaimer:
- não evita a propensão doentia para o plágio incontinente.
- não aumenta os neurónios de quem não os tem, nem corrige complexos de inferioridade!

quinta-feira, maio 27, 2010

A atenção dos novos autocaravanistas A vitalidade e mortalidade na blogo-esfera do AUTOCARAVANISMO: contributo


Quando iniciámos a publicação deste Blog em 2006 a poucos exmplos ou modelos havia a que recorrer. O panorama nacional era escasso de iniciativas e mesmo a nivel internacional poucas referencias havia embora houvesse a anotar alguns newsgroups e poucas iniciativas individuais dispersa de blogs de viagens. Começámos pois, condenados a ter de ser originais e inovadores, o que encarámos sempre como um desafio positivo, pois nem o plágio nem o copy paste nos motivam.

A ideia motora foi sempre criar valor acrescentado, fazer algo que não estivesse feito, e avançámos então com a tese levada à prática, de juntar informação de notíciais sobre autocaravanismo, com relatos de viagens, e ainda a elaboraçao de textos não intimistas mas antes de reflexão  aberta e exteriorizada de temas do autocaravanismo, para além de considerações imediatas e materiais sobre a autocaravana-objecto. Porém sempre discutimos ideias e ideiais, não pessoas, e muito menos e apenas, coisas.

Simultaneamente fomos dispersando intervenções em Foruns, em especial do CPA Clube Português de Autocaravanas, e o do CCP CampingCarPortugal, e essa expriencia permitiu desde logo detectar ódios entre pessoas, acintes violentos, linguagens desbragadas, a que não estávamos habituados e não suspeitavamos que existisse num meio lúdico, relacionado com o gozo de tempos livres, turismo, férias, ou seja de descanso, e por isso tendencialmente alheio a disputas politco partidárias, ou a competições interesseiras de caracter económico-financeiro. Curioso, porém o ambiente era mesmo conflitual! Na realidade por pequenez intelectual encontrámos quem se acha (ao seu espelho) simultaneamente o Papa, o papá, e o papão dos autocaravanistas, mas hoje já totalmente desmascarado e isolado dos meios sérios e respeitados do autocaravanismo nacional. Por isso, este alerta destina-se a quem de novo entra em contacto com as realidades do autocaravanismo, aos novos autocaravanistas, ou meramente interessados neste tema.

Esta situação causou-nos evidente desagrado. Por isso, procurámos contribuir para um e outro forum e tentámos no forum do Clube CPA, pelo seu enquadramento institucional, avançar com sugestões que valorizassem o autocaravanismo nas suas dimensões de interesse público e colectivo. Porém a resposta mais frequente foi o silêncio, e os ecos de desinteresse por falta de interlocutores à altura dos desafios.

Assim, avançámos com o aprofundamento do projecto Blog Newsletter, e notámos que de menos de 50 leitores/dia, os números de audiência iam subindo gradualmente  e persistentemente, Em breve passávamos para os 100/dia, depois para os 200/dia ate chegarmos actualmente, a situaçôes frequentes de mais de 400 visitantes dia, ou seja, mais leitores da Newsletter por post, do que estes mesmos posts colocados nos foruns mais populares. Simultanemante, incentivamos outros companheiros a criarem os seus blogues de viagens, e até o lançamento do movimento de bloguistas, depois convertido em Circulo de Autocaravanistas da Blogo-esfera hoje em http://www.cab-circulo.blogspot.com/

Hoje regista-se a grande vitalidade da blogo-esfera. Aqui e ali sublinhada tambem, com alguma mortalidade. Anotamos hoje exemplos dessa vitalidade e também casos de mortalidade, que a nosso ver coincidem com a condenação pela opinião publica informada, de ensaios desviantes das regras de são e civico convivio, e por outro lado de perversos movimentos anti autocaravanismo itinerante, a coberto de cortinas de fumo anti-legislação, anti regulamentação e anti-sinalização, como cartazes da liberdade de estacionar a autocaravana a qualquer hora, em qualquer lugar e de qualquer maneira. Na realidade estes coitos de frustrações malévolas surgem aquém do imaginável, sempre atiçados contra pessoas, contra ideais e contra projectos, num copy paste invertido, de negação sistemática de qualquer iniciativa de boa vontade, altruista e séria.

Para aqueles que vão chegando ao autocaravanismo pela primeira vez, aqui fica a referência a um passado recente e camaleónico, que vai sofrendo metamorfoses sucessivas para tentar suscitar o engano e apoio de incautos, a seduzir pelo ovo da serpente reluzente da defesa da liberdade incondicional, e pelas tentativas de assassínio de caracter de todos quantos lucidamente se recusam a ser arrebanhados nos programas do bota abaixo, do ódio, e dos crimes de calúnias ao bom nome, injúrais e difamação tipificados no Código Penal.

Exemplos negativos? pois basta a recordação do defunto blog do Falcão da Pradaria, do falecido forum da Praça Pública, do extinto forum da Casinha Itinerante, entre outras iniciativas a que se juntam mails anónimos infamantes e difamantes, enviados para varios autores de blogues que se alheiam e condenam este grupo anti-autocaravanismo itinerante, adepto do terrorismo gutural do respectivo linguajar. Enfim, caos de polícia.

Exemplos positivos de sucesso de audição? e auditados pelo sistema insuspeito do ALEXA? aqui ficam:

I- o web site mais lido, melhor colocado no ranking e que atinge uma posição cimeira face ao numero de leitores muito interessante, onde o autocaravanismo tem direito a uma secção, embora recente, é o do ACP- Automóvel Clube de Portugal. De facto, o http://www.acp.pt/ está em 533,851 lugar mundial e 1987 nacional! O segundo lugar de um web site em que também aparece  a referência a autocaravanismo, é o da Federação de Montanhismo e Campismo de Portugal em www.fcmportugal.com/ que está em 6,491,719 lugar mundial, como abaixo se verá, está atrás deste blog, e quase seis milhões de pontos atrás do ACP, 1º calssificado!

II- O forum onde o autocaravanismo está em evidência, e que é o mais lido, é o do portal CampingCarPortugal. De facto, o http://www.campingcarportugal.com/ está em 1.928.658 lugar mundial e em 12.316 nacional. Em segundo lugar, esta o forum do CPA a uma distância consideravel, em  2,969,642 lugar mundial,  mais de um milhão de números de distância do forum CCP. Qualquer destes foruns tem uma diferença positiva em relação ao da Federação de mais de 4 milhões de pontos de diferença!

III- A nivel de blogues sobre autocaravanismo a Newsletter Blog http://www.camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/, é à distância o mais lido, tendo no mês de Maio atingido numeros recorde abaixo do 5.700.000 lugar internacional. Para se ficar com uma ideia, hoje, o segundo blog mais lido, de entre os registados no CAB (Circulo de autocaravanistas da Blogo-esfera em http://www.cab-circulo.blogspot.com/ ) é o do Viajante de casa as costas com o 12,929,397 de Paula Vidigal, num honroso lugar internacional.

Nota final: O sistema de auditoria de audiência Alexa não classifica os blogues ou web sites, que estejam  para além do lugar pontuado de 30.000.000. Estão nesse caso dois blogues que sofrem dos mesmos motivos de risco de mortalidade, à semelhança dos acima desaparecidos Bolg do Falcão e similares,  e que sairam de aderentes ao CAB, depois de dele terem feito parte. Um deles, susbcrito por BASILIO, aliás expulso de membro do Forum CCP, desapareceu da blogo-esfera de acesso aberto, onde com outro nome, agora SANTIAGO, existe um sucedâneo apostado nos crimes de abuso de liberdade de imprensa, por sistematico recurso a injúria e a difamação aliás, em associação criminosa com outros caluniadores e intervenientes FB. Outro Blog que se auto excluiu do CAB, dito errante, do auto proclamado Prof Eng. Cardoso da Silva, mantem-se na blogo-esfera, mas fora do quadro classificado pela ALEXA, ou seja distante dos iniciais limites de 30.000.000 de pontuação.

Deste modo, a opinião pública como juiz impar, soube separar inexoravelmente o trigo do joio. Cabe agora aos autocaravanistas (recém chegados ao autocaravanismo, e mesmo os mais antigos) manterem os principios cívicos de são convivio social com que todos nos devemos nortear.

Não é pois por acaso, que O Blog Autocaravanismo Newsletter seja no seu sector temático aquele que tem o maior número de seguidores (o que nada tem a ver com os ditos "amigos"" do automatismo do Facebook)e também aquele que tem de forma consistente, o maior numero de leitores, pois embora iniciado em 2006, em Abril de 2008, reposto o contador a zeros, o statscounter assinalada hoje, uma ascensão certa para os 160.000 visitantes!View My Stats
Por isso não hesite: mantenha-se informado, e a quem chegar ao mundo do autocaravanismo! Boas voltas!
Enter your email address:


Delivered by FeedBurner

terça-feira, maio 25, 2010

PARQUE DE CAMPISMO DE ALENQUER REABRE PISCINA AOS AUTOCARAVANISTAS A PARTIR de 28 de MAIO



O Alenquer Camping*** é uma estrutura bem conhecida, e apreciada pelos autocaravanistas e que tem vindo a apoiar o Movimento Autocaravanista, desde sempre. Ou seja, mesmo antes de em 2007 a empresa proprietaria e gestora, ter assinado um protocolo proposto pelo CPA- Clube Portugues de Autocaravanas (na altura com a Direcção do mandato 2006/2008). Deste evento -integração do apoio do Alenquer Camping no 17º aniversario do CPA, constam fotografias quer neste blog quer no site do CPA, onde se vislumbram as personalidades que na altura integravam a Direcçao do CPA, e muitos associados que acorreram a uma concentração convívio neste Camping.

Na ocasião, foi certificada a area da estação e serviço para Autocaravanas, após inspecção realizada pelo então Presidente Ruy de Figueiredo, tendo a placa de cerâmica que o atesta sido descerrada, pelo na altura Vereador do Turismo da CM de Alenquer, Luis Rema. Na mesma ocasião, e com o apoio da CM e do Alenquer Camping os socíos do CPA usufruiram com agrado de um passeio cultural ao Museu João Mario, e participaram numa prova de vinhos da Região demarcada de Alenquer no respectivo Portal da Rota dos Vinhos. Ora recorde-se o apontamento e as fotos:
http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2007/01/inaugurao-e-certificao-da-as-de.html

Posteriormente o Alenquer Camping prosseguiu com os investimentos no apoio ao Autocaravanismo itinerante, e preparou uma plataforma  para estacionamneto e pernoita de autocaravanas dotada de torneiras de agua potavel de tomadas de electricidade, mesmo frente a piscina dos adultos. Esta estrutura tem preços especiais acordados para autocaravanistas que sejam socios do CPA, leitores comprovados de foruns ou blogs de autocaravanismo, ou da Revista Viajar em Autocaravana. Os preços cifram-se em 12,50€, por autocaravana, podendo porém o acesso apenas à zona de serviços ser possivel sem pernoita, por 2,50€ e o acesso as piscinas por 5€ por pessoa, mesmo sem pernoita no Alenquer Camping ***.

Este acordo foi o primeiro a ser celebrado por um parque de campismo de propriedade e gestão privada e o CPA, a que se seguiu posteriormente um outro protocolo identico, com o Parque de Campismo Municipal de Pedrógão. Assim não surpreende que em 2008 o Alenquer Camping tenha patrocinado a reunião constitutiva da criação do CAB- Circulo de Autocaravanistas da Blogo-esfera (http://www.cab-circulo.blogpsot.com/) . Como também não surpreende os observadores de boa fé a informação de que em Setembro de 2010 o autocaravanista francês JEAN PIERRE ROSSI, que impulsionou a criação da primeira area de serviço para autocravanas em portugal (Freixo do Numão)  esteja a programar uma visita ao Alenquer Camping, o único aliás, classificado com *** na região do Oeste.

Porém estas iniciativas que sempre grangearam generlizada simpatia e apoio entre o Movimento Autocaravanista, cedo também provocaram animosidade, invejas e provocações por parte de quem não tendo nivel, nem de entendimento, nem para ir mais além das suas limitações,  e que fica sempre aquém das realidades, e procura toscamente insultar, insinuar e difamar a actividadedo Alenquer Camping e da sua gerência.

O certo é que mesmo antes do protocolo com o CPA, e depois o Alenquer Camping continua a apoiar o autocaravanismo itinerante de forma muito clara, considerando que este não é incompativel com o uso de parques de campismo, e que portanto  a liberdade da pratica da utilização turistica e em touring das autocaravanas, se compatibiliza perfeitamente como opção voluntaria, com a utilização ou não de parques de campismo, ou de areas para autocaravanas, ou de parques de estacionamento adequados etc.


Porém, o Alenquer Camping*** devido a sua gestão inovadora e progressista, desenvolve outras actividades que não visam o mero lucro comercial, antes se inserem numa perspectiva de responsabilidae social, e de deveres de cidadania empresarial, e por isso a empresa familiar proprietária e gestora do Alenquer Camping & Bungalows, tem vindo desde há dez anos a apoiar a Tertúlia Cultural do Bar do Além, que hoje constitui uma refêrencia respeitada, no meio da especulação Filsófica, e em geral do Esoterismo, da Simbologia e do Espiritualismo. Estas actividades são também acessiveis aos autocaravanistas interessados, sem pagamento de joia ou quotas, e que manifestem o desejo intelectual de participar nos almoços-debate organizados uma vez por mês, em regra ao terceiro sábado de cada mês, com início pelas 12h. Excepcionalmente, a Terúlia já organizou vistas culturais externas, como por exemplo ao Convento de Cristo em Tomar, orientada pelo Doutor Luis Graça,  e ao Palácio e Jardins da Regaleira, esta conduzida pelo Prof. Doutor Luis Nandin de Carvalho.

Quanto a este Blog, desde o primeiro momento que o Alenquer Camping sempre assumiu o seu patrocínio, bem como o do Gabinete de Estudos do Blog Newsletter, que com frequencia tem produzido documentos que tem sido reconhecidos como relevantes para alguns pontos altos do reconhecimento público do protagonismo devido ao Movimento Autocaravnista Português, e de que se mencionam apenas, a preparação da documentação de lançamento do CAB, do MIDAP e do ONGA, a produção de documentos e teses apresentadas na audição parlamentar na SUBCOMISSÂO DE TURISMO DA AR, e ainda do I SEMINARIO NACIONAL DE AUTOCARAVANISMO, e do Parecer que veio a determinar a opção de por termo normativo  à inconstitucionalidade da discriminação negativa das autocaravanas no POSACV (Ordenamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina)  entre outros, sobre outros temas ainda pendentes.

sábado, maio 22, 2010

alerta sobre a defesa da privacidade nas redes sociais incluindo o Facebook

Fonte: Agencia Financeira.
Alerta a divulgação de dados pessoais no Facebook:

Bruxelas pregou uma rasteira ao Facebook. A União Europeia puxou as orelhas à rede social com mais de 400 milhões de utilizadores, por causa do seu sistema de privacidade que classificou de «inaceitável».


As autoridades de protecção de dados dos 27 países da UE alegam que, com as mudanças introduzidas no Facebook, é violada claramente a lei europeia sobre a privacidade, explica o jornal espanhol «Cinco Días». Isto porque, com as alterações, a rede social passa a utilizar comercialmente os dados obtidos sem autorização expressa do utilizador.

Além disso, a informação fornecida pelos utilizadores passa a ser encontrada facilmente, com o recurso a um motor de busca como o Google. Mas uma exposição como esta deveria ter autorização expressa e o aval do «cliente» do Facebook.

O mesmo aviso foi dado a outras 19 redes sociais. Só que, desta vez, o grande alvo é mesmo o «livro de caras». As autoridades europeias lamentam que a empresa tenha mudado «a configuração de privacidade em detrimento dos seus usuários».

As redes sociais devem nortear-se por uma recomendação deste Grupo de Trabalho que data de Junho do ano passado, sobre o respeito pela privacidade dos utilizadores. Ampliar o acesso aos dados do utilizador só mesmo com o seu «perfeito conhecimento de causa».

segunda-feira, maio 17, 2010

ANTI AUTOCARAVANISMO ITINERANTE na RUA....ou em ESTACIONAMENTOS PUBLICOS

Espectáculo da liberdade do autocampismo selvagem
mau exemplo, que prejudica o autocaravanismo responsável,
ou, quando o abuso induz a proibições e discriminações ad hoc 
na falta de sentido cívico, e de responsabilidade politica legislativa atempada!
(foto em Portugal de AC estrangeiras) 

Crédito da Foto a MANUEL VITORINO,  NO FORUM CAMPING CAR PORTUGAL
Comportamentos assim, como na foto, só em parques de campismo ou em parques para autocaravanas ao abrigo da portaria 1320/08. Fora destas circunstâncias, trata-se de um acampamento ilegal, infracção à lei punível pela polícia, sob orientaçao do Governo Civil, caso não haja polícia municipal dependente do presidente da CM da localidade.

Mas, para que haja uma alternativa aos autocaravanistas, que resulte da administração do Estado da satisfação das necessidades e dos direitos de todos os automobilistas condutores de autocaravanas, de estacionamento, a pernoita e acesso a serviços de saneamento adequados e em segurança, é necessário legislação adequada, e inclusive sinalização que favoreça  a acessibilidade a essas infraestruturas. Só quem é adepto de quanto pior, melhor, quem privilegia  comportamentos não sociais, é que poderá criticar em nome de falsos direitos, inexistentes de contrapartida de deveres sociais, uma liberdade ilimitada, egoista, e que abafa e suprime os direitos colectivos, tipicos de uma vida em Sociedade.

A este propósito veja-se o grito de alma do companheiro Lucas da Silva no forum do CPA em:
http://cpa-autocaravanas.com/forum/index.php?topic=1830.msg12392#msg12392

Há quem entenda que a liberdade se conquista. Decerto que sim, mas acima de tudo interessa não a perder através de comportamentos irresponsáveis e anti sociais, e  acima de tudo, impõe-se promover a compatibilizaçao entre as diversas liberdades e os direitos plurais dos membros de uma comunidade civilizada.  Quando o egoismo de uns não respeita cívicamente os dos demais, criam-se condições objectivas para que a lei venha por reacção, ultrapassar as legitimas expectativas daqueles que por comportamento pró activo e percursor, ensaiaram a adopção de normas juridicas adequadas.

A participação politica e cívica na melhoria do ordenamento juridico de um Estado de Direito, é um direito e dever de qualquer cidadão consciente e responsável !!!

Para os mais jovens que quase sempre viveram em liberdade depois do 25 de Abril, ou para os que são da geração dos anos 60, e se lembram de Maio de 1968, em Paris, só resta um caminho : o do comportamento civico e responsável, constituinte do interesse colectivo possível. Tudo o mais, libertino, libertário e iconoclasta, só revela a incapacidade de viver em sociedade, e resvala para o caminho da marginalidade e auto-exclusão social. Opção suicidária, que não é dos autocaravanistas maioritários.

Problema (para os autocaravanistas conscientes) é que em 2009 se perdeu a oportunidade de a Assembleia da República ter adoptado um Projecto de Lei sobre Autocaravanismo, que o Governo ainda não tenha dedicado a este tema atenção que merece, que a legislação sobre sinalização ainda esteja atrasada, de modo a criar condições adequadas ao estacionamento de autocaravanas (leiam: proporcionais ao seu gabarito, e necessidades de raios de viragem) e que não pretendam estacionar nem em parques de campismo, nem nos parques de autocravanas previstos na portaria 1320/08. O que de modo nenhum serve de justificação à incivilidade de alguns, como os franceses retratados na foto do início deste post.

sábado, maio 15, 2010

PSOE, em Espanha lidera politica de legislação sobre autocaravanismo. Porque não em Portugal a mesma atitude de Estado?


- Que está a fazer Portugal, como Estado-membro da UE, pelo Autocaravanismo? 
- Procura e acharás, é o único conselho a dar a quem esteja de boa fé.

Sem medos ou receios, com responsabilidade politica e cívica, na senda de anteriores intervenções da senadora Chacon, os parlamentares espanhóis avançam para legislação sobre autocaravananismo. E deliberaram por unanimidade. Em 11 de Maio de 2010.
Para quem conheça a situação em Portugal, mais palavras para quê?
Quem não se lembra da audição ao movimento autocaravanista pela Subcomissao Pralamentar de Turismo na AR? quem não se lembra do porjecto de lei discutido e não aporvado no plenario da AR, por oposição de uma facção política?
Mais argumentos para quê?
- em Espanha, é bom e correcto haver sinalização com o pictograma da autocaravana, e todos os autocaravanistas apoiam e requerem este sistema de informação rodoviária. E em Portugal?
- em Espanha, é bom e correcto que senadores e deputados (para além das iniciativas governamentais da Mesa de Tráfico) tomem e aprovem iniciativas parlamentares a favor do autocaravanismo. E em Portugal?
- Em França, O Primeiro Ministro procedeu de igual modo com um despacho doutrinário e oprientador para os Municipios, sobre a não discriminação de autocaravanas, e em Italia, ja depois da Lei Fausti, outras iniciativas parlamentares propõem melhor legislação sobre autocaravanas. E em Portugal?
- Em Espanha ja existe uma federação de associações autocaravanistas, e em França também. E em Portugal?
- Em Portugal quem e quantos somos nós? -aqueles que sem guerrilhas fratricidas, ou sem distanciamentos calculados se afastam, ou guerreiam todos os que procuram (sem protagonismos nominais) dignificar, desenvolver e credibilizar uma atitude autocaravanista consciente e respeitavel? O meio é tão pequeno que não é preciso (excepto para os que chegam de novo ao autocaravanismo) nada mais dizer, do que ja consta em foruns como o do CPA e o do CCP, ou nesta Newsletter ao longo dos ultimos anos.

Este assunto tem sido debatido no forum CCP-campingcarportugal .Ora vejam:
http://www.campingcarportugal.com/forum/viewtopic.php?t=3773

E para achar o que se passa em Espanha, ver os links abaixo

La iniciativa parlamentaria presentada hoy por el Grupo parlamentario Socialista y defendido por la Diputada Ana María Chacón Carretero ha sido aprobado

Presentación de una enmienda a la PNL sobre la actividad autocaravanista.

El Grupo Parlamentario Popular en el Congreso de los Diputados, presento ayer día 11 de mayo de 2010 a la mesa de la Comisión no Permanente sobre Seguridad vial y Prevención de accidentes de Tráfico, una enmienda de cinco puntos a la Proposición no de Ley (PNL) sobre la actividad autocaravanista, presentada por el Grupo Parlamentario Socialista para su debate en la citada comisión hoy día 12 de mayo de 2010.

Enmienda que ha sido rechazada por la Sra. Chacón, con el argumento de que los cinco puntos de la enmienda es una cuestión ya contemplada.

En el siguiente enlace el texto de la enmienda.

https://docs.google.com/fileview?id=0B1edscOyQWS1MjVmMTNlNDEtNzYzNS00NjkxLWI3ZTgtYTdlNWEyMGFkZDVl&hl=en

Video del debate.

http://www.congreso.es/portal/page/portal/Congreso/Congreso/CongresoTV/HistEmisionFecha?_piref73_2824053_73_2140072_2140072.next_page=/wc/accesoEmisionDiferido&fechaSeleccionada=2010/05/12&cambioLegislatura=9

FONTE: BLOG espanhol:
http://cosasdelautocaravanismo.blogspot.com/2010/05/aprobada-la-pnl-sobre-la-actividad.html

Pinchar en la camara que aparece abajo a la derecha.

Publicado por Pedro Ansorena en miércoles, mayo 12, 2010

quarta-feira, maio 12, 2010

Finalmente Nº 2 da Revista Portuguesa VIAJAR em AUTOCARAVANA vai para as BANCAS


mail viajar@represse.pt
Rua Prof. Alfredo de Sousa, nº1, 1600 Lisboa
tel 217543140, fax 217543188

Aqui está uma Revista para quem não fica aquém...e quer ir mais além...isto é, que sem ser doutor engenheiro berrante, nem aziago, nem adepto de flops,  de facto se  disponibiliza (sem mexericos indignos) para contribuir para o Desenvolvimento do Autocaravanismo em Portugal...
E contribui de uma forma concreta, com valor acrescentado, pró-activa, e não apenas, treslendo as iniciativas (ha quem confesse depois de uns "baldes" que no dia seguinte não distingue nem indios nem setas) e que se vão materilizando o que, quem vive no despeito obscuro, não se permite apreciar.
Bem hajam pois os muitos autocaravanistas que acompanham este blog, com boa fé, porque bem formados, e também os que desejam um dia serem  autocaravanistas responsáveis, e não meros andarilhos campistas, ou auto campados excursionistas.

Os nossos leitores que não sofrem do desdém em que se atrofiam as más linguas, e aqui encontram relatos de viagens,  ideias e informações, sobre uma forma emergente do turismo automobilista de autocaravana, e que por ser itinerante, tanto se pode praticar dentro, como fora de parques de campismo. No País como no estrangeiro. E de forma crescente com o apoio das autoridades que identificam o touring de autocaravana, como uma forma relevante para o fomento do turismo durante todo o ano, e em todas as localidades, do interior ao litoral.
Reportagens da Revista Viajar em Autocravana:



Zmar - Um ano depois das queixas, o eco-camping está, nas palavras da responsável, tal como foi idealizado.


Um lugar para viver - Entrevista/reportagem ao argumentista da série da RTP 1 que tem uma autocaravana como protagonista


Manta Rota - Um reportagem de um foto jornalista sobre a realidade do autocaravanismo em Portugal


Viagem Portugal - Um fim-de-semana em autocaravana pelo Portugal profundo, contado na primeira pessoa

Viagem Marrocos - Um mês de férias diferente ao volante de uma autocaravanana contado por um leitor.


Entrevistas da Revsita Viajar em Autocravana:


Campinanda - Entrevista à responsável de um dos importadores nacionais de autocaravanas


Turiscampo - Entrevista ao responsável por este parque de campismo em Lagos

Orla - Entrevista ao responsável por esta empresa nacional que se dedica a fazer autocaravanas de raiz

Artigos da Revsita Viajar em Autocaravana:


Extravagâncias - Uma viagem ao mundo das autocaravanas de luxo ou simplesmente extravagantes.


Parques de campismo - Mais uma guia de parques de campismo em Portugal



Marcas - Alguns dos novos modelos de AC's lançados em 2010



Notícias - Um mão cheia de novidades e "fait-divers" exclusivos a autocaravanistas

(em breve tamém a venda no ACP-Automovel Clube de  Portugal)

quinta-feira, maio 06, 2010

PARABENS ACP......1ª Reunião do ONGA, 107 anos, 240.000 sócios e novo web site para autocaravanistas


O ONGA, Observatorio Não Governamental para o Autocaravanismo, apresentado públicamente em Cascais, pelo ACP no I Seminario Nacional de Autocaravanismo  promovido pelo MIDAP, no final de Maio de 2009, dispõe ja de estatutos, e deliberou divulgar  publicamente o seu apoio a posição assumida pelo Automovel Clube de Portugal no processo de apreciação pública da revisão do Plano de Ordenamento do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina, nos eguintes termos:

O ACP como clube representante de cerca de 240.000 sócios automobilistas, entre os quais alguns autocaravanistas que as utilizam como veículos ligeiros de turismo itinerante, congratula-se com a decisão de ter sido colocado a discussão pública o documento em referência.



Assim, o ACP:


1) – considera positiva a nova atitude do legislador pelo termo das medidas discriminatórias e ilegais ao estacionamento de autocaravanas.
2) – formula a sugestão de criação de lugares de estacionamento especialmente adequados ao gabarito e dimensões de autocaravanas.
3) – Pronuncia-se pela criação sempre que possível, de estações de serviço com ligação a rede de esgotos e agua, para acesso de autocaravanas, distanciadas entre si em função de um espaçamento da ordem dos 30km. (como está permitido no artº 85 do projecto)
4) O ACP considera que se devem estabelecer parâmetros (proposta de 5% do estacionamento total, a considerar na quantidade e dimensionamento de lugares de estacionamento destinados a autocaravanas, em parques de estacionamento, ou de apoio, a infra-estruturas turísticas (praias, apoios de praia, instalações desportivas, etc.), limitando-se a sua utilização a um determinado período de tempo (proposta de 48 horas na estação alta – de Maio a Setembro, e de 72h na estação baixa);

Integram o ONGA:
Presidente: Carlos Barbosa (Presidente do ACP)
PRP- Prevenção Rodoviária Portuguesa,
MIDAP- Movimento Independente para Desenvolvimento do Autocaravanismo em Portugal,
CAB- Circulo de Autocaravanistas da Blogo-esfera,
Secretário geral- um sócio do ACP
apoio administrativo: secção de autocaravanismo do ACP
mail: observatorio@acp.pt
Próxima reunião do ONGA, 2 de Julho de 2010.

Na estratégia que tem envolvido vários autocaravanistas, em várias frentes de acção a favor do Desenvolvimento em Portugal, e da maior credibilidade e  visibilidade do Autocaravanismo, foi relevante o ACP- o maior clube de consumidores em Portugal, e provavelmente o de maior número de automobilistas, ter-se interessado pela temática do autocaravanismo. Em 2009 o ACP lançou inqueritos à sua massa associativa (hoje com cerca de 240.000 sócios) para caracaterizaçao deste sector, e participou nas reuniões do CAB (incluindo na sua fundação em Alenquer,  2008) do MIDAP, e no I Seminario Nacional, assumindo aqui a responsabilidade do lançamento do ONGA- Observatório Nacional, Não Governamental para o Autocaravanismo, ainda não passou um ano...e agora cumprida.

Foi por isso com gosto, e com, gratidão que  a Newsletter se associou aos festejos do 107º aniversário do ACP, ao lançamento no dia 21 de Abril do livro de ATALHOS DE PORTUGAL, e que ainda esteve presente na asembleia-geral do ACP, através de um seu associado,  com propostas construtivas no dominio do autocaravanismo, aliás desde logo subscritas e apoidas pelo Presidente da Direccção.

O ACP é provavelmente, o maior clube português de , ou com, autocaravanistas, (que porém não chegam a 1% do número total dos seus sócios) . O lançamento do seu novo web site (http://www.acp.pt/) em que já existe dedicada ao autocaravanismo, uma plaforma web autónma e distinta, por exemplo do campismo, é a garantia da consagração de uma vontade e capacidade de interacção nestes dominios do turismo automobilista de autocaravana. Este facto permitiu agora a adesão de pleno do ACP ao CAB, Circulo dos Autocaravanistas da Blogo-esfera:

O novo web site da nova seccção de autocaravanismo do ACP para o autocaravanismo, é uma página ainda em fase experimental, e por isso sujeito a sugestões de melhoria por parte de autocaravanistas, e que irão caucionar a sua represenatatividade única no meio português, condição para a sua operacionalidade, e possibilidade de afirmaçao do reforço de uma atitude autocaravanista responsável e credível, que interessa a todoo so autocaravanistas sérios.
Ora vejam o site, e os dois textos desde já disponiveis:
http://www.acp.pt/o-clube/turismo-e-lazer/autocaravanismo

Autocaravanismo
Conceito Autocaravanismo:

O autocaravanismo é uma modalidade que se tem desenvolvido na Europa. No início da década de 60 surgiu a adaptação artesanal de furgões – as “motorhome”. O melhor exemplo é o modelo Westfalia, da Volkswagen Kombi, que permitia viver e pernoitar no seu interior, pois possuía cozinha, frigorífico, camas e outras facilidades.


Na actualidade, o autocaravanismo é uma vertente de turismo itinerante em franco crescimento, quer pela evolução da qualidade dos veículos quer por parte do movimento dos autocaravanistas.


A autocaravana é um “pequeno apartamento com rodas e motor”, possuindo todos os serviços básicos, luz, água e gás, cozinha, casa de banho completa, sala de jantar e quartos com os respectivos armários.


A autocaravana é um meio de “turismo em liberdade”, sem horas, sem destino, ao encontro do inesperado, e desfrutando daquilo que cada um mais aprecia: a Natureza.

As regras de ouro do Auto Caravanismo



•Respeito pelas regras;
•Respeito pelo próximo;
•Respeito e defesa do meio ambiente.


Civismo

•Na estrada, facilitando os outros condutores;
•Estabelecer uma boa relação com as populações visitadas;
•Planear as paragens técnicas (despejos e abastecimentos) utilizando os locais correctos.


Partilha


•Viver os bons momentos com a família e os amigos;
•Desfrutar do que de bom existe em Portugal e noutros países;
•Recordar, porque o que de bom se vive perdura no tempo.

Estas regras contribuem para fazer do autocaravanismo um tipo de turismo itinerante reconhecido em toda a parte como vector de desenvolvimento do turismo em cada país, nomeadamente em Portugal.

Nota:
Desde o ano de 2008, que perante uma situação de desânimo e desarticulação do Movimento Autocaravanista, a Newsletter, com um grupo de interlocutores interessados na dignificação e desenvolvimento do autocaravanismo, desenvolveu uma exigente estratégia sistemática de relação com interlocutores a nivel de orgãos de soberania do Estado, até aos vários serviços da Administração Pública ao mais elevado nível, para além de Municípios, Empresas e associações privadas. Estes dedicados autocaravanistas individuais, representativos da boa vontade e de espírito são, não se reconheciam nos ataques anónimos ou similares, de natureza pessoal contra dirigentes do CPA, e de quem participava em foruns ou blogs públicos de divulgação do autocaravanismo.

Assim, contra o agressivo despeito,  inveja e acinte, de alguns, contra o desinteresse, ou pirraças e calúnias, de outros, e perante o empenho de poucos, mas capazes, determinados e combativos amigos, tomaram-se posições de estudo e de acção, sequentes à criação do MIDAP, e do CAB, e que culminaram no I Seminario Nacional de Autocaravanismo em Cascais (Maio de 2009), e na discussão Parlamentar do primeiro projecto de lei sobre autocaravanismo em Portugal. Atingiu-se então, um patamar muito alto de audição do Autocaravanismo, o que veio a proporcionar boas expectativas, e depois uma efectiva maior audiência junto dos orgãos de comunicação social, até decorrentes das propostas inovadoras avançadas, jurídicamente fundamentadas, correctamente apresentadas, e de forma crescente aceites pelas autoridades.

O único protagonista central e beneficiário tem sido o Movimento Autocaravanista!