sábado, maio 02, 2009

Autarca de Braga apoia decisivamente o autocaravanismo durante o I Encontro Ibérico



Mais noticias do I encontro Ibérico de Autocaravanismo
(reprodução do Correio do Minho de 2 de Maio de 2009)



A vereadora Palmira Maciel voltou ontem a colocar à disposição da organização do 1.º Encontro Ibérico de Autocaravas o apoio logístico da Câmara Municipal porque Braga, como “cidade atenta” que é e que sabe receber, deseja que todos os participantes do evento tenham uma boa estadia entre nós. E falou do que Braga tem de melhor a vários níveis: monumentos e gastronomia, a 20 minutos do mar e com o Parque Nacional da Peneda-Gerês para quem preferir a serra.


A autarca falava no acto de abertura daquele Encontro Ibérico, a decorrer até amanhã, junto ao Kartódromo de Palmeira. A iniciativa é organizada pelo CAN — Clube Autocaravanista do Norte. Reúne cerca de 150 autocaravanas que, em média, têm duas pessoas por cada uma delas, havendo algumas com três ou quatro pessoas. No total são cerca de 500 pessoas, entre as quais se contam espanhóis (cerca de 40 por cento), franceses, ingleses, holandeses e um belga.


O objectivo deste Encontro é o convívio, colher opiniões e divulgar também o autocaravanismo — explicou Augusto Freitas, membro da organização.A escolha de Braga fica a dever-se ao facto de o CAN ter sido fundado há um ano, ter e associados em Barcelos e em Espanha, a sua centralidade ajudou.“Depois, da parte da Câmara Municipal tivemos bastante apoio logístico” — disse ainda Augusto Freitas.
Entre autocaravanistas contam-se conhecidos bra-carenses, nomeadamente o casal Maria Goreti - António Machado — ela autarca e ele presidente dos Bombeiros Voluntários. No âmbito da cerimónia inaugural, ouviu-se ontem o Grupo de Cavaquinhos de Braga a tocar o hino “Os Sinos da Sé de Braga”, no momento em que se içavam as bandeiras, acto acompanhado por aplausos, enquanto, a sul, os aviões des-colavam, os pára-quedistas saltavam, os karts e motos aceleravam nas pistas.

Os discursos proferidos, — do presidente do CAN, Fernando Machado, do pre-sidente da Federação Portuguesa do sector, Fernando Cipriano, e de Palmira Maciel — traduzidos por um autocavanista espanhol — salientaram o espírito deste convívio que se quer repetido em 2010.Agradeceram o acolhimento e também a disponibilidade do presidente da Junta de Freguesia de Palmeira, João Russel Sampaio, presente na cerimónia de abertura.Cerimónia que ainda incluiu a entrega pelo presidente da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, Fernando Cipriano, ao seu homólogo do CAN uma placa alusiva a este 1.º Encontro.

Depois do almoço e com a tarde livre, os participantes foram convidados pela autarca para visitarem a cidade, nomeadamente a Feira das Freguesias, na Avenida Central.

Sem comentários: