quarta-feira, maio 13, 2009

Assembleia da República promoveu conferência sobre Economia do Turismo e Cultura



Na foto a mesa de encerramento da Conferência com o deputado Mendes Bota entre o Ministro da Cultura e o secretário de Estado do Turismo, ladeadaos pela deputada Hortense Martins e pelo deputado Nuno da Câmara Pereira, da Subcomissão Parlamentar de Turismo da AR.


CONFERÊNCIA ECONOMIA DO TURISMO E DA CULTURA

Onde esteve presente a 11 de Maio de 2009, Sala do Senado – Assembleia da República o enviado da Newsletter

Na altura o deputado Mendes Bota e Presidente da Subcomissão Parlamentar de Turismo desenvolveu as seguintes ideias:

“está por fazer um estudo para medir o impacto económico das artes, da música ao cinema, da preservação patrimonial e histórica na economia portuguesa, a todos os níveis, nacional, regional ou local. Tenha-se presente, que são os modelos económicos regionais e locais, quem melhor segura as populações e a migração dos capitais.

Mas está por medir o impacto da Cultura no emprego, na despesa, na receita fiscal, no rendimento das empresas e dos particulares. A recolha de dados para pela classificação das actividades económicas, pela realização de estudos de interacção da Cultura com outros sectores, por inquéritos no terreno, pelas estatísticas do trabalho, por relatórios sobre os rendimentos.

A interacção entre o Turismo e a Cultura carece de ser analisada, para demonstrar para surpresa de muitos, a ligação que existe e pode aumentar significativamente entre teatros, escolas de arte, artistas individuais, escritores, intérpretes, desenhadores gráficos, designers, pintores, escultores, ilustradores, actores, músicos, técnicos de vídeo, rádio e áudio, sem esquecer electricistas e carpinteiros, ou o mercado da construção de reabilitação, o mercado imobiliário e o mercado de novos produtos e serviços ligados à Cultura e à conservação do património.

Temos necessidade de conhecer o efeito de alavancagem da Cultura em Portugal, ou seja, saber, por cada milhão de Euros investido na Cultura, quantos milhões entram nos cofres da administração pública e local, e no rendimento das empresas e dos particulares na economia em geral, e no Turismo em particular.”
Mendes Bota falava na sessão de abertura da Conferência internacional “Economia do Turismo e da Cultura” organizada pela Subcomissão Parlamentar

Durante os trabalhos tivemos ocasião para intervir sobre os aspectos contemporâneos do turismo das famílias, em crescendo na Europa, especialmente através do touring que reforçam as caracteristicas de visitação, vivência e itinerância do turista, no âmbito do conceito do slow tourism, avesso a viagens logínquas de massificadas, antes mais propenso a périplos pela Europa e em viatura.

Foram depois nas questões colocadas aos oradores, apresentadas sugestões pelo Prof Doutor Luis Nandin de Carvalho, baseadas na experiência francesa de compatibilidade do acesso humano a zonas da orla costeira ou em parques naturais como é o caso dos estacionamentos do Monte São Michel e da Duna do Pylat, bem como de maiores acessibilidades ao património edificado, (incluindo o de arqueologia industrial) em que o desajustamento de horários de abertura e a falta de oportunidades de visitação nocturna impede a rentabilidade social, cultural e economica destes factores de atracção turística. Neste contexto sugeriu-se a consagraçao do direito de cidadania ao turismo no texto Constitucional.


Após a Conferencia e em troca de impressões com os principaisoradores foi possivel confirmar junto do Secretraiod e Estado do Turismo, que este se faria representar no I Seminario Nacional de Autocaravanismo pormovido pelo MIDAP de 22 a 24 de Maio em Cascais, e reconfirmado que na mesma altura o deputado Nuno Câmara Pereira divulgará o projecto de Lei que conjuntamente com o deputado Mendes Bota já subscreveu sobre autocaravanismo itinerante.


Programa
09h30
RECEPÇÃO DOS PARTICIPANTES E ENTREGA DE DOCUMENTAÇÃO

10h00
SESSÃO DE ABERTURA -
Jaime Gama, Presidente da Assembleia da República -
Rui Vieira, Presidente da Comissão de Assuntos Económicos, Inovação e Desenvolvimento Regional -
José Mendes Bota, Presidente da Subcomissão de Turismo


10h15
TURISMO E CULTURA – Case Studies em Portugal e na Europa
10h15 – Telmo Faria, Presidente da Câmara Municipal de Óbidos
10h30 – Benedetto Zacchiroli, Município de Bolonha e Rede UNESCO das Cidades Criativas
10h45 – Debate- Moderador: Deputado Telmo Correia (CDS-PP)
11h30
PAUSA PARA CAFÉ

11h45
MESA REDONDA – O PATRIMÓNIO E O DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO REGIONAL E LOCAL
11h45 – Luís Patrão, Presidente do Conselho Directivo do Turismo de Portugal, I.P.
12h00 – Elísio Summavielle, Presidente do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico
12h15 – Tito Rosa, Presidente do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade
12h30 – Amândio Melo, Presidente da Câmara Municipal de Belmonte
12h45 – Debate- Moderadora: Deputada Fátima Pimenta (PS)
13h30 Almoço livre

15h00
PRODUTOS CULTURAIS E EVENTOS: PROJECTAR PORTUGAL COMO DESTINO CULTURAL NA EUROPA E NO MUNDO
15h00 – Simonetta Luz Afonso, Presidente do Instituto Camões
15h15 – António Mega Ferreira, Presidente do Centro Cultural de Belém
15h30 – António Magalhães, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães
15h45 – Debate- Moderador: Deputado Hugo Velosa (PSD)

16h30
SESSÃO DE ENCERRAMENTO -
Bernardo Trindade, Secretário de Estado do Turismo- Ministro da Cultura (a aguardar indicação)-
Intervenções dos Grupos Parlamentares:-
Nuno da Câmara Pereira, Deputado, PSD-
Hortense Martins, Deputada, Coordenadora do PS-
José Mendes Bota, Presidente da Subcomissão de Turismo

Sem comentários: