segunda-feira, novembro 24, 2008

constituição do CAB- circulo de autocaravanistas da Blogo-esfera




Vivam os autocaravanistas de boa vontade:
nasceu o

CAB - circulo de autocaravanistas da blogo-esfera!


Com o patrocínio deste Blog Newsletter Autocaravanas & Camping-cars, realizou-se o I encontro de autocaravanistas bloguistas, que foi sendo preparado publicamente através do blog dedicado, e aberto em www. clube-ac-blogo-esfera.blogspot.com. Aqui, ao longo das semanas foram sendo divulgados, com total transparência, documentos de trabalho e reflexão, bem como projectos de logotipos, que permitiram na data agendada um trabalho sério e muito participado, que envolveu 18 participantes e ainda 9 mensagens de apoio, de quem não quiz estar ausente, mas não pôde estar presente.

Resta sublinhar o ambiente de excelente convívio autocaravanista, e a sessão de trabalho que decorreu durante mais de três horas consecutivas.

As fotos informais dão uma ideia do ambiente vivido a 22 de Novembro nas instalações do Alenquer Camping, em cujas salas decorreu o evento, e que dispõe de uma estação de serviço para autocaravanistas a devidamente certificada pelo CPA desde 17 de Janeiro de 2007.









Serve pois a presente nota para informar a comunidade autocaravanista que consulta este Blog Newslwtter, da constituição do CAB- Circulo de Autocaravanistas da Blogo-esfera,com e-mail proprio circulo.cab@gmail.com e que foi aprovada em 22 de Novembro nos termos da declaraçao que abaixo de reproduz:






DECLARAÇÃO DE ALENQUER


Os participantes presentes, no “I Encontro de Cyber Autocaravanistas Bloguistas”, reunidos em Alenquer em 22 de Novembro de 2008:



I

Congratulam-se


com o desenvolvimento do autocaravanismo, modalidade de turismo itinerante, quer entre os portugueses, quer entre os estrangeiros, expresso nas crescentes visitas a Portugal.


II

Consideram dever estudar


o desenvolvimento do autocaravanismo, entendido como uma forma legitima de turismo itinerante, para que possa ser valorizado pelas autoridades públicas e não ser discriminado negativamente, bem como defendem a criação de melhores condições de estacionamento das autocaravanas, junto dos centros urbanos e na proximidade de locais de interesse turístico e cultural.


III

Registam a espontaneidade,


maioritariamente favorável, de uma emergente opinião pública civicamente responsável e identificada com o tema do autocaravanismo que pratica e divulga os princípios do Respeito Mútuo aprovados:


Respeitar a natureza e o património cultural.

Evitar a formação de concentrações de ACs.

Só estacionar em lugares apropriados.

Privilegiar o comércio tradicional local.

Estar e ser discreto e cortês com todos.

Inter-agir amigavelmente com o próximo.

Tentar cumprir e manter estes princípios.

Observar sempre o bom senso e bom gosto.


IV

Saúdam todos os autocaravanistas


conscientes, que pela prática, conforme as regras de ética e comportamento adoptadas internacionalmente e também entre nós, que constituem valores de referência exemplar para a divulgação e aceitação generalizada do autocaravanismo, designadamente pelos efeitos benéficos na correcção da sazonalidade, e valorização dos recursos turísticos culturais do interior.


V

Manifestam o seu compromisso


e disponibilidade para através dos conteúdos que elaboram ou divulgam nos meios ao seu alcance, intensificarem a valorização de textos favoráveis ao autocaravanismo itinerante, para melhor acessibilidade à informação objectiva, quer por parte do público em geral e autocaravanistas, quer por parte da comunicação social, quer ainda para obtenção das autarquias locais da criação de parques de estacionamento e pernoita, com estações de serviço de apoio às autocaravanas.


VI

Resolvem ainda,


a) Constituírem-se em Net work informal de intercâmbio de informações relevantes para o autocaravanismo com vista a no seu conjunto apoiarem a criação de um Observatório não Governamental para o Autocaravanismo Itinerante ONGAI.


b) Estabelecer que a adesão ao CAB, através de um representante, está aberta a todos os espaços na internet (blogues, fóruns, websites…) que o desejem.


c) Exortar os autocravanistas a uma maior intervenção pública e cívica na divulgação do autocaravanismo.


VII

Declaram que adoptam


uma estrutura informal de associação aberta, sem personalidade jurídica, nem fins lucrativos, de tipologia informal, sob a denominação de “CAB – Circulo de Autocaravanistas da Blogo–Esfera” e que


a) disporá de um espaço Web próprio identificado pelo logótipo adoptado,

b) reunirá em principio quadrimestralmente

c) e designam para coordenar os destinos do CAB no próximo ano:


- Diogo Ferreira (Blog MIDAP)

- Luís Decarvalho (Blog Newsletter)

- Rui Narciso (Portal Papa Léguas)

Sem comentários: