Este Blog diz respeito principalmente a autocaravanismo, ideias,viagens e turismo. Início de publicaçao em Abril de 2006. Somos pelo Direito ao Autocaravanismo, dentro e fora dos parques de campismo e defendemos a causa autocaravanista. Patrocínios: do Alenquer Camping e Bungalows ***, e do Alqueva Camping- Car Park (Pedrógão do Alentejo). contactos: no facebook, grupo 1 Autocaravana e 1 Café, e com o AUTOR: Decarvalho, dcarvalho.luis@gmail.com
sábado, novembro 29, 2008
Voto de pesar e solidariedade à família de Almeida Henriques
sexta-feira, novembro 28, 2008
quarta-feira, novembro 26, 2008
24h em Alter (coudelaria) em castelo de Vide e pelo caminho
Foi num repente criador. Um clic!
Quarta feira, já boa parte da manhã ida no teclado de preparação de uma reunião profissional, para 5F ao fim da tarde, em Lisboa. Entretanto, a Consorte chega das mercas familiares, com um sol outonal a resplandecer no mar da baía de Cascais.
Arrisco, e então, a saída de Autocaravana do mês de Novembro?
Por mim pode ser hoje...
já? Já-já?
Já, estou pronta!
Pois eu também. Reverificação rápida da maleta de viagem das mudas de roupa, e rápidos, para Alenquer buscar a semovente parqueada no Camping. Só saímos com os ponteiros quase na uma, mas as tesouradas no tempo a caminho do leste alentejano, foram compensadas pelos km andados em auto-estrada. Depois da ponte da Lezíria, a primeira questão. E o almoço?
Mapas na mão da co-piloto, olhos no mais distante destino de Portalegre, para rápida visita a uns parentes, e com o contorno da sortida ainda indefenido, em parte, a escolha é feita. Vamos a Coruche. Onde? O Guia das Tascas de capa vermelha sugere ...o Alentejano, o Farnel...
Chegados a Coruche, vindos de ocidente passamos primeiro pelo Franel, e seu amplo estacionamento à direita, voltado ao Rio, mas seguimos pela marginal arranjada em busca do Alentejano.
-Para aqui a perguntara este ribatejano...
-...então a rua?....(que o GPS teimava a não identificar)
-para lá a esquerda no bairros novo
-e o restaurante Alentejano?
- Ah!...já é agora só´um café...
então que restaurante recomenda?
-Pra mim nã há melhor co Farnel, ali adiante!
- Obrigadinho....
Meia volta portanto, por detrás da praça de touros, e estacionamentos arrelvados da frente ribeirinha, e para trás, ao Farnel. Que se entra por uma porta lateral, para dentro de um antigo grande armazem, decerto em tempos tambem adega (?). Lá dentro amplo, com toneis e mais artefactos vinicolas, o ambiente só não é mais acolhedor, porque a crise, ou a hora, ou o dia de semana, afastou clientes.
Fomos aos finalmentes: bacalhau na brasa à moirel (deveria ser maioral?), meia dose, para a Consorte e para o condutor naquinhos de porco com camarão, esbraseados. Tudo nos trinques. Refeição completa com maide vinho, aguas, sem sobremesa, menos de uma azulinha, a nota de referência preferida das nossas viagens.
Seguimos caminho reconfortados. Travessia do Rio Sorraia, e sempre com o diligente novo GPS (Mio) a debitar na rotunda a terceira saida a esquerda, ou à direita, e segue a estrada etc...
Nem sei bem mesmo por onde seguimos. Pelos mapas parece que andamos por estradas paroquiais, municipais e caminhos militares, mas sempre alacatroadas e quase sem movimento. Passamos ao largo de Mora, Cabeção, a barragem do Maranhão, a Igreja de Nª Sraª de Entre Àguas, Avis ao longe, e depois Alter do Chão ao perto.
Faltavam algumas dezenas de minutos para as cinco. Então, rumo à Coudelaria, que para lá chegar de AC é intrincado, face ao gabarito da viatura, nos seus mais de 7 metros alongados, e a estreiteza das ruas e curvas de sentido único, em ângulo recto. Está porém, a ser feita uma variante de uma IP que deve melhorar os acessos.
Mas lá chegamos. Direitos a recepção nas Casas Altas.
Simpática a recepcionista num balcão junto às antigas magedouras de pedra.
Então o que podemos ainda ver a esta hora?
(na tarde que estava mesmo azúlea, clara e sem nuvens,disparamos depois das boas tardes)
Pois chegaram tarde... a última visita começou as 15.30h, está a acabar.
- então e amanhã?
Tem ás 10h e as 11.30h, ás 10h, acaba com o espectáculo de falcoaria, às 11.30 começa com a falcoaria...
Ora bem...fica
Meia volta volver. Rumo a Portalegre, visitar a parentela, com muito fácil estacionamento junto ao Hospital. Depois, volta pedestre até ao Castelo pelas ruas de peões. Iluminações de Natal simpáticas, lojas acolhedoras e cosmopolitas Q.B.
Depois da pausa urbana, eja escuridão completa, as interrogações instantes: onde jantar,onde dormir?
Ora bem. Jantar poderia ser na zona da Portagem ao pé de Marvão...ou em Marvão mesmo. E Dormir? Ou em Marvão junto ao Castelo, onde há um parque de estacionamento amplo, ou em Castelo de Vide...Ora vamos andando que o caminho se faz, rolando.
O Jantar acabou por ser em Marvão. Na Albergaria El Rei Dom Manuel. Bom aspecto, sem luxos, refeição de carne com migas, e alhada de cação, vinho e o etc. e lá se foram os euros de uma azulinha, e mais uma rosinha, com pouquinho troco. Pouco, também foi o passeio depois, no empedrado das muralhas pela friagem nocturna do penhasco. E por isso sózinhos,não ficamos na pernoita naquele ninho de àguias.
Fomos então de rota até Castelo de Vide. Entramos na povoação, se calhar mesmo com pergaminhos de cidade, rodeamos o largo principal, e avistamos as placas de Parque, a caminho de Alpalhão. AIi metemos a semovevente, sempre a direito, e por má fortuna e má sinalização, entramos logo no primeiro parking a direita. De noite, escura, e sem perspectiva mal se percebeu que havia uma subida ingreme, das tais que a saia trarseira dos 7,14m da AC varre o chão. E varreu, e fez um barulho de acordo. Ficámos nesse parque ao lado de um casal de holandeses, numa camper colorida.
Lá ficou anotado: Quando regressar fica um post no forum do CPA, outro no CCP, e alem desta nota na Newsletter, segue tambem um alerta para o MIDAP. Todos de boa vontade não serão demais para apoiar o Desenvolvimento do Autocaravanismo em Portugal, e Castelo de Vide merece oferecer melhor sinalizaçao do parque III aos autocaravanistas!
Pois de manhã foi feito o reconhecimento completo. Há mais dois parques sucessivos, um inclinado e bom para pesados, e outro, o terceiro para autocaravanas mesmo! Com um ponto de água e esgoto de pia...e onde dormiu um frances...Foi feita tambem a compra do pão matinal, a volta à praça sonolenta, tomado o pequemo almoço in house, e com a partida a tempo e horas para voltar a Alter.
Pelo caminho ainda paramos numa feira de rua, no Crato.
Entrámos pois na Coudelaria através do dédalo de ruas já conhecidos de véspera. E às 10h, depois de mais um café. Perfilados na recepção, começou a vista para só nós dois, com uma simpática guia que era tambem a mesma da recepção e bilheteira (3.80€ cada bilhete) . Eficiente, conduziu-nos a pé, ao redor do complexo da Coudelaria Real que iniciou as suas actividades em 1748. Quem queira saber da Coudelaria mais, tem tudo em http://www.far.snc.pt/
Não vimos senão um picadeiro coberto, dos quatro existentes, mas vimos o pàtio das éguas, com a entrada das ditas. Não vislumbramos os edificios de apoio hospitalar (não se diz veterinário) nem a oficina escola, mas vimos o museu das selas, da casa dos trens...e a falcoaria (espectacular o bufo real) e depois do espectáculo....e lá estava o búteo de Harris, (àguia) e o falcão (sacre) da pradaria autocaravanista domado, como lhe compete. De guizo cascavel nas patas, emissor de rádio, e antes de solto, vendado com o caparão de couro.
Excelente visita das 10h às 11.30h. Recomendamos, em especial esta visita primeira da manhã, se for possivel num futuro próximo obter autorizaçao de pernoita para as autocaravanas, já que espaço de sobre existe. Claro aqui fica a dica que segue para o MIDAP (http://www.midap.blogspot.com/) também tentar obter as liecnças para mais autocaravanistas usufruirem destes espaços de pernoita. Se assim for, talvez que o promissor CAB- Circulo de autocaravanistas da blogo-esfera, http://www.cab-circulo.blogspot.com/ possa organizar aqui uma reunião dos bloguistas e webmasters de autocaravanismo.com gente bem formada, interessada e interessante como são os seus membros!
O tempo entretanto escasseava, e às 17h havia reunião de trabalho em Lisboa, no escritório e com mais três advogados. Portanto, ao caminho. Optamos por seguir via Aviz em direccção a Mora. Aqui almocinho no concelebrado Afonso, não na sala de restuarante que o tempo não esta para luxos, mas na zona do café de escolha mais reduzida de combinados...e lá foram uma sopa e uns ovinhos de codorniz cozidos, de coentarda, um prego no prato com ovo, e umas tirinhas de febras, coentradas também, bebidas, café, uma sobremesa sericaia, e passou-se mais uma azulinha e mais uns “ouritos”.
A seguir a recta para Fronteira, com passagem da estrada pelo parque de ecoturismo da Ribeira Grande, com piscians, rio e restaurante mas sem se divisar grande espaço para autocravanas, e foi depois, a rota batida para Alenquer, regresso pela ponte da ida, retoma da viatura, passagem por Vila Franca para apanhar e dar boleia a um parente, e depois um curto stop-over no escritório, enquanto a consorte seguia motorizada para casa com companhia, segue o redactor para a reunião, ao regresso à realidade, que 24h de interregno de autocaravana bem compensaram.
Quanto a custos, praticamente só há a averbar três refeições, portagens, a entrada na Coudelaria que a olhómetro, no total não passam a barreira das cinco azulinhas. E nada de gasóleo....porque a volta não exigiu reabastecimento...O combustível da ultima viagem, de Ayamonte deu para o regresso a Alenquer da ultima viagem, e esta volta sem riscos...por essas e por outras, é que um depósito de 100L de capacidade tem as suas vantagens....
Resta agora recordar pelas fotografias esta pequena sortida, e por este texto partilhar a experiencia com os leitores que queiram dela retiraralguma dica para outras viagens
Crimes e aldrabices na Internet contra os autocaravanistas
Vente achat camping-car...
terça-feira, novembro 25, 2008
site inglês para autocaravanistas: um modelo para Portugal
útil Site inglês com algum humor para autocaravanistas
Os nossos votos são,
segunda-feira, novembro 24, 2008
constituição do CAB- circulo de autocaravanistas da Blogo-esfera
sexta-feira, novembro 21, 2008
Distribuidor americano de autocaravanas e material de campismo aposta em publicidade
ver mais em: http://www.us-racing.com/Info.php?ID=3080
quinta-feira, novembro 20, 2008
quarta-feira, novembro 19, 2008
Comunicado do MIDAP sobre reuniao de trabalho com o ACP
Esta reunião teve resultados muito positivos e práticos, que entram em operacionalidade imediata, desde a presença logo assegurada de um representante do ACP no I Encontro de autocaravanistas da Blogo-Esfera que terá lugar a 22 de Novembro, em Alenquer, até a indicação de um elemento de ligação ao MIDAP para estudo e cooperação em novas iniciativas, de que destaca tudo o que tem directamente a ver com o Desenvolvimento do Autocaravanismo em Portugal, e que possa contar com o apoio do ACP e demais interlocutores deste sector.
terça-feira, novembro 18, 2008
Portaria e opiniao sobre regulamento de parques de campismo e areas de serviço de campismo com autocaravanas
Portaria n.º 1320/2008. D.R. n.º 223, Série I de 2008-11-17.
Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios da Economia e da Inovação e da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das PescasEstabelece os requisitos específicos de instalação, classificação e funcionamento dos parques de campismo e de caravanismo.
Extractos e auxiliares de leitura:
De acordo com a alínea b) do n.º 2 do artigo 4.º do mencionadodiploma, os requisitos específicos da instalação, classificação e funcionamento dos parques de campismo e de caravanismo são definidos por portaria conjunta dos membros do Governo responsáveis pelas áreas do turismo,da administração local e do desenvolvimento rural.Assim: Ao abrigo do disposto na alínea b) do n.º 2 do artigo 4.º do Decreto -Lei n.º 39/2008, de 7 de Março, manda o Governo,pelos Secretários de Estado Adjunto e da AdministraçãoLocal, do Turismo e do Desenvolvimento Rural e das Florestas, o seguinte:
SECÇÃO I
.......
......
artº 16º
....
.....
Artigo 28.º
SUBSECÇÃO II
.....
ainda a nova portaria « Responder #52 em: Hoje às 06:35 »
Ora vivam...e em particular o errante.
Diabéticos em França têm apoio de serviços medicos em autocaravana
Pas de dépistage mais de l'information et des conseils pratiques. La Maison du diabète a installé son annexe itinérante jusqu'à demain à Lens.
Ne cherchez pas les petits appareils qui vous piquent le bout du doigt pour relever votre taux de glycémie. L'opération de sensibilisation au diabète qui dure toute cette semaine, devant la mairie de Lens, ne propose pas de test de dépistage. Une infirmière et une diététicienne de la Maison du diabète sont à disposition du public, en particulier des personnes atteintes par cette maladie chronique, pour les aider à mieux vivre au quotidien et à mieux gérer cette maladie.
Béatrice Hanicotte, infirmière, et Séverine Vincent, diététicienne, reçoivent les personnes sur ou sans rendez-vous, dans le camping-car de la Maison du diabète, association installée à Marcq-en-Baroeul (59), qui a une antenne à Liévin. C'est la première fois que ce véhicule fait escale à Lens, trois semaines après son lancement à Sains-en-Gohelle.
segunda-feira, novembro 17, 2008
Mais um Blog de autocaravanismo em Português de Paula Vidigal
Mais um Blog português...
de Paula Vidigal,
veja mais em
http://viajantedecasaascostas.blogspot.com/
A vitalidade dos autocaravanistas vai fazendo caminho e de qualidade!
sábado, novembro 15, 2008
dia 22 de novembro: I Encontro de cyber-autocaravanistas, bloguistas e webmasters
data: sábado 22 de Novembro local: sala de reuniões do bar do alem, do alenquer camping (www.dosdin.pt/camping)
- 13.00h tomada de aperitivo 13.15h almoço (ementa unica a fixar, preço tudo incluido 15 euros/pessoa)
- 16.30h coffee break-
Como a reuniao tem lugar no Alenquer Camping & Bungalows *** , que mantem desde 2007 um protocolo com o CPA, assinado por ocasiao da certificaçao da AS para autocaravanas, na data da comemoração do 17º aniversario do clube, a pernoita em autocaravana terá o preço especial de 5 euros sem electricidade, por veículo. (de todos os participantes inscritos) seja para a noite de véspera (sexta feira dia 21 de Novembro, seja para a noite do evento de 22 de Novembro, sábado.)
quinta-feira, novembro 13, 2008
Um sonho Americano comum: Visitar a Europa em Autocaravana
1) My dream - Tour Europe in a motorhome.
The very first time I have dreamt of traveling around in RV’s or motorhomes was after I watched the Children’s Television Series of the 80’s, Charlie Chalk. In the series, the main character was Charlie the clown who lived on an Island. He had a home that looked like a caravan or motorhome. That was when I was around 6 or 7.
Ever since that time I always wanted to go to places in a motorhome. Now that we are in Europe, we have planned to travel around this continent before we head back to Asia or some other part of the world. We have decided that to travel by car would be more adventurous, and convenient. However, our problem would be the accommodation. The traveling wouldn’t cost much but the accommodation would. Especially when we go about as a family.
That was when I thought of an RV. Imagine taking the comfort of your very home along with you on the road. Too tired to drive on? Just pull over at a “Resting area” by the highway, and have a rest on a real comfortable bed.
Have you ever found yourself desperately in need to find for a wc ? And you couldn’t find one for miles? One of these would have been darn convenient then. A wc in an RV.
Save even more by cooking your own food. Fresh home cooked food where ever you go. Here is a cute kitchen where you can cook delicious food the way you like it.
With all these advantage in mind, yes I really do hope one day we would be able to tour in an RV. There is one website of one of Europe’s biggest dealers of American motorhomes since the 70’s. Travelworldrv.co.uk. They sure have a huge variety of new and used RV’s and motorhomes. So I have been browsing the website and found that some of the motorhomes are very luxurious. Not only it looks like a home but some even look like you are driving a hotel room along with you.
Sure do hope that our plan to tour some parts of Europe would materialize within this few years time.
Ecos dos 50 anos da Hymer na Alemanha
quarta-feira, novembro 12, 2008
Clube francês de autocaravanistas reune mais de 50% dos socios em assembleia geral
Quatre-vingt-treize équipages ont envahi le camping berckois.
BERCK-SUR-MER
Pour leur première assemblée générale à Berck, le Camping-car Club Nord-Picardie (CCCNP) a fait halte chez Mireille, chemin Genty, de vendredi à lundi matin. Le dimanche était consacré aux bilans, projets et votes statutaires, avant qu'un repas ne réunisse tout le monde dans la salle du restaurant.
Le rassemblement avant les agapes a eu lieu devant le parking de l'établissement où sont rangés les 93 véhicules dans un ordre parfait, quasi-militaire.
Trois cents équipages à Arras (7 a 11 de Junho de 2009)
Ce faisant, les camping-caristes montrent le sérieux de leur passion. Le club a été fondé en 1980 et totalise 192 adhérents représentant le grand Nord-Ouest.
Le président, André Duprez, vient de Brezolles, en Eure-et-Loire. Il indique : « Nos projets sont de toutes natures et visent en particulier le tourisme et les découvertes. Le club sera présent parmi les 300 équipages annoncés à la rencontre fédérale qui aura lieu à Arras, du 7 au 11 juin prochain. Il y aura une prolongation de cinq jours dans la région Nord-Picardie, bien entendu ».
Une parution trimestrielle, L'Étape, que tous les passionnés peuvent consulter, retrace la vie du club.
Une participante a apporté la conclusion commune à tous : « Nous avons vécu un beau week-end d'automne à Berck, plein de soleil et de souvenirs . »
terça-feira, novembro 11, 2008
mais um blog de um autocaravanista português: VIAJAR
segunda-feira, novembro 10, 2008
MIDAP e os SURFISTAS AUTOCARAVANISTAS
sexta-feira, novembro 07, 2008
outro Bloguista e autocaravanista português, com fotos
http://luiscamelo.planetaclix.pt/
quinta-feira, novembro 06, 2008
PELO ESTACIONAMENTO PERMITIDO e REGULAMENTADO das AC
A Newsletter apoia o estacionamento permitido e regulamentado das autocaravanas e apela às entidades responsáveis pelo comércio tradicional urbano, e aos autarcas e demais decisores públicos, para que criem condições ao turismo itinerante, nacional e estrangeiro que pratica o autocaravanismo todo o ano, e que assim pela utilizaçao de restaurantes, lojas de artesanato, e demais formas do comércio tradicional, contribui activamente para a dinamização da economia de proximidade, e impulsiona o desenvolvimento economico e social descentralizado e auto sustentado.
Ora vejam em francês.....
quarta-feira, novembro 05, 2008
terça-feira, novembro 04, 2008
Blog de autocaravanista todo o terreno
Uma das razões principais pelas quais me lancei neste projecto: apaixonei-me por este estranho camião no qual espero poder vir a concretizar o sonho de uma longa viagem por este mundo! Informação técnica, relatos dos seus proprietários bem como muita informação adicional num unico endereço. ESPERO QUE APRECIEM!
Explica ainda o autor:
Este blog é o resultado de muita pesquisa na preparação de uma viagem em familia a bordo de um camião 4x4 que nos propomos fazer de Lisboa a...
Aqui podem encontrar links de páginas com informação sobre veículos, equipamentos, preparação e informação local bem como relatos e forums de outras aventuras. Esta página fornece os links para as 7 categorias principais (ainda só publicadas 3) onde encontrarão informação mais especifica sobre cada uma delas. Usem, comentem e informem de maneira a podermos mantê-lo tão util quanto desejamos.
segunda-feira, novembro 03, 2008
Novo mini camper para Jovens em Citroen NEMO Romahome
Based on the equally groundbreaking micro-commercial Citroen Nemo recently named International Van of the Year, the R10 is a single berth motorhome that can be used for everyday transport. The R10 Solo creates a whole new genre of small, efficient, minimalist motorhomes that will be much faster point-to-point than their fat-bottomed brethren and deliver 63mpg/4.5 l/100 km on the combined cycle.
Powered by an ultra-economical 70hp Citroen1.4HDi diesel engine with Sensodrive automatic, the Nemo’s unique operational, running-cost and environmental benefits pale beside the places the R10 can go - congested streets and multi-storey car parks are no problem for a vehicle just 12 ft 7 ins in length with a height of 6 ft 3 ins. When the roof is elevated, the Romahome gives an internal height of 6 ft 6 ins.
The R10 is a new class of motorhome, and it is based on one of the truly landmark vehicles of 2008, the Citroen Nemo. The light commercial segment has always been focussed on the greatest load volume and hence there has been no true “mini” segment until the Nemo.
sábado, novembro 01, 2008
Espanha avança com manual de acolhimento de turismo em autocaravana
El trabajo del equipo que mantiene este portal ya está disponible en una atractiva y práctica edición impresa muy adecuada para ser presentada a autoridades y entidades. La nueva presentación, junto con el soporte explícito del GREMCAR, confiere un valor añadido a los ya de por si interesantes contenidos del dosier, facilitando más si cabe la ia relación con las entidades interesadas. Una buena presentación aporta seriedad e imagen al proyecto de creación de una área de acogida, y el soporte de una asociación empresarial como es el GREMCAR resulta una ayuda inestimable.
Durante la reciente edición de la Fira del Caravaning se mantuvieron contactos con la Administración Autonómica catalana por parte del GREMCAR, y nuestro dossier tuvo un papel importante como carta de presentación.
O folheto em causa pode ser obtido aqui: