segunda-feira, junho 30, 2008

PROGRAMA DE ACTIVIDADES DA AECAMP 2008-2010



AECAMP-
Associação de empresarios de parques de campismo
e hotelaria de ar livre

PROGRAMA ELEITORAL PARA O TRIÉNIO 2008-2010


PREÂMBULO
Presidiram à elaboração dos objectivos apresentados a seguinte ordem de razões, alicerçadas num projecto de evolução e aprofundamento, relativamente a algumas áreas de trabalho que têm vindo a ser desenvolvidas no decurso do anterior mandato e numa dinâmica progressivamente ajustada às novas realidades e desafios.
A convicção de que a AECAMP é uma Associação Empresarial que considera imperiosa a reunião de esforços, no sentido de ser garantida a defesa dos interesses de todos os seus membros no âmbito duma justa e adequada representatividade do sector do Campismo e Hotelaria de Ar Livre em Portugal.
Que os Parques de Campismo e a Hotelaria de Ar Livre se apresentam como um serviço turístico cada vez mais vocacionado para a protecção do meio ambiente e dos valores ecológicos, elevando, permanentemente, a qualidade dos produtos que oferecem com vista a melhor usufruir da vida ao ar livre, contacto com a natureza, convivência e aproximação da família.
Que, numa visão de médio e longo prazo, o sector seja dotado das condições de competitividade e qualidade, decisivas para o seu sucesso e afirmação. Tal, só é possível se baseada em fortes convicções e numa participação activa de todos os agentes económicos do sector bem como num imperioso e justo reconhecimento de todos os organismos oficiais, no sentido de combater a concorrência desleal e ilegal e garantir o acesso, em igualdade de circunstâncias, aos sistemas de apoio ao desenvolvimento do turismo nacional.
Motivados pelas profundas transformações estruturais que Portugal terá de efectuar e pelos enormes desafios com que estamos a ser confrontados no âmbito do alargamento da UE e da globalização económica, face às novas exigências dos consumidores, aos novos e diferenciados destinos alternativos enquanto novos mercados emergentes e novas fontes de fluxos turísticos.


PROGRAMA
Fomentar uma mais activa participação dos agentes económicos do sector, em especial dos membros da AECAMP, com vista ao seu progresso e adaptação aos desafios que deverá enfrentar, através do intercâmbio de conhecimento e informações com base em seminários, encontros e debates, integrando os diversos agentes do sector e do turismo em geral.
Promover uma colaboração inter-associativa no sentido do diálogo que potencie respostas às grandes questões com que o sector, em particular, e o turismo, em geral, se debatem.
Representar institucionalmente, através de uma forte e activa intervenção, junto dos órgãos do poder, nas questões em geral que afectam o sector, com ênfase nas áreas financeira, segurança, ambiente, ordenamento do território, formação, promoção e legislação.
Atender às políticas de promoção levadas a cabo pelos organismos oficiais e em parcerias com particulares, no sentido de se conseguir um eficaz compromisso que garanta, respeite e dignifique o Campismo e Hotelaria de Ar Livre, no âmbito das diferentes acções promocionais empreendidas, que nacional, quer internacionalmente.
Prosseguir os projectos institucionais de notoriedade e comunicação da AECAMP no âmbito das novas tecnologias de informação.
Participar em Feiras específicas, preferencialmente em Portugal e Espanha, prosseguindo o processo de promoção do sector que temos vindo a desenvolver.
Exigir junto de todos os organismos oficiais que seja reforçada a prevenção, fiscalização e punição da prática de campismo ilegal fora de parques, em praças públicas, junto à orla marítima, dentro de recintos não licenciados ou autorizados e junto a parques de campismo licenciados, com especial ênfase no parqueamento e pernoita ilegais do autocaravanismo.
Exigir junto das Autoridades a proibição da comercialização do campismo, de forma explicita ou tácita, nos parques de campismo privativos ou detidos por entidades geridas ou financiadas pelo Estado.
Estudar protocolos de colaboração com o Turismo de Portugal e o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional para a criação de cursos de formação inerentes ao sector do Campismo e Hotelaria de Ar Livre.
Reforçar a representatividade do sector junto das instâncias oficiais e do mercado, quer em Portugal, quer no estrangeiro, mediante um protagonismo activo e consequente através da CTP – Confederação do Turismo Português e da EFCO&HPA – European Federation of Campingsite Organisation and Holiday Park Associations.
Intervir junto da tutela no sentido de a Associação se pronunciar sobre a legislação do sector e poder vir a influenciá-la, com vista ao melhor desenvolvimento da actividade do Campismo, em particular, e do Turismo, em geral.
Pugnar por uma maior exigência junto da empresa Estradas de Portugal, EP, Câmaras Municipais e organismos oficiais do turismo, no sentido de um maior respeito pelo sector, quanto a sinalética em geral e à colocação de placas indicativas dos Parques de Campismo, acabando-se com as atitudes discriminatórias.
É nossa profunda convicção que este Programa de Mandato responderá aos desejos dos empresários do sector e promoverá o desenvolvimento e qualificação da actividade, contribuindo-se para a afirmação do Turismo na economia de Portugal.

Sem comentários: