quinta-feira, dezembro 01, 2011

Pré inauguraçao do parque de turismo de autocaravanas: ALQUEVA CAMPING-CAR PARK (Pedrógão/Vidiguiera)

(estaçao de serviço de AC e casa do guarda e recepção)

Terceiro teste e pré inauguração do Alqueva Camping-Car Park de Pedrógão do Alentejo (Parque de Turismo para Autocaravanas)



GPS: N 38º 06´93´´ W 07º 38´ 09,6´´

As inscrições são limitadas a 20 autocaravanistas, com preferência para os associados do TCA-Touring Clube de Co-pilotos e Autocaravanistas, e dos membros do Grupo Facebook da Tertúlia 1 Autocaravana e 1 Café, sendo respeitada a ordem de inscrições enviadas para o email:
dcarvalho.luis@gmail.com

Programa
Feriado, dia 8 de Dezembro, 5F

Partida do Alenquer Camping, e de outros pontos de largada. Chegada ao destino, da I Vaga de AC, depois de almoço de dia 8, durante a tarde de 5F. Quem tenha tempo, e venha do Norte, tem várias oportunidades de visita em Évora e de almoço pelo caminho, por exemplo no Xico de São Mansos, e ainda de visitar o Castelo de Portel, ou inflectindo para a Barragem do Alqueva chegar a Pedrógão depois de passar por Marmelar.
Tarde livre para os pescadores obterem o jantar na albufeira do Guadiana, junto a Barragem, para por leituras em dia na autocaravana, ou para passeios pedestres ou de bicicleta nas cercanias....
Tarde livre para os pescadores obterem o jantar na albufeira do Guadiana, junto a Barragem, para por leituras em dia na autocaravana, ou para passeios pedestres ou de bicicleta nas cercanias....
Jantar livre, e/ou em alternativa em grupo na CANTINA DA MINA DA ORADA. (a 7 Km do Parque de Turismo de Autocaravanas) ou, em um dos três restaurantes de Pedrógão: na Azenha da Aldeia de Pedrógão, ou no Charrua, ou no Vermelhudo (todos a 1 Km).



(sopa do tacho da Azenha da Aldeia de Pedrógão

Ponte, dia 9 de Dezembro, 6F.

Partida do Alenquer Camping, e de outros pontos de largada. Chegada ao destino da II Vaga de AC, ao longo do dia de 6F. Dia Livre de pesca, de passeios a pé, ou bicicleta, ou AC, pelos arredores de Pedrógão:


Visita à Fabrica de enchidos de Faustino Quarenta de Pedrógão, ( se estiver aberta) a 1 KM, ou Ruinas de São Cucufate, etc (a 20 KM) e adegas de vinho e monumentos da região da Vidigueira.

Alguns links:


https://www.facebook.com/pedrogao
http://www.cm-vidigueira.pt/descobrir
http://www.adegavidigueira.com.pt/seccao_PT.php?intIDSeccao=3
http://www.herdadedorocim.com/
http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-ruinas-romanas-de-sao-cucufate-15787

-  Pedrógão e Barragem (1KM) - e seu património segundo a Wikipédia:
- 2 Dólmens na Herdade de Corte Serrão - Anta Grande de Corte Serrão
- Igreja de Santa Maria de Marmelar ou Igreja de Santa Brígida ou Igreja Paroquial de Marmelar
- Povoado de São Lourenço – Calcolítico
- Atalaia da Insuínha - Romano; Idade do Bronze; Idade do Ferro
- Monte do Peso - Habitat Romano
-Vidigueira 17KM- Moura 17Km, - Beja 20KM,- Serpa 20 KM
- As piscinas cobertas e aquecidas da Vidigueira estão abertas ( e o posto de turismo).

Jantar a deliberar onde, dependendo da meteorologia. Note-se que de 9/10 decorre a FESTA VINICA VITIFRADES, em VILA DE FRADES, próximo da Vidigueira com tasquinhas de provas gratuitas (cerca de 20 Km d e distância do Alqueva Camping-Car Park de Pedrógão.

(mesa nº 1 dos autocaravanistas)

Fim de semana, dia 10, Sábado.

Partidas do Alenquer Camping e de outros pontos de largada. Chegada ao destino, da III e última vaga de AC, até antes da hora de almoço, para assistência a pré inauguração solene as 12h.
- De manhã, visita pedestre às obras do canal de rega de Selmes, Fonte da Cobra, e ao projecto Alqueva Camping Resort, incluindo a pista ciclovia, fornos tradicionais de carvão do Sr. Miguel Pereira, futura área de camping rural, e da quinta pedagógica de animais da região, e do local da charca dos patos e gansos, e pré localização do Bungalow Park Hotel. O Arquitecto e autocaravanista Pedro Canavilhas, autor do projecto já confirmou a sua presença e estará disponível para explicações complementares

- Deslocação ao Mercado de Pedrógão para possibilidade de compra de pão no local (ou a encomendar a entrega na Padaria Nova do Charrua. tel 28445571)

- Cerimónia de Pré- inauguração. Pelas 12h. Descerramento pela Senhora Presidente da Junta de Freguesia de Pedrógão, Sra Dona Maria Peregrina, da lápide de azulejo comemorativa da homenagem às co-pilotos dos autocaravanistas, com uma inscrição intemporal, de "MIRADOURO DAS CO-PILOTOS AUTOCARAVANISTAS" com o pictograma de uma autocaravana, pela Presidente do TCA, Encarnação Santos.


Ágape ou Almoço de companheirismo de Natal. Pelas 13h, e com troca de prendas por sorteio entre os participantes (e previamente entregues) na recepção, nas duas novas mesas fixas do Parque de Turismo de Autocaravanas, com recurso para quem quiser a churrasqueira, debaixo de chaparros e com o Guadiana ao fundo, e às suas próprias mesas e cadeiras, como for de gosto de cada um. Quem pretender assar castanhas tem um assador a disposição, a solicitar na recepção.


Ementa de churrascos no barbecue local (a comprar de manhã no talho da praça do mercado com os valores das inscrições) para o almoço com os extras de entradas e sobremesas que cada um entender levar de sua vontade. Porem quem preferir poderá combinar no CHARRUA em Pedrógão, com ementa a encomendar -cerca de 8 euros/pax, ou na AZENHA da Aldeia, ou no VERMELHUDO por preço idêntico um almoço)

Prossegue entretanto...a FESTA VINICA VITAFRADES iniciada no dia anterior....


Ao Por do Sol- e Sol Posto

Em noite de Lua Cheia, com o fenómeno de eclipse total da Lua, terá lugar e ao ar livre, e em três tempos:


I- curta cerimonia simbólica do solsticio de inverno, com ritual simples (em roda de uma pira de pedra, uma fogueira é ateada, e os participantes dispõem-se em circulo, com os braços abertos em tao (T) , por cima dos ombros, perfazendo uma cadeia unida.
II- Após uma breve invocação sobre o significado da noite mais longa do ano, e o crescer dos dias que se lhe seguem , segue-se um sucinta evocação dos valores Humanistas e dos Sete pilares da Empatia e da Amizade: A Paz, Harmonia, Solidariedade, Liberdade, Fraternidade, Solidariedade e Tolerância.
III- Terminada esta intervenção, todos, saem da roda, dão um passo em frente e um por um, deitam na fogueira um papel dobrado onde estão (previamente) escritos os males e infelicidades maiores que cada um pretende o exorcismo purificador de os eliminar na fogueira, para o bom advento e auspícios do novo ciclo que ora se inicia, a terminar com o solsticio de Verão de 2012.

Segue-se uma ceia livre e leve com as sobras do almoço...e o que mais cada um lhe aprouver sob o lema "cada um leva do seu e come de tudo"...


(Mesa nº 2 dos Autocaravanistas com vista para a albufeira do Guadiana)
Fim de semana, dia 11, Domingo

Após as alvoradas a gosto de cada um, regressos, em vagas sucessivas, com programa livre e sob o signo de Amigo não empata Amigo. Uma sugestão do regresso, é seguir de Pedrógão para Moura e depois para Amareleja, (Feira da Vinha e do Vinho) daqui para a Granja e Alandroal, (eventual almoço no Restaurante Encalho da Amareleja tel 285254931,ou nos Ramalhos do Alandroal) com passagens por Terena, Mourão, Monsaraz e Estremoz e depois para os eixos rodoviários da Grande Lisboa.

Restaurante Encalho: Rua Catarina Eufémia 43, Amareleja7885-027
Restaurante Ramalhos, Largo principal,2 Alandroal7250-142 ALANDROAL

Para visita de estudo, já confirmada, possibilidade de visita pelos interessados, à propriedade no Alandroal, onde subsiste o culto pagão do Santuário celta do Endovélico por ocasião do Solstício de verão.
 Notas finais:
(Cadeirão de pedra para descanso dos casais autocravanistas)

- Troca de prendas de Natal: Cada casal autocaravanista, leva consigo uma prenda de valor aproximado entre 3 a 5 euros, devidamente embrulhada. Todas as prendas serão numeradas e sorteadas, na recepção para ulterior redistribuição na tiragem à sorte pelos participantes durante o almoço de sábado dia 10.
- Evocação do solstício de Inverno: nenhum requisito é necessário, para além do papel dobrado com a frase/mensagem a lançar na fogueira para esconjuro dos males passados!
- Os custos de inscrição para os autocaravanistas, resultam apenas da imputação por casal, na base da comparticipação nas despesas colectivas comuns, e que se fixaram simbolicamente em a 5€ por autocaravana, para o período de 8/11 de Dezembro.

Sem comentários: