terça-feira, setembro 27, 2011

Alguma Gastronomia Alentejana para autocaravanistas: Montemor, Pedrógão, Orada e Mourão


Hoje dia Mundial do Turismo é caso para recordar que:
- Gastronomia rima com Autocaravanismo!
- Gastronomia rima com Turismo, e Autocaravanismo também rima com Turismo.
- O Autocaravanista encartado, amigo e leitor deste blogue e do grupo do facebook 1 AC e 1 CAFE é um turista de touring, que nas suas voltas e reviravoltas também é gastrónomo!

Em viagem muitos de nós fazemos varias refeições a Autocaravana, mas também elegemos restaurantes e similares para uma refeição que constitui  não apenas uam cato alimentar mas com toda a certeza, também uma experiência cultural.

Ora desta vez abrimos aos olhos de quem nos lê e acompanha alguma informação obtida no recente periplo de três casais amigos pelo Alentejo, com o pretexto de lançarem a primeira pedra no futuro parque de autocaravanas de Pedrógão entretanto com projecto ja aprovado pela CCRDA e pela CMV.

O critério de escolha dos restaurantes baseou-se nas referências positivas que se tinham obtido...e no facto de terem preços comedidos e disporem de local de estacionamento, o que é sempre de ponderar...Assim estivemos em:

- Montemor, no Escondidinho, a caminho do Castelo. Estacionamento no largo frente a GNR. Preço da refeição por casal, uma nota rosinha. Experiencias positivas com as migas de espargos e entrecosto e com a sopa de cação.

- Pedrógão do Alentejo, no Vermelhudo. Excelente o polvo a lagareiro, a feijoada de polvo e o bacalhau assado. Nas entradas pro ser o Festival Peixe do Rio, uns achigãs. Por casal 3 notas cinzentinhas

- Mina da Orada, na Cantina. Febras de porco como raramente se comem...frescas nem secas, nem duras e excepcionalmente temperadas. Por casal as mesmas 3 notas cinzentinhas, sendo certo que 1 dose dá para dois.

- Mourão, no Bragança, ao pé dos Bombeiros. Ha sala para fumadores e não fumadores, esta nova, mais recatada e menos barulhenta apesar da invasão espanhola de domingo. Os três casais pediram 3 doses de ensopado de borrego, e vinho da Adega Cooperativa (Amareleja). Nota positiva mas desta vez foi por casal com encharcadas e bolo rançoso umanota azulinha e outra cinzentinha.

No Alquevacamping Carpark (Pedrógão) em construção, os três casais que ali pernoitaram por duas noites na sexta e sábado, fizeram ainda, uma refeição na autocaravana de RDA (restos do dia anterior) e também uma pequena ceia regada a espumante rosado de Pegões...para brindar a primeira pedra deste empreendimento privado, promovido também pela mesma empresa familiar que patrocina este Blog e que é proprietária do Alenquer Camping.

Sem comentários: