sexta-feira, dezembro 25, 2009

Taças e Prémios BEST OF 2009 para o Desenvolvimento do Autocaravanismo, e BENVINDO 2010! para os autocaravanistas responsáveis e itinerantes


top six....

Está na hora de elevarmos as nossas seis taças!
e de darmos os nossos prémios aos autocaravanistas!
Ora boas, boas noites de Natal e de Fim de Ano!

Todos os órgãos de comunicação social ao fazerem o balanço do ano que finda, e todos os anos, cumprem com a tradição de escolher e atribuir os prémios dos melhores, figuras do ano, eventos, cataclismos, etc... e que por vezes são acompanhados também de citações do que pior aconteceu.

A Newsletter é um órgão de comunicação social, e por isso vai honrar este ano pela primeira vez essa tradição, (inexistente no sector do Autocaravanismo) pelo que, reunida a sua massa crítica, foi decidido por unanimidade atribuir 6 Taças Prémios:
1) Prémio de Afinco e Determinação: Atribuido ao Companheiro Dematos pela forma como lidera a equipa do CAS e desenvolve o seu Blog Catrineta de forma persistente e exemplar!
2) Prémio Revelação e Empenho: Atribuido ao Companheiro Haddock, autocaravanista recente, mas desde logo muito dedicado não só no seu hobby, mas também no apoio institucional estrutural ao Movimento Autocaravanista!
3) Prémio Excelência de Informaçao e Moderação: Ao Portal do Projecto Camping Car Portugal e à equipa dirigente com menção especial para os autocaravanistas Paulo e Fernando Luis, que mantiveram vivas uma actualidade dinâmica e ponderada, estimulando a participação dos autocaravanistas.
4) Prémio Personalidade e Responsabilidade: Ao Deputado da AR Dr. José Mendes Bota, Presidente da Subcomissão Parlamentar de Turismo, e co-autor do primeiro projecto de lei português sobre autocaravanismo, agendado pela Assembleia da República, e que bem merece o titulo de "autocaravanista honorário"!
5) Prémio do Evento mais Inovador e Significativo: O I seminário Nacional do Autocaravanismo promovido pelos autocaravanistas do MIDAP, com os altos patrocínios da CM de Cascais, Turismo de Portugal e ACP- Automóvel Clube dePortugal.
6) Prémio da Personalidade Internacional do ano: O Presidente da União Europeia, por ao tomar posse do seu cargo, o mais representativo da Associação dos 27 Estados Europeus, assumiu publicamente a sua adesão à prática do Autocaravanismo como forma de Turismo.
7) Prémio....oops!....já não pode ser, são só seis taças as disponiveis!!!


NOTA da REDACÇÂO da NEWSLETTER:
Normalmente não somos intimistas nem no estilo, nem na forma, ao escrever neste Blog. Predominam a substância dos relatos de viagem tão objectivos quanto possível, e as notícias do sector, e outras mais directamente relacionadas com os autocaravanistas.
E sem gritos de estados de alma, nem lições doutorais presunçosas.
Além disso, procurámos contribuir para a estruturação institucional do autocaravanismo, isto é, mais do que com pessoas, (fulanos) e máquinas, (autocaravanas) preocupámo-nos com ideias, projectos, e com os movimentos associativos. E sempre de forma discreta, como Decarvalho, simplesmente, endossando a instituições os contactos desbravados...e as portas abertas.

Ao fim de 3 anos e meio...marcámos um estilo, fixámos um padrão, que sem sombra de vaidade, outros agora copiam, ou adaptam ou superam. Por ex: lançamos 1º concurso de textos de viagens em autocaravana, criámos o 1º gabinete de estudos em Autocaravanismo, e agora, pioneiros outra vez, lançámos os prémios anuais do Autocaravanismo, entre muitas outras iniciativas inéditas, como foi o caso das mesas redondas no Blog....
Outros companheiros houve e que saudamos, ainda surgiram, numa saudável concorrência convergente na oferta da informação pertinente ao autocaravanismo. Assim, o desconhecido e parco panorama dos blogs em Portugal sobre autocaravanismo passou a ser outro, depois de iniciarmos este Blog. Isto é, somos reconhecidos e por um número estimado, desde o início, de 2006 até hoje, de cerca de 120.000 visitantes únicos ! Só desde Abril de 2008 contam-se pelo menos 120.00o "page views"...e por isso com frequência, um post aqui no Blog é visionado bem mais vezes do que se inserido num forum, o que é natural graças aos seguidores hbaituais.

Como se depreende da mensagem implícita da imagem com que se inicia esta nota: Faça sol, ou faça chuva, aqui, neste Blog o céu é sempre azul, e não há nuvens cinzentas. Somos originais e pró activos, na inovação da acção. Procuramos de forma autodidacta o inantigivel... o "nec plus ultra". E ningém é mais exigente connosco, do que nós próprios.

Apresentámos projectos, fizemos balanços, e portanto, damos a cara, prestamos contas públicamente, e por isso não admitimos nem comentários anónimos, que ignoramos, nem aceitamos atitudes ditatoriais, mascaradas de auto-democráticas, de quem se considera Papa, auto nomeado, e sem represenantividade alguma, com uma auto-autoridade arrogante e pseudo-infalível no julgamento sobranceiro das acções, atitudes e comportamentos que alguns de nós, aqui e ali, defendem com boa vontade.

Aceitamos sim, o julgamento da opinião pública que nos lê, aceitamos sim, os colaboradores que nos ajudam e onde destacamos entre outros amigos, o João Firmino, o Diogo Ferreira e o Carlos Lopez.
Acatamos serenamente, a verdade objectiva e comprovada sobre a nossa representatividade de leader dos blogs deste sector, em português, fixada em entidades estrangeiras e insuspeitas, como é o sistema Alexa de controle e apuramento diário de audiências dos web sites (à data de 24/12/09). Note-se que o número significa a posição no "ranking", e assim, a Newsletter tem à sua frente, mais de 5 milhões de sites em todo o mundo, e sucessivamente de forma crescente os referenciados nesta lista, em que por exemplo o último, tem à sua frente mais de 27 milhões e oitocentos mil web sites à sua frente!

1) Newsletter......................... 6,636,627
2) Papaléguas....................... 9.976.380
3) Espaço Errante ................ 12.154.048
4) Leve como o Vento ........... 12.707.295
5) Viagens por cá e por lá...... 14.538.611
6) Viajante de casa às costas.. 21.745.107
7) CAB. Circulo AC ................ 25.217.436
8) MIDAP............................... 25.221.110
9) AC da Bruxinha................. 26.731.647
10) Uma autocaravanita......... 26.746.945
11) Uma foto mil palavras....... 26.746.946
12) Capitao Haddock............... 26.747.412
13) Catrineta São Julião.......... 27.079.543
14) Blog Autocaravanas........... 27.800.009

Nota: Muitos são os blogs portugueses que nem sequer atingem o número minimo de trafego para constarem das estatisticas Alexa, e este sistema permite detectar permanentemente, pelo tráfego dos blogs, qual o respectivo ranking, ou seja registam-se evoluções diárias, o que permite afirmar que há em todo o mundo cerca de 6 milhões de websites com mais leitores do que esta Newsletter. A título de curiosidade, verifique-se que os dois foruns com mais tráfego em Portugal sobre autocaravanismo, ocupam à mesma data, os seguintes lugares no mesmo ranking da Alexa, neste finald e ano 2009, sendo porém a posição relativa às vezes inversa, dependendo do interesse ou polémica dos assuntos devbatidos em cada forum.
1º) forum CCP.................................... 2.632.165
2º) forum CPA.................................... 2.8oo.887
ver variações diárias em:

É evidente a dificuldade de procura e afirmação da leitura internacional pela língua portuguesa, nestes domínios, independentemente da menor expressão do destino turístico Portugal, e da inexistência de fabricantes nacionais com dimensão, de autocaravanas entre nós, ou do nosso numero de autocaravanistas.

Assim o ranking dos nossos foruns, também pelo fraco número de autocaravanistas portugueses info-incluidos, está muito distante por exemplo dos seguintes web sites de referência associados a foruns, e em que naturalmente os anglófonos lideram:

Le site du Camping- Car ...................835. 157 (francês)

MotorHome facts.............................113.775 (inglês)

ver mais em....... http://www.alexa.com/siteinfo/motorhomefacts.com





Concluímos:
O ano de 2009 foi o melhor ano de sempre do AC

Nós, não ficámos imóveis a ver passar as notícias e os comboios (e autocaravanas).
Como esta fórmula fotográfica simbólicamente evidencia, saímos para fora da cadeira, frente a um céu azul de nuvens brancas! Não estivemos de tocaia a embuscar outros. Não parasitámos em projecções individualistas iniciativas de outrém. Não nos refugiámos letárgicos, em encontros inconsequentes. Sujámos sim, as mãos na obra da construção dos projectos que apresentámos, e levámos a carta a Garcia, em mão, as vezes que foi necessário. Aonde foi necessário. Quando foi necessário.

Quem duvide, que confronte com o nosso texto de 2008, o Estado da Nação Autocaravanista (e programa para 2009) neste link:

http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2008/12/o-estado-da-nao-do-autocaravanismo.html

Não nos fixámos nesta Newsletter pois, em cadeiras, não assumimos o palanque ou pedestais sob os holofotes, não reclámamos louros também. Quer por educação, quer por formação e experiência de vida, move-nos a ideia e função de serviço "pro bono", e de interesse público, e a satisfação do dever bem cumprido, em consciência.

Por isso anotamos que a Newsletter impulsionou, e abriu caminhos, endossou contactos, estando presente nos pontos mais altos nunca até então atingidos pelo Autocaravanismo em Portugal:

1) Na primeira audição ao Movimento Autocaravanista Português na Subcomissão Parlamentar de Turismo na Assembleia da República.
2) Na discussão em plenário da Assembleia da República do primeiro Projecto de Lei sobre autocaravanismo.
3) No I Seminário Nacional sobre Autocaravanismo realizado com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, do Turismo de Portugal e o Automóvel Clube de Portugal.

Isto é, estivemos envolvidos no planeamento, e na execução dos mais significativos e representativos projectos e eventos concretos do Autocaravanismo em Portugal, que aqui recordamos e registamos, a título de mero exemplo, e em homenagem aos autocaravanistas que são responsáveis e conscientes e neles também participaram.

Que outros autocravanistas mais agora venham, e assumam também as suas responsabilidades de construtores, e não se preocupem com aqueles, apenas insignificantes demolidores frustrados face à obra feita, com ranger de dentes, despeitados por ignorância e, quiçá, por incapacidade invejosa!

Bem Hajam então, aqueles que assim nos compreendem, e cá estaremos em 2010 a dar a ajuda amiga e possível (pois há muitas outras solicitações a acorrer) a quem a solicite em prol do Touring em Autocaravana.

PS...

Enquanto por cá (Portugal) se discute ainda o futuro do CPA, e se o portal CCP deve continuar só a ser portal, e nunca um clube, e ainda se não é mais conveniente não haver legislação alguma sobre o autocaravanismo do que haver...em Itália, onde já uma Lei sobre a utilização de autocaravanas, imagine-se a audácia, o arrojo e o despropósito de 41 deputados italianos...pois não é que apresentaram uma nova proposta de lei sobre autocaravanismo já há uns meses? Ora leiam:

A propuesta de 41 diputados italianos el 5 de mayo de 2008 se presentó una Propuesta de Ley en Italia con los siguientes cambios en la normativa (que segun se explica ya esta en vigor en Alemania y Francia):
1.- Hacer que con el carnet b1 se puedan llevar vehiculos con peso maximo de hasta 4250 kg
2.- Beneficios de todo tipo, sean fiscales o de otro tipo a minusválidos y sus acompañantes en la compra de una autocaravana adaptada a sus necesidades.
3.- Obligacion por ley para ayuntamientos para que la autocaravana sea tradada como un turismo.
4.- Fomentar de que todos los ayuntamientos tengan una area de parking para autocaravanas inclusive en los centros habitados .
Llama mucho la atencion de que la propuesta viene avalada por 41 diputados y pronto se va a votar su aprobacion y convertirla en ley, esto demuestra el grado de interes en temas como estos por parte de nuestros vecinos europeos.
Fonte: http://www.areasac.es/v_portal/informacion/informacionver.asp?cod=1873&te=133&idage=2473&vap=1&como_plantilla=yes
Ora bem, perante isto, aqui fica a nossa contribuição....
para quem em 2010 representar (efectiva e pro-activamente) os autocaravanistas portugueses:

Poposta de Decreto-Lei nº 01/2010 de 1 de Janeiro)

art.º único

1-Todos os veiculos rodoviarios que se não destinem ao transporte de mercadorias, e ate 4,250Kg de peso bruto, serão automaticamente homologados na categoria de veiculos ligeiros.

2- A habilitação para a condução dos veiculos referidos no número anterior exige ser efectuada com carta de conduçao da categoria B ou superior.

3- O Ministério da Justiça com o Ministerio da Administração Interna implementarão um sistema electronico de averbamento do peso maximo bruto em todos os livretes das viaturas abrnagidas, que através dos serviços de homologação tenham condições tecnicas reconhecidas para suportar este aumento de capacidade, devendo publicar a respectiva listagem em suplemento do Diario da República, no prazo de 90 dias.

4- Os proprietários das viaturas mencionadas no número anterior cuja capacidade tenha sido alterada, deverão requerer a emissão de novos documentos únicos de propriedade, cujo preço é desde ja fixado numa taxa de 100 euros por viatura, e em 10 euros de emolumentos com destino ao financiamento consignado de actividades da Prevenção Rodoviária.

Este diploma entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

Sem comentários: