domingo, dezembro 20, 2009

Ano Novo Vida Nova...2010, em ESPANHA, I Congresso de Autocaravanismo: em 4-6/12 Córdoba

(pelo Turismo Itinerante em Autocaravana)

Portugal já no ano de 2008 viu surgir no domínio do associativismo em prol do Autocaravanismo o MIDAP (Movimento Inependente paraDesenvolvimento do Autocaravanismo em Portugal) e o CAB (Circulo deAutocravanisats da Blogo-esfera) a que deve acrescentar em 2009 o ONGA (Organização Não Governamental para o Autocaravanismo) assumida peloa ACP (Automóvel Clube de Portugal) que entretanto, criara também a sua secção de Autocaravanismo, ainda em estruturação.

Simultaneamente, e com a presença do ACP, o MIDAP promoveu o I Seminário Nacional de Autocaravanismo, e o CAB realizou a I Mesa Redonda do Autocaravanismo ainda no ano de 2009, em Junho e Novembro, respectivamente.

Tudo isto se passou com o relativo alheamento do CPA- Clube Português de Autocaravanas, aliás inversamente proporcional ao interesse das autoridades públicas em contar com novos interlocutores no domínio do Autocaravanismo, desde a a Subcomissão Parlamentar de Turismo da Assembleia da República, ao Provedor de Justiça, até Departamentos do Estado entre outros, o Instituto Turismo de Portugal, o INIR, a GNR, e Câmaras Muncipais, como a de Cascais, e empresas a municipais como a EMEL (lisboa) e a Parques Tejo (Oeiras).


Ou seja: deram-se passos concretos, consequentes e estratégicos para a estruturação do Movimento dos Autocaravanistas, que lograram obter apoios e audição até então insuspeitados e inantigiveis, também inversamente proporcionais ao interesse que estes temas suscitaram nos debates nos foruns abertos, e nos responsáveis pelas organizações até então conhecidas como representativas do autocaravanismo.

Portugal, neste domínio, sem protagonismos e projeccções pessoais, conseguiu num movimento aberto uma dinâmica que superou o que se conhecia em outros países. Nomeadamente na nossa vizinha Espanha. Porém não se logrou ultrapassar o permanente deficit nacional de ausência de espírito associativo a nível nacional, numa demnostração evidente, de que há sempre mais quem não queira, não faça, nem deixe fazer.

m agora os amigos Espanhois anunciar duas iniciativas de relevo, e que pensamos anunciar em segunda mão (a primeira foi o Portal CCP):

-A Criação da ACFAE-Associação Cultural para el Fomento del Autocaravanismo en Espana

-O I Congresso Nacional de Autocaravanismo (Espanha)

Aqui ficam as duas referências com a devida vénia, na esperança que em Portugal haja dirigentes associativos que se abalancem (não a ir a Espanha) a fazer algo de similar em Portugal, ou então, que um grupo português de autocaravanistas como o que promoveu o MIDAP, o CAB, a ONGA e mais o próprio ACP, e demais associações que apostam numa frente de cooperação pró-activa de Desenvolvimento do Autocaravanismo em Portugal, se dêem as mãos e aceitem auto-impor-se este desafio. Se não, não vale a pena escrever mais sobre este tema, senão um epitáfio....

CONGRESO NACIONAL (Espanhol) DE AUTOCARAVANISMO

El I Congreso Nacional sobre Autocacaravanismo, que se celebrará en la ciudad de Córdoba, durante los días 4, 5 y 6 de diciembre del 2010.

Córdoba, como marco incomparable, y su Palacio de Congresos y Exposiciones, nos acogerá para que asistamos al que sin duda será el mejor y más completo evento sobre Autocaravanismo que se haya celebrado hasta la fecha en España.

El germen de este congreso nace del debate entusiasta y apasionado de un grupo de autocaravanistas que nos unimos con la creación de la Asociación Cultural para el Fomento del Autocaravanismo en España (ACFAE). Unos usuarios preocupados por la situación actual que vive el viajero en autocaravana en nuestro país, y convencidos de que su afición necesita de un impulso institucional y de un reconocimiento al más alto nivel.

Nuestro congreso en Córdoba no es la meta, queremos que sea el punto de partida, la idea y el marchamo que en adelante explique y cohesione a todo el autocaravanismo. Desde la enigmática y bellísima ciudad de Córdoba y cargados de prometedoras esperanzas, esta novedosa experiencia debe de encontrar su camino, una senda que nos lleve a los siguientes congresos de nuestra vida. Un testigo que esperamos entregar al valioso mundo asociativo que nos representa y autentifica cada día.

El autocaravanismo, como paradigma del turismo itinerante, justifica por sí sólo este periplo que nos tiene que llevar hasta el primer congreso y a los sucesivos; no en vano, como actividad emergente en nuestro país, viajar en autocaravana se ha convertido en el mejor ejemplo del llamado turismo sostenible.

Esperamos ofreceros un magnifico programa, un espacio y un tiempo para la reflexión y el debate. Un momento para confraternizar y deleitarnos en la experiencia y la conversación de aquellos que nos aventajan en sabiduría. Serán unos días llenos de devoción por nuestro mundo y cargados del mejor influjo cordobés.

Desde estas líneas, quiero agradecer la inestimable ayuda y el impulso recibido por parte de la Delegación de Turismo, Comercio y Deporte y por el Excelentísimo Ayuntamiento de Córdoba, sin ellos esta propuesta que os hacemos no hubiera sido posible.

Juan Antonio Naranjo Luque
Presidente del Comité Organizador
Fonte: http://www.accongreso.es/
PS: a situação do autocaravanismo em Portugal, encarada pelo CPA, Clube Português de Autocaravanas está patente no ultimo número do seu Boletim (Dezembro de 2009) que se pode ler em:

Sem comentários: