sábado, julho 28, 2007

saiu mais um número do boletim do CPA- O autocaravanista





http://www.cpa-autocaravanas.com

Aqui se reproduzem apenas dois dos artigos incluidos, mas não perca a leitura integral das noticias e outros artigos e informações do Boletim .

por Odete Cabral


Porque será que é tão difícil de explicar, ao comum dos mortais, esta paixão de viajar em autocaravana?


Quando falamos desta paixão, surgem logo comentários do tipo: "Ah, ninguém me tira o hotel", "gosto de chegar e ter tudo programado", "gosto de ter todas as comodidades em férias", "não gosto de conduzir", "não gosto de imprevistos", "gosto de comer bem" etc.Todas elas são razões válidas apontadas pelos amigos e conhecidos para justificar a aversão ao autocaravanismo.Mas façamos uma dissecação de cada uma e vejamos o resultado.

O hotel não é substituído no autocaravanismo, para além de o poder utilizar se quiser, e usar a autocaravana como meio de transporte para viagens mais longas, a própria autocaravana pode ser considerada como um hotel de *****, é só reparar no interior de algumas delas. Para além de ter a vantagem de colocar "o hotel", onde muito bem quiser. Pois quantas vezes o hotel que escolheu quando programou a viagem, não passa de uma pensão de 2ª categoria, num beco de uma praia qualquer, nada do que vinha na fotografia aconteceu.

Assim pegará na sua Ac e mudará de lugar, usufruindo da paisagem que mais lhe agradar.Para aqueles que gostam de chegar e ter tudo programado, por vezes nem conseguem chegar, ou porque os voos se atrasam, ou por perderam as malas, ou porque a agência de viagens falhou. Com a autocaravana nada disso poderá acontecer, salvo se houver um acidente, mas doutro modo ele também poderá acontecer.

Relativamente à comodidade depende da opção na escolha da sua Autocaravana, pois encontrará das mais simples às mais luxuosas, tendo todas elas um princípio comum, nada fica esquecido e as principais necessidades do dia-a-dia estão previstas em qualquer modelo.




O não gostar de conduzir é uma justificação pertinente, talvez a única capaz de dar razão ao mais céptico, mas quantos há que ao chegar a um local, alugam um automóvel para visitar os arredores, ou pensam que se tivessem vindo de carro, poderiam ter conhecido mais lugares numa só viagem.

Mas ainda há a possibilidade de fazer percursos curtos, não cansando a viagem e podendo da mesma forma usufruir de todos os cantinhos.Para quem não gosta de imprevistos, nada melhor do que deixar de usar o avião e o hotel. Nunca se sabe quando o avião não sai, quando o hotel não presta, ou quando está um tempo terrível e o melhor seria viajar para outro lado.

O gostar de comer bem também não será razão para não gostar de autocaravanismo, pois poderá sempre fazer as suas refeições nos melhores restaurantes, e se não lhe agradar a comida do país tem a vantagem de poder confeccionar os seus próprios cozinhados e provar a sua saudosa cozinha.Acontece ainda aquele caso em que se depara a falar com os seus botões, se eu soubesse que gostava tanto deste local, teria marcado mais uma semana, afinal ainda tenho dias de férias. A autocaravana permite-lhe decidir ficar ou andar conforme o desejo do momento.Associado a todas estas razões há uma outra, a de podermos planear as nossas férias minuto a minuto, hora a hora, dia-a-dia, pois para compromissos rígidos, já nos bastam os outros 330 dias do ano, ou não será?

Viagem a Dinamarca
por Decarvalho

Como autocaravanista um dos meus focos de interesse é certamente o viajar em si mesmo, queimar alcatrão dizem outros. Mas há alguns aspectos bem essenciais que integram o interesse dos rolantes, para ler escritos sobre esta actividade…eles variam de pessoa para pessoa, mas incluem para a maioria o interesse gastronómico e o cultural. Mas em curtas linhas quase nada se pode dizer!
Pois no meu caso, esta viagem foi um binómio de lazer, turismo, e trabalho. Lazer pelos dias de férias…e pelo descanso de Lisboa a ver paisagens, monumentos e gentes diversas. Trabalho em 2 reuniões profissionais. O Turismo foi principalmente:
- Em França a visita ao parque de Puy du Fou que se recomenda vivamente a quem tenha ou não crianças.
- Na Bélgica, as cidades de Bruges (a não perder) Antuérpia e Bruxelas.
- Na Dinamarca, a ponte de Storebelt, Ostende, terra natal de Christian Andersen, Dragor a sul de Copenhagen, Helsingor e Kronenkastle, o museu Viking de Roslkilde e ainda o museu de arte moderna de Louisiana.
- Na Alemanha, nada de especial foi tão só uma travessia técnica, mas regista-se o interesse turístico de Tecklburg e o excelente novo Camping de Bremen.

- Na Holanda os diques…todos…o Grande dique, o vertical e o conjunto de diques da costa com epicentro em Zeebruge, e ainda…algumas povoações como Groningen e Bolsward, e seus centros históricos, mais o Museu ao Ar Livre da Holanda e parque Natural Nacional.
- Espanha desta vez foi também território de travessia e de abastecimento de gasóleo, mas nota-se a cada vez melhor auto-estrada gratuita entre Burgos-Vitória e San Sebastien, com o troço de Miranda do Ebro quase completo.
Quanto a dormidas….não sou fundamentalista nem sectário…pois houve dormidas em áreas de pernoita próprias para autocaravanas, em áreas de auto-estrada, em parques de campismo, em estacionamento de pesados, e mesmo num parking de um hotel…Todos os sonos forma tranquilos e em segurança e quase todos eles na companhia de outras autocaravanas.
Quanto a comidas…pois também houve de tudo. Bocadillos em Espanha, Mac Donalds e Kentucky Fried Chicken, e moules e rougets em Bruxelas, Salmão Fumado, saladas na auto-estrada e até comida nórdica em Dragor. Claro que também houve petiscos na autocaravana…alcachofras em Bruxelas, por exemplo, queijinhos e pão diverso etc…
E pronto nada disse e já ultrapassei os caracteres de escrita permitidos. No Blogspot tem mais detalhe. Resta acrescentar a Semovente nova Knaus Ti Sport TI 700 UFB, perfilada, em Renault Master 3000, mostrou-se excelente ao longo de quase 7200Km a gastar quase 10L/100.
E…por razões de espaço só seguem três ou duas fotografias….o orçamento de cerca de 100€ dia não dá para mais!

Sem comentários: