sexta-feira, julho 06, 2007

Federação Espanhola divulga Projecto Pan europeu de AC


Que pena não ser da Federação Portuguesa,

mas sim da espanhola !

vejam o relatório sobre autocaravanismo em....

http://www.fcmportugal.com/images/cgeral/projectoautocaravanismo.pdf
O documento em referência tem a chancela da Federação Internacional de Campismo e Caravanismo a F.I.C.C, que áliás é actualmente presidida por um português, (João Alves Pereira) e foi preparado pela respectiva Comissão Técnica e de Ambiente. (cujo presidente é o espanhol da FECC, José Iglesias Gonzalez) Foi discutido no 1º Simpósium Intaernacional de Autocaravanismo de Barcelona em 7 de Outubro de 2006, e logo de seguida reavaliado no 2º Simpósium Intrenacional de Autocravanismo de Vicenza em Itália em 25 de outubro do mesmo ano. As 43 págains de texto e fotografias acham-se escritas em espanhol.
Que contêm de novo este documento? Em boa verdade nada, relativamente a quem já tem vindo a pensar e a intervir em debates sobre o tema do autocaravanismo, mas tem o mérito de sistematizar, compilar e fazer o ponto da situação actual, condensando os aspectos positivos, e elencando os negativos de modo a sustentar a proposta final da necessidade de definição de uma política europeia para o sector do autocaravanismo.
É pois um documento que deveria ser traduzido para português de modo a torna-lo plenamente acessivel a politicos, deputados nacioanis, autarcas, dirigentes associativos, empresários de aluguer e venda de autocaravanas e disponível para proprietários e gestores de campings, e também divulgado pelas secções de autocaravanismo dos clubes de campismo que as têm, e pelos sócios do CPA, leitores de fora, (isto é de foruns) de sites da net incluindo blogs. E claro..pelos jornalistas quer os generalistas, quer os de turismo!
Mas todos os autocravanistas actuais ou em potência, deveriam poder ler o documento, pois o movimento autocaravanista, a imagem do movimento, a sua dignificação e a imagem pública que dele se percepciona dependem em larga medida dos seus praticantes e utilizadores...daí a importância da divulgaçao das regars de ouro, da cartilha, dos códigos de ética do condutor autocaravanista, de modo a evitar usos incorrectos, anti-sociais que prejudiquem o sector. Palo contrário estimular e divulgar boas prtaicas é imperioso e o documento a pags 11 enumera os deveres do condutor autocaravanista, em que a cortesia, a boa educação, e o bom senso são essenciais.

Sem comentários: