http://www.cpa-autocaravanas.com
Aqui se reproduzem apenas dois dos artigos incluidos, mas não perca a leitura integral das noticias e outros artigos e informações do Boletim .
Porque será que é tão difícil de explicar, ao comum dos mortais, esta paixão de viajar em autocaravana?
O não gostar de conduzir é uma justificação pertinente, talvez a única capaz de dar razão ao mais céptico, mas quantos há que ao chegar a um local, alugam um automóvel para visitar os arredores, ou pensam que se tivessem vindo de carro, poderiam ter conhecido mais lugares numa só viagem.
Viagem a Dinamarca
Como autocaravanista um dos meus focos de interesse é certamente o viajar em si mesmo, queimar alcatrão dizem outros. Mas há alguns aspectos bem essenciais que integram o interesse dos rolantes, para ler escritos sobre esta actividade…eles variam de pessoa para pessoa, mas incluem para a maioria o interesse gastronómico e o cultural. Mas em curtas linhas quase nada se pode dizer!
Pois no meu caso, esta viagem foi um binómio de lazer, turismo, e trabalho. Lazer pelos dias de férias…e pelo descanso de Lisboa a ver paisagens, monumentos e gentes diversas. Trabalho em 2 reuniões profissionais. O Turismo foi principalmente:
- Em França a visita ao parque de Puy du Fou que se recomenda vivamente a quem tenha ou não crianças.
- Na Bélgica, as cidades de Bruges (a não perder) Antuérpia e Bruxelas.
- Na Dinamarca, a ponte de Storebelt, Ostende, terra natal de Christian Andersen, Dragor a sul de Copenhagen, Helsingor e Kronenkastle, o museu Viking de Roslkilde e ainda o museu de arte moderna de Louisiana.
- Na Alemanha, nada de especial foi tão só uma travessia técnica, mas regista-se o interesse turístico de Tecklburg e o excelente novo Camping de Bremen.
- Espanha desta vez foi também território de travessia e de abastecimento de gasóleo, mas nota-se a cada vez melhor auto-estrada gratuita entre Burgos-Vitória e San Sebastien, com o troço de Miranda do Ebro quase completo.
Quanto a dormidas….não sou fundamentalista nem sectário…pois houve dormidas em áreas de pernoita próprias para autocaravanas, em áreas de auto-estrada, em parques de campismo, em estacionamento de pesados, e mesmo num parking de um hotel…Todos os sonos forma tranquilos e em segurança e quase todos eles na companhia de outras autocaravanas.
Quanto a comidas…pois também houve de tudo. Bocadillos em Espanha, Mac Donalds e Kentucky Fried Chicken, e moules e rougets em Bruxelas, Salmão Fumado, saladas na auto-estrada e até comida nórdica em Dragor. Claro que também houve petiscos na autocaravana…alcachofras em Bruxelas, por exemplo, queijinhos e pão diverso etc…
E pronto nada disse e já ultrapassei os caracteres de escrita permitidos. No Blogspot tem mais detalhe. Resta acrescentar a Semovente nova Knaus Ti Sport TI 700 UFB, perfilada, em Renault Master 3000, mostrou-se excelente ao longo de quase 7200Km a gastar quase 10L/100.
E…por razões de espaço só seguem três ou duas fotografias….o orçamento de cerca de 100€ dia não dá para mais!