Bons dias Carolina, da Jessy e do Crazy
Foi aos doze dias de Outubro de 2012, 6F pelas 15h da tarde....
A logistica previamente combinada funcionava, manhã de trabalho, almoço de trabalho no projeto zero desperdício alimentar, e depois rumo a buscar a Carolina neta para um raid curto ate Pedrógão do Alentejo.
forno de carvão vegetal do Sr. Miguel
Semovente pronta a partir e bilha de gás mudada....mas quem diz que o gas estava a sair como devia? ninguém e a luta saldou-se por Repsol 1, AC driver 0. Para nao perder tempo arrancamos e ja bem para la de Porto Alto, num a estaçao de serviço Repsol convocou-se todo o pessoal de boa vontade para desarrolhar o encaixe do redutor da bilha de propano.
Qual quê, a luta foi a mais de seis braços e 30 dedos e mais alguns urros, porras e outras exclamações guerreiras. No final de muitos esforços lá se ouviu o desejado clic, e depois no fogão, confirmou-se a bruxuleante chama garantia de frio no frigorifico, energia no fogão e no boiler do chuveiro e aquecimento ambiente...UFA...
Seguimos descansados rumo para o sul e em Évora ainda com boa luminosidade...e talvez por isso a ideia luminosa de parar na Agriloja e ir buscar comida para patos e para os burros a ração mista e de pellets (ou de rolhas como se diz popularmente)...e nesses preparos Carolina topa a zona de animais vivos...pintos/afragalhados já, brancos pré galos e pedrezes para galinhas...esta-se a ver o que aconteceu... a 99 centimos cada la foram connosco a pipilar 6 animais numa caixa de cartão até Pedrógao.
patos a esquerda e pintos á direita, junto ao charco
Chegamos ja noite escura e fechada pelo portao deixado aberto pelo Sr. Miguel, o guarda.
E com tudo a funcionar, luzes, fogão, frigo, la fizemso o jantar com base em duas latas de atum, mais salada verde, mais yogurte, café e leite, pão...e depois noite escura e fechada, foi por os pintos na recepçao (para não apanharem frio de noite) e estar ali na semovente com dados de poker a fazer sair azes, reis, damas, valetes dez pintas, 9 pintas, sequencias maiores e menores, fullens, quinas, quadras, trios e dois pares, somando-se a pontuação. Desta vez empatamos um jogo a iguais, e outros dois com vitorias, uma para cada lado. Mas o sono impediu a desforra negra...e cama!
Cabra alpinista e Cabrito rastejante
Dia seguinte eram 7.30h e o despertador escolar da Carolina trepidou e estrebuchou até ela sonolenta o apagar...mas eram ja 7.37h. Sol criador a alevantar-se bem, lá fora,e abertas as janelas e e a porta lateral...Jessy ja estava do outro lado da cerca à espera de mais cenouras prometidas da véspera...
o Casal junto ao inicio Ciclovia
Nems e deu conta como a manhã voou no tempo! entre alimantar os patos e os pintos, rodar a localizaçao da cabra e do cabrito, e revisitar o trono de Salomão, mais a conversa com o Miguel e com o antigo presidente da CMV que nos foi visitar, foram-se quase 3kg de cenouras frescas, e mais uns gramos de milho partido...alem dos figos e marrmelos levados de Alenquer.
Jessy e Crazy no comedouro/bebedouro
Entretanto tinham ficado de levar ao local uma égua poldra com cerca de 2,5 anos...e depois de um almoço a base de queijo, salsichas, cerveja, sumo, arroz, e os etec do costume, armados em comissão de avaliação, a Carolina , o Migel e just me ja estivemos a apreciar a égua, nova, mansa mas nervosa com a deslocalizaçao e com o farejamento que lhe faziam os burros... dai uns coices no ar a marcar território e pastar logo ali os rebentos de capim e relva...Pois ficou a troco de uns euritos...e para mais tarde na ausencia de imaginaçao de crisma, em casa, mais tarde a Inesita neta, do alto dos cinco anos ter sentenciado...- fica EASY..e Easy está.
Cruzamento de sinalizaçao dentro do parque
Nada mais havia a fazer senão regressar a casa, e assim com um curto lanche me Montemor o Novo. A hipotese de ficarmos por mais tempo so teria justificaçao para assistir a uma partida de paintball,mas entretanto esta foi adiada para ser disputada nos terrenos do parque de autocaravanas, na ciclovia e a volta da quinta pedagogica... fica para a proxima!
Easy a recém chegada égua
Notas sobre o parque de autocaravanas de Pedrógão do Alentejo:
O parque de autocaravanas de Pedrógão, com a denominaçao comercial registada de Alqueva Camping Car Park de Pedrógão, é o unico parque de autocaravanas privado projetado e licenciado ao abrigo da portaria nº1320/2008.
Sinal de alerta e cuidado...a partir daqui fica os fornos de carvão vegetal
É também o unico resgistado e recenseado como tal no Roteiro-Campista, embora esteja em tdoso os bancos de dados do sweb sites relativos ao autocaravanismo incluindo o banco de dados do Camping Car Portugal, do CAS do portal Intercaravanas etc, incluindo inumeros guias para autocaravanistas do estrangeiro.
Mas também é verdade que o parque de autocaravanas em referência, Alqueva Camping Car Park constitui uma absoluta inovaçao na sua concepçao e nao tem por isso mesmo paralelo em Portugal dadas as suas caracteristicas, no panorama da iniciativa privada.
Os patos da Quinta Pedagógica
De facto, para alem do parque de AC propriamente dito, vedado, guardado, em terreno estabilizado e plano, com a recepção, areas de despejos e de abastecimentos de agua e iluminçaão por energia solar, dispõe ainda como extras:
Miradouro das Co-pilotos
2 mesas de pic nic sob frondosas azinheiras
1 barbecue/churrasqueira
2 cadeirões de pedra com vista para o lago do Guadiana em Pedrogão
Jessy e Crazy aos figos e aos marmelos
Ao lado e devidamente delimitada por uma cerca e em complemento do Parque de Autocaravanas para estacionamento, pernoita e serviços ás autocaravanas existem:
1 ciclovia de terra batida crismada de Ciclovia da Avó Vera (acesso a Barragem e Vila)
1 parque de merendas com 2 mesas de picnic
1 charco (registado e recenseado) com patos e gansos
1 percurso pedestre sinalazado para o miradouro do Grão Mestre e Trono de Salomão
3 pontes sinalizadas: - She and Me, Cinco Irmãos e Duas netas
Carolina a Jantar na AC
1 Quinta Pedagógica incluindo:
2- fornos de carvão tradicional e animais:
- 1 bebedouro/comedouro
- 1 casal de burros mirandeses (Jessy e Crazy)
- 1 égua poldra (Easy)
- 1 cabrito chibo (Boné) e 1 cabra moucha (Banzé)
- 2 cães rafeiros alentejanos (o Corre e o Lento)
- 2 gansos (Gansolindo e Gansalinda)
- 1 pato e 3 patas
- 1 frango galo e 5 frangas.
(entre outros encomendados e a caminho)
1 comentário:
Magnifica saida, considero um belo convite a visitar esse tão afamado parque de AC's, contudo, não entendo porque é que o pato, as patas o frango e as frangas ainda não foram batizados? :)
Enviar um comentário