quinta-feira, setembro 27, 2012

GUIMARÃES CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA 2012

Feira Medieval de Guimarães
 
Foi uma blitz trip.
De 6F dia 14 de Setembro ate sábado dia 15, Guimarães em imersão na Feira, no Museu, no Centro de Artes, nas ruas, nos restaurantes na Feira Medieval, no espaço ASA.
 
Bom destino de escapada para autocaravanistas com pousio possível, discreto e assaz conveniente no campo de São Mamede  á ilharga do Castelo Afonsino, e quase no sopé a meia encosta do Monte Sagrado onde tambem está implantado o Palácio dos Duques de Bragança. Aí fica deleitada em repouso seguro a AC enquanto os suee cavaleiros podem percorrer colina abaixo, até ao centro da cidade medieva que se honra de ser a da fundaçao da nacionalidade.
Castelo de Afonso Henriques
 
Não há muito escrever, de tanto que há a descrever. Mas tanto pode ser transmitido por fotografia mais do que pela grafia, pois assim o ver é mais directo e intuitivo, mais descritivo e mais vivo. por exemplo acima fica a majestade do castelo...e que posso eu mais acrescentar?
 
Então, pouco há a acrescentar. Quanto a comes nada se provou de doces conventuais ou outros anti-diabéticos, das bancas dos claustros da Câmara Muncipal, mas sim fomso aos repastos que decorreram de tradição, de bem sermos recebidos, no Florêncio e no Histórico, e de bebes fomo-nos aos verdes tintos oe brancos frescos. De eleição de régia classificação.
Que bacalhau!
 
E debaixo fica um pano da muralha que deixa a cidade intarmuros. Mas que legenda é preciso? basta lê-la em voz alta com uma voz descodificadora do braille esculpido...


 
 
 
Quanto ao mais? fotos dos gentios que invadiram ruas e ruelas, uns do século XXI e outros do seculo XII lado a lado, acotevelados em ruas e vielas de mercadores e compradores, de jograis e cantores, de benfeitores e malfeitores. Todos coloridos de vestes, e todos divertidos de sorrisos. Ficam as fotos:
 
piquetes de ronda
 
cantores celtas
 
teceleiras, cardadeiras e fiandeiras
 
doces, bolos e bolinhos
 
povo do século XXI
 
canto dos malfeitores e defuntos
 
século XIX
 
século XXI

1 comentário:

Tribo das AC's Clássicas disse...

Magnifico registo, obrigado pela partilha.