quinta-feira, julho 28, 2011

1.200.000 de autocaravanas na Europa atraem os ladrões...algumas cautelas a ter...



Tal como a transumância em Africa dos herbivoros no final das estações (seca e das chuvas) proporcina grandes migrações, que leva que os predadores a colocarem-se de tocaia e em embuscadas, para os surpreender em pontos estratégicos da sua passagem, assim também aumentam os riscso dos autocaravanistas em período anual de férais, quando circulam às "manadas" e pernoitam em locais vulneráveis, como são as areas de estacionamento das auto estradas.

As 1.200.000 autocaravanas são pois um alvo apetecivel do amigo do alheio, quando se encontram em cisrcunstancias de maior vulnerabilidade ou seja:

- em situações de concentração de veiculos- pois nunca se sabe quem é quem, e se quem entra numa Ac é o seu veraddiero possuidor ou um ladrão veraneante desempoeirado...
- em áreas de serviço das Autoestradas - a técnica do roubo por esticão estilo toca e foge, é a grande ameaça neste locais, sendo alguns particularmente recomendados para serem evitados...Saragoça-Barcelina, Beziers-Narbonne, Nice- Montecarlo etc. Portanto nem dormir, nem longas refeições nos restaurantes das autoestradas longe das visats da AC.

Assim aqui ficam algumas recomendaçoes de prudência:

- Não deixar objectos a vista  - Como aliás é regra de bom senso nas viaturas do dia a dia, e de preferencia correr cortinas e persianas, o que cria sempre a dúvida de saber se lá entro estão pessoas alertas
- criar um cofre seguro para objectos valiosos - De preferência fixo por parafusos a uma parte metálica, e dissimulado o suficiente por exemplo como se fora uma caixa de fusiveis, ou de pronto socorro: aqui ficará o relógio de familia (que não se deixou em casa) a joia de estimação, cartão de crédito, duplicata da chave da AC, passaporte, telemovel de reserva etc...
- De noite não dormir de janelas abertas fora dos campings - Não por receio da lenda urbana dos ataques de gás (ver noticia abaixo) mas para evitar qualquer tentativa de intrusão para quem tenha pézinhos de lã e mãozinhas de veludo.
- barricar minimamente as portas da AC fora dos campings - Não facilitar a intrusão, confirmando o fecho das portas, e na frente se possíel colocor as cadeiras giratórias rodadas na posição de costas para as portas, e adicionalemnte uma cinta forte a unir pelo interior as portas dianteiras, se necessário soldando duas ilhoses no interior da cabine.
- utilizar a capucine, e a casa de banho como esconderijos alternativos, e mesmo os alçapões exteriores onde estão as botijas de gás. Durante a noite...colocar videos, telemoveis, chaves, etc. carteiras debaixo da almofada...ou do colchão, junto à cabeça...
- instalar um detector de movimentos de 12 volts, no interior da autocaravana com foco de luz que se acende automáticamente se houver intrusão
- colocar alarmes de gás  e de roubo para as fugas e fumos, e para dissuasão de arrombamentos, em especial quando se está for a da autocaravana...
- Ter um cão..que ladre, ou pelo menos um autocolante na janela a dizer que há um cão a bordo...

Acima de tudo não facilitar: -evitar locais onde haja estilhaços de vidro no chão, marcas de piões de motos, ou de travagens bruscas, garrafas de cerveja no chão, ambiente de vendedores ambulantes, caixotes de lixo muito cheios, candeeiros vandalizados e outros indicios que o faro de cada um recomendará...

Aqui fica o texto em francês com os sublinhados de leitura...

L’été est une période propice aux cambriolages. Et les camping-cars (1,2 million) qui sillonnent l’Europe constituent une des cibles privilégiées des voleurs. Rivalisant d’adresse, les malfaiteurs sont soupçonnés d’injecter du gaz soporifique par les bouches d’aération pour dépouiller les occupants qui dorment à bord.

Pour contrer ce nouveau mode opératoire, les gendarmes de Haute-Marne ont innové, distribuant des tracts en cinq langues sur les aires d’autoroute.

« On n’a jamais pu déterminer précisément si du gaz était utilisé », nuance le capitaine Pascal Roméo, chef de l’escadron départemental de sécurité routière de la Haute-Marne. Même scepticisme de la part des gendarmes du peloton de Nice-Saint-Isidore dans les Alpes-Maritimes, qui avaient monté l’an dernier des opérations ciblées. Les militaires, en tenue de camouflage, arpentaient alors les aires les plus dangereuses équipés de lunettes à infrarouge. « Les malfaiteurs commettent leurs délits en quelques minutes et repartent. Les passagers, en découvrant le vol, pensent avoir été victimes de gaz soporifique », expliquait l’un des enquêteurs.

Pour les victimes, c’est la rapidité d’action qui leur fait penser au gaz. « Il y a quelques années, nous avons été endormis dans notre camping-car sur l’autoroute A 8, raconte André, originaire des Bouches-du-Rhône. Ils ont tout emporté. » « Nous avons subi la même chose, se souvient Michel, un habitant de Savigny-sur-Orge (Essonne). C’était en Italie. Tous nos objets de valeur ont disparu. Le plus étrange, c’est que même notre chien n’a pas aboyé. Je ne vois que le gaz pour arriver à un tel résultat. »

« Moi, je crois à cette thèse », indique Philippe Séguy, responsable du site www.accessoires-camping-car.fr. Il vend d’ailleurs de plus en plus de détecteurs de gaz. Ces dispositifs analysent la composition de l’air, et bipent dès que celle-ci se modifie. Montant de l’objet : entre 50 et 500 €.

D’autres habitués prônent aussi des méthodes plus classiques. « Je ne stationne jamais sur les aires d’autoroute, commente l’un d’eux. Je préfère les places de village : tout le monde contrôle tout le monde. Le meilleur critère, c’est de trouver une cabine téléphonique à pièces. Ça veut dire que l’endroit est sûr. »










quinta-feira, julho 21, 2011

ESTA NA MODA O AUTOCARAVANISMO COM IMAGEM FAVORAVEL: REVISTA VISÃO e REVISTA VIAJAR EM AUTOCARAVANA

Desde 2006 que este Blog se bate por lançar e apoiar iniciativas inovadoras e originais que contribuam para o Desenvolvimento do Autocaravanismo de turismo itinerante em Portugal.

Hoje há um momento de alegria para todos os autocaravanistas responsáveis que procuram dignificar e promover esta forma de touring, que é de importância decisiva para a Economia deprimida do nosso Pais, devido a convergência de varias reacções positivas da opinião pública, e da multiplicação de notícias favoraveis ao autocaravanismo e de que são exemplo o número crescente de blogues e espaços internet relativos o autocaravanismo, a multiplicação de iniciativas muncipais e de clubes de autocaravanismo a vencer o imobilismos, e a resilência do passado recente, e last but not de least, a compreensão e apoio indispensaveis da comunicação social, bem presentes esta semana, na publicação da Revista Visão de 21 de Julho (com uma autocaravana na capa) e da distribuição do nº 4 da publicação pioneira em portugues VIAJAR em AUTOCARAVANA.

Boas férias e boas leituras sobre a verdadeira Historia (sem estorinhas) que se está a escrever e a fazer do AUTOCARAVANISMO EM PORTUGAL com o apoio de cada vez maior número de autocaravanistas como cidadãos participativos,  crediveis e intervenientes.

segunda-feira, julho 18, 2011

noticia da criação da FPA: Federaçao Portuguesa de Autocaravanismo



No espaço FB da FPA poderá ler o seguinte;

A FPA tem como fim apoiar a prática do Autocaravanismo como modalidade de Turismo Itinerante nas suas actividades turísticas, culturais e de lazer, fomentar e apoiar a formação de clubes com personalidade jurídica, que associem os seus praticantes, reunindo-os numa federação, podendo também apoiar outras associações afins que promovam, pratiquem ou contribuam para o desenvolvimento do autocaravanismo, bem como, pugnar junto dos poderes públicos, pela regulação e prática disciplinada da actividade, através da criação de legislação e sinalética que proteja a pratica do autocaravanismo itinerante.

 Contact Information



.Phone 934143666 Mobile
Address Estrada Nova,20, ULGUEIRA, Colares
2705-349 Sintra, Portugal
Screen Name fpa-federaçao portuguesa de autocaravanismo (AIM)
Email autocaravanismo.fpa@gmail.com
















Facebook http://facebook.com/federacao.autocaravanismo



e ainda a lista dos corpos sociais:

No dia 16/07/2011, em São Mamede, freguesia de São Mamede, concelho da Batalha, foram eleitos os corpos sociais da FPA- Federaçao Portuguesa de Autocaravanismo, para o triénio de 2011-2014.

Apresentamos agora a lista dos corpos sociais eleitos:

Direcção:
Presidente da FPA – José Ricardo da Silva Pires (CAS);
Vice-presidente – Jorge Manuel Guerra (CGA);
Tesoureiro – Humberto Maldonado (CAS);
Secretário – Maria João Amaral Rodrigues Marques (CGA);
Vogal – Maria Odete Sousa (CGA);

Mesa de Assembleia Geral
Presidente – Rui Jorge Ratinho Padre Santo (CAI);
Primeiro Secretário – Vera Lúcia Pinto Santos Coelho (CAS);
Segundo Secretário – Henrique Manuel Sacramento Fernandes (CGA);

Conselho Fiscal
Presidente – Fernanda Maria Ferreira Faria (CAI);
Vogal – Anabela Belo Lopes Carvalho (CAI);
Vogal – José Fernando Teixeira Paulo (CAS).

e ainda...por lá se encontram o hino da FPA e fotos do encontro de São Mamede

e no grupo facebook 1 Autocaravana e 1 Cafe encontram-se  também varios comentários

e boas voltas e reviravoltas (também pelo facebook)

_________________

NOTA COMPLEMENTAR, este texto foi reproduzido também no forum do campingcar portugal, e pelo seu intresse actualiza-se  a informaçao com a nota do Presidente da FPA publicada no forum de leitura publica do CPA e ja reproduzida, tambem por nossa iniciativa no grupo facebook 1 AC e1CAFE (em 21 .07.2011)

Importante documento de tomada de posição do Presidente da FPA (Federação pportuguesa de Autocaravanismo) no forumde leitura pública do CPA (Clube Portugues de Autocravanas) que se reproduz com citaçao da fonte:

"O CPA na pessoa da sua direcção continua a tentar desvalorizar os acontecimentos, infelizmente recorrendo a insinuações pouc...o claras, nomeadamente quando afirma: "Não queremos uma Federação que tenha como génese movimentações de fora para dentro dos clubes". A FPA nasceu graças à vontade e coragem de 3 clubes que ousaram inscrever essa vontade nos seus estatutos e também ao apoio de autocaravanistas que nunca esconderam as suas ideias expondo-as neste forum e fora dele.



Apesar de o CPA ser manifestamente contra a criação de uma federação de autocaravanismo como afirma: "Na presente conjuntura não existe qualquer razão válida para que o CPA dinamize e/ou apoie uma nova federação. Esta é e continuará a ser a posição oficial do CPA até que os sócios tomem outra deliberação sobre o assunto." a FPA em tempo irá anunciar-se e dizer ao CPA (tal como o fará com os restantes clubes representantes exclusivamente de autocaravanistas) que estará disposta a aceitar a sua candidatura se a quizer apresentar e se os seus (dos clubes) estatutos estiverem conformes com as condições exigidas, isto é, com os estatutos da FPA. Neste assunto e antecipando os actuais acontecimentos fui deixando alguns bons conselhos na secção da renovação dos estatutos do CPA.


O CPA é um grande clube e merece o nosso respeito. Não esquecer que continuará a existir CPA quando as Direcções passarem à história.


ESCLARECIMENTO (para evitar polémicas) - entendo que o CPA com a manutenção obstinada da posição que acima referi dexou de ter condição para que eu continue a ser seu associado, pelo que, me considero desde já demissionário e oportunamente escreverei uma carta à Direcção formalizando a minha demissão de sócio.


A todos os que continuam desejo as maiores felicidades e boas decisões nas próximas assembleias gerais onde este assunto venha a ser debatido.


Saudações autocaravanistas


Ricardo"

She and Me back to the road: fim de semana de 24h: São Mamede e novas areas de estacionamento e estações de serviço para autocaravanas

(Localização de São Mamede)

She and Me back to the road….até São Mamede, Cabril e Sta Cruz.

Ora bem, o homem põe e Deus dispõe. She and Me estavam aprontados para sair de touring em semovente dia 21 de Maio, domingo, após mais um jantar de co-pilotos organizado pelo TCA no final de uma tertúlia do grupo Facebook 1 AC e 1 CAFÉ, que versou com o companheiro Clemente Mitra sobre um aula prática e outra teórica “como prevenir e apagar fogos” dentro ou fora da autocaravana…

Tudo preparado com programa completo para 11 noites de viagem de ida e volta ate Berna, porém quis o destino que as voltas fossem trocadas ainda na sexta-feira, com um imprevisto internamento hospitalar da co-piloto que teve sequelas, só ultrapassadas parcialmente por estes últimos dias, mas ainda de molde a fazer adiar voltas e reviravoltas de mais longa distância.

Assim o pretexto da inauguração de mais uma área de autocaravanas e de uma estação de serviço em São Mamede (concelho da Batalha mas a 3km da rotunda dos Pastorinhos de Fátima) aí fomos nós… duas curtas noites e cerca de 500Km com epicentro e boomerang em Alenquer, onde estaciona durante o ano a semovente, sempre a postos.

Sexta-feira portanto dia 15 de Julho! Saída de Alenquer a tempo e horas para almoçar no antigo restaurante a Prensa, de Cheganças, pouco depois de Alenquer, agora rebaptizado (será sem “p” na nova ortografia?) de Grelha do Lavrador. Doses generosas por um preço de refeição completa de 8 euros, ao estilo Routier, de que ficam na travessa meia porção… e de qualidade sem mácula. Pois começados as 13.15 de talheres empunhados, pelas 14.30h já estávamos de volta à AC para S. Martinho para vista surpresa a uma familiar.


Assim, para um rememorar de paisagens há muito tempo e esquecida subiu-se ao Facho para as fotos possíveis da entrada da barra de São Martinho, mais a entrada na Igreja com o altar em homenagem equestre ao Santo, e depois um deambular pelo miradouro, agora referenciado como sendo o do elevador de vidro. Somou-se o tempo de um lanche simbólico, e depois voltamos à estrada e ao ritmo sereno de um passeio sereno. Atravessamos a periferia de Alcobaça, e depois da Batalha para seguir Serra acima ate São Mamede.

Chegados á vista do edifico da Junta de Freguesia em cujo parque de autocaravanas já estavam umas boas dezenas de companheiros autocaravanistas. Vasco Nazário (autor do blog Uma Autocaravanita) topou-nos logo, e esbracejou-nos amigavelmente o caminho de entrada no parque e com a ajuda do Boaventura lá nos acomodamos próximo da saída, porque se explicou que era mesmo por uma só noite. A presença de She and Me, era como foi dito, simbólica e de Solidariedade por mais esta área de serviço! Mas não íamos nem aos comes, nem aos bebes, nem aos ranchos folclóricos nem a cerimónia de apresentação da FPA (Federação Portuguesa de Autocaravanismo). Essa será matéria para ulterior crónica.

O tempo de confraternização foi pois limitado, para além do casal Boaventura do Vitor (capitão Haddock e da Fernanda, do Antonio e Isaura Cunha, do Jorge Guerra pouco mais foi possível, até para She não arriscar friagem. Entretanto, houve tempo ainda para ir ao supermercado pois os restaurantes (poucos) não serviam jantares. Uma indispensável visita a mercas na Padaria Heleno (exemplar de modernidade) e propriedade do Presidente da Junta de Freguesia serviu para a compra de pão para as necessidades. O Jantar foi frugal: salsichas, queijo fresco, pão escuro de sementes, sem vinho.

Ficam pois as fotos possíveis.

Dia seguinte sábado, debaixo de forte neblina matinal ainda cedo como é hábito e depois do pequeno-almoço e de depositado o lixo no lixo, os adeuses e até ao meu regresso, e logo de seguida prosseguimos até a Pia do Urso a escassos 3Km. Já conhecida de outra viagem, (registada nesta Newslletter) mas ainda não da Co-piloto. Valeu a pena mais uma vez e sempre debaixo de uma neblina quase líquida fez-se o percurso pedestre gratificante e completo, com paragens para comprar azeite local para uns amigos, e umas tee shirts para as netas. Missão cumprida com as fotos que aqui figuram também.


E depois? Aonde o almoço e a viagem? O plano A era ir ate Mangualde para ver a famosa piscina de agua salgada…mas a kilometragem pareceu excessiva dadas as circunstâncias e assim optou-se por algo num raio de 100km, que fosse agradável e desconhecido. A escolha recaiu na Barragem do Cabril, até porque havia notícia de um restaurante adequado.

Foi a escolha acertada! A albufeira do Cabril é bonita, as margens apresentam-se bem integradas na paisagem, o restaurante – Lago Verde é farto, de qualidade e com preços comedidos, tem boas mesas á janela, e delas vislumbram-se em dia de sol como estava, a praia fluvial, a mini marina e ainda as duas piscinas flutuantes, a de adultos e a das crianças.

A pontuar as águas algumas canoas coloridas de uma prova desportiva da data. Quanto a ementa há bucho e maranhos da especialidade local gourmet, e acrescente-se, o melão estava no ponto! Nota positiva ainda para o facto de haver espaço de estacionamento suficiente para autocaravanas, pelo que a pernoita não parece de desaconselhar mas se evitarem concentrações!

Depois desta pausa pacífica surgiu a ideia de descer vagarosamente passando por alguns locais onde recentemente outras áreas de estacionamento e pernoita de autocaravanas e respectivas estações de serviço foram inauguradas.

Começamos logo pela Sertã. Bem sinalizada, em local desinteressante embora próximo de supermercados e da magnífica ponte medieval. Gratuita. Ninguém estava lá estacionado
Seguiu-se Constância, do outro lado do Rio, ampla, com boas vistas. Gratuita. Bem sinalizada. Ninguém por lá.

Depois e a finalizar Vila Nova da Barquinha. Convincente, bem sinalizada e enquadrada em amplo parque verde com sombras. Capacidade para varais AC, e estavam por lá cerca de oito autocaravanas, mesmo próximo da rampa de acesso ao Rio. Gratuita. Interessante para quem seja pescador ou praticante de desportos fluviais.

Finda esta busca colocou-se a questão de escolher o términos da etapa de sábado. Onde? Escolheu a Co-piloto…na costa, em Sta. Cruz. A travessia no sentido leste oeste foi feita na calma e sempre por nacionais a velocidade muito moderada até A-dos-Cunhados, mais uma recente paragem para autocaravanistas que não faz o nosso género. Porém é gratuita, está bem sinalizada (na saída para Sta Cruz) e a estação de serviço afigura-se útil para quem demanda o litoral, e tem um parque adjacente bom para quem tem crianças e bicicletas vê-las espraiar um pouco. Não tinha ninguém estacionado.

Acabámos pois em Sta. Cruz, na praia dita do Centro, no respectivo parque de estacionamento nem vocacionado para autocaravanas nem está a estas vedado. A solução ideal para quem quer ficar frente ao mar e simultaneamente próximo das ruas de peões, restaurantes e comércio em geral. Chegámos ao fim de tarde comum temperatura fresca, dia cinzento, e desencorajante para tentar a água. Optou-se pois pelo passeio pelas ruas e pelas praias dotadas em grande parte por um paredão recente. Primeiro prémio para a Praia Formosa, naturalmente!

O Jantar foi num restaurante fronteiro ao estacionamento onde estavam mais meia dúzia de AC. Vela d´Ouro assim é o nome da marisqueira onde com camarões cozidos e em omeleta se ficou a despesa do casal por 27,50€, aceitável. Pena estar esgotado o polvo da costa….
A noite começou cedo depois das voltas e dos percursos pedestres ainda completados com a leitura do Expresso e umas olhadelas na televisão com mais som que imagem. Apenas uma nota…pela meia-noite, já adormecidos em vale de lençóis, estalejou um furioso fogo-de-artifício! Pois…era mesmo a festa do Carnaval de Verão que acontece anualmente no terceiro fim-de-semana de Julho! E a verdade é que a população em veraneio e a local bem se mascara a preceito…vimos desde bruxas a “diabas”… e até a uma família completa incluindo uma criança de colo vestida de leões…dos pés a cabeça…

Mas a verdade é que não estamos para festejos, apenas satisfeitos deste “stress test” ter corrido bem… as resistências vão-se recuperando, ate com esta terpaia que não vem nos manuais médicos.
Domingo de manhã acordou-se cedo. Neblina no horizonte a levantar-se e assim ao pequeno-almoço de janelas frente ao mar, foi ver as ondas corridas ao nosso encontro com a mesma cadência que durante a noite nos tinham embalado o sono. Incessantes, uma atrás das outras, como se dias infinitos da eternidade se tratassem…

Pouco depois cerca de 50Km estávamos de volta ao Alenquer Camping onde testavam ainda na plataforma das autocaravanas dois companheiros a dormir… Coube-nos fazer a higiene da semovente na estação de serviço e depois estacioná-la com um olhar voluntarioso de despedida até tão logo quanto possível, nem que seja, este ano apenas para umas voltas cá dentro dos próximos fins-de-semana, se possível alongados! A ver vamos, portanto.


quinta-feira, julho 14, 2011

Convite para adesão ao grupo facebook AUTOCARAVANISTA da TERTULIA 1 AC e 1 CAFE


Está na altura do amigo leitor autocaravanista deste blog, se ainda não está, de aderir ao facebook, e aqui adicionar-se como membro ao Grupo da Tertúlia 1 Autocaravana e 1 Café, e interevir on line (normalmente entre as 22h e as 23h) com as suas dicas e sugestões ou com novos posts.
Sera benvindo... trata-se de mais uma iniciativa original desta Newsletter com o apoio dos amigos autocaravanistas que desde 2009 se tem empenhado no relançamento do Movimento Autocaravanista.
A tertulia presencial 1AC e 1 CAFE, que ja fez 5 reuniões mensais de Janeiro a Maio deve retomar actividade em Setembro, mantendo também os jantares informais das Co-pilotos organizados pelo TCA - Touring Clube de Co-pilotos e Autocaravanistas, com a hospitalidade do Alenquer Camping.

Ora espreite ( um mero exemplo, estilo chat) em:
https://www.facebook.com/home.php#!/groups/215014858517250?ap=1

Elisa Morgado
Como sugestão do companheiro Luis Decarvalho, e considerando os tempos de crise que vivemos, muitas vezes o facto de fazermos férias não quer dizer que se vai gastar muito. Temos que ter sempre em atenção em 1º lugar ao orçamento, depois traçar uma rota num mapa, pesquisar tudo o que se pode ver e fazer nesse percurso, assegurar a ali...mentação, pois essa quer façamos em casa ou de férias é igual, ou seja o orçamento deverá ser repartido entre gasoleo e locais a visitar. Em segundo lugar pode-se dormir fora de parques e ter sempre em atenção as AS, para despejos e abastecimento de àgua.
See More
 Filipe Seco Dos Santos likes this.
Filipe Seco Dos Santos agradeço o incentivo à minha boa disposição mas as contas estão todas feitinhas...35% de um ordenado!
Elisa Morgado Já agora Monasterio de Piedra, local perto de Madrid, uma parque com quedas de água a não perder
Alquevacamping Carpark Pedrogão ja li algo sobre isso na newslletter do companheiro decarvalho...mas não econtro...
 Elisa Morgado Mais um local a não perder Montserrat
 Elisa Morgado E para quem gosta de praia Roquetas del Mar - Espanha, local onde podemos parar a AC sem problemas, mesmo junto ao passeio maritimo, a escassos metros do mar, (mas não no centro), junto ao Centro Comercial Gran Plaza, numa zona de vivendas (mansões), férias para descanso e praia
João Sá boa noite. Mas o monasterio de Piedra não é quase já Saragoça?
· Luis Decarvalho Sim senhor...e tem camping, restaurante nas imediações e uma barragem
....

NOTA:
APRESENTAÇÃO
1. A TERTÚLIA 1 CAFÉ E 1 AUTOCARAVANA constitui uma iniciativa original, inédita e inovadora, que visa promover apenas, mas de também de forma presencial, o contacto informal entre autocaravanistas que se conhecem pessoal ou virtualmente, através de contactos e intercâmbio de informação e opiniões, por meio da Internet e deste Grupo de Tertúlia do facebook que tem anatureza de gupo fechado. Qualquer membro pode adicionar novos membros, porém a administraçao da Tertúlia reserva-se o direito de admissão, bem como o de moderação e exclusão de membros que ponham em causa, ou não garantam, a conviabilidade civica que se pretende preservar entre a maioria dos participantes.
2. Os temas a abordar de forma livre, serão as viagense fotografias, e os problemas tecnicos e administrativos do autocaravanismo. Aceitam-se também mensagens e detalhes de informação que não são considerados de publicidade agressiva, desde que de evidente utilidade ou mesmo vantagem para os autocaravanistas. Para aprofundamento das temáticas autocaravanistas, projectam-se realizar mesas redondas presenciais, uma vez por mês, da parte da tarde de um sábado, e com a duração de cerca de 2 horas e meia. A agenda será anunciada ou proposta ad hoc, e divulgada logo que possivel. Todos os membros do grupo podem sugerir temas, oradores e participar nas reuniões presenciais em que se inscrevam, e que não se realizam no período das férias grandes.
3. O local das reuniões presenciais será sempre o mesmo, a sala de convivio disponibilizada pelo Alenquer Camping*** (www.dosdin.pt/camping). A primeira reunião de fundadores teve lugar no sábado dia 29 de Janeiro de 2011, a partir das 16.30h, e acha-se relatada em: http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2011/01/bem-sucedida-i-reuniao-da-tertulia-1.ht​ml . As reuniões virtuais decorrem todos os dias neste espaço facebook, normalmente entre 22h e as 23h, de modo a permitir trocas directas e bilaterais de mensagens entre quem esteja presente através do chat directo, ou pela publicação de mensagens nos murais dos respectivos membros, em regime de reciprocidade participativa.
4. Esta nova iniciativa das tertúlias presenciais 1 AC e 1 CAFE, é gratuita e não tem custos, havendo porém preços especiais para quem queira deslocar-se de autocaravana e pernoitar no camping. Igualmente é possivel mediante inscrição prévia, prever um serviço de jantar ligeiro no local, sob o principio cada um leva do seu e come de tudo, mediante aum contribuição simbólica para as despesas de talher, e que é organizado pelo TCA- Touring Clube de Co-pilotos e Autocaravanistas www.touring-clube-autocaravanista.blogspot.com . Para os que pernoitem, após jantar estará aberto acesso ao Bar do Além do Camping, onde poderá prosseguir o convivio dos autocaravanistas, ou a utilizaçao do canto de leitura e permuta de livros bookcrossing, e da zona de jogos (dardos e mini pingue pongue). Os membros desta tertúlia tem também o direito de se inscreverem nas iniciativas da Tertúlia e Clube Cutural do Bar do Além, presente na web em www.bardoalem.blogspot.com
5. A participação nestas tertúlias presenciais, quer do grupo facebook 1 AC e 1 CAFE, quer do BAR do ALEM, dependem da inscrição prévia neste grupo, ou de convite de algum dos seus membros. Para quem vá de autocaravana e não pretenda nem jantar nem pernoitar na plataforma de autocaravanas do Alenquer Camping, (por preço especial) será fornecida uma lista de restaurantes locais, e a indicação do Parque Municipal das Tílias, em Alenquer para pernoita livre. Também é possivel a pernoita nos bungalows do Camping e em condições especiais para quem não se desloque de autocaravana.
Contactos via facebook, ou dcarvalho.luis@gmail.com
(ultima actualização em 13 de Julho de 2011, ás 23h)

sábado, julho 09, 2011

Motivos culturais do novo patrimonio mundial da UNESCO na Europa para visitar em Autocaravana

Aqui estão eles, os recentemente classificados destinos pela UNESCO, na Europa!

A fábrica Fagus à Alfeld (Alemanha)
- Estilo de design industrial e arquietctura da escola Bauhaus

le Paysage culturel de la Serra de Tramuntana (Palma de Maiorca- Espanha)
Excelente conservação das pegadas deixadas pelas diferentes civilizações que atravessaram esse território
 Causses et Cévennes, paisagem culturel agro-pastorali méditerranea (França)


Lombardia em Italie, locais de poder (568-774 AC) (Italia)
incluindo:
Gastaldaga (area) e o complexo Episcopal

San Salvatore-Santa Giulia (complexo monumental e mosteiro)
Torba Tower (igreja e muralahas) e , Santa Maria
Basilica de San Salvatore
O Clitunno Tempietto
O  complexo de Santa Sofia
O Santuario de San Michele



les Sitios de palafitas dos Alpes (Suiça, Alemanha, Autria, França, Italia, Eslovénia)
As palafitas (submersas) mostram como a vida dos primeiros povoados, 5000 a 500 anos antes de Cristo.


 
Mesquita Selimiye e arredores (Turquia)


sexta-feira, julho 01, 2011

Em breve, em França uma nova rede de areas para autocaravanas de qualidade


Laurent MORICE (ancien président national de Camping Qualité) et Corinne BRUEL ont présenté leur concept "Camping-Car Park" lors de l'assemblée générale du syndicat professionnel de l'hôtellerie de plein air de Loire Atlantique. Un système qui vise à favoriser le voyage 24 heures sur 24 en toute liberté.

Le système ?

Basé sur un abonnement ou sur la vente à distance pour les non abonnés, le système permettra de donner accès toute l’année, 24 heures sur 24, à des parcs réservés aux camping-cars, pour un prix d’un euro de l’heure plafonné à 12 euros pour 24 heures. Pour développer leur offre, les concepteurs souhaitent s'appuyer sur les professionnels de l'l'hôtellerie de plein air qui pourront proposer une aire Camping-Car Park à l'entrée de leur camping.

Camping-Car Park est un réseau d'aires et de services pour camping-cars en France et en Europe. Chaque aire est constituée d'emplacements de 35 m² minimum avec électricité, accès à une borne de services (eau potable et vidange) pour 20 à 30 emplacements maximum, le tri sélectif des déchets ménagés et le WiFi.