segunda-feira, abril 26, 2010

Os pequenos e grandes clubes com autocaravanistas e as câmaras municipais mexem-se a favor do autocaravanismo!


Com todos sabem, está em discussão pública o debate da proposta de revisão do plano de ordenamento da orla do sudoeste Alentejano, Costa Vicentina. Como nosso leitor...está ao seu alcance participar nesta causa legitima, enviando uma ficha de participação como se explica ao longo deste texto. Não fique acantonado na comodidade da sua indiferença!

Como todos sabem também (pelo menos os leitores desta Newsletter), esse tema foi objecto de pedido de intervenção do Provedor de Justiça com base num parecer juridico, que sustentava ser inconstitucional a discriminaçao negativa do estacionamento das autocaravanas no período entre as 24h e as 8h, naquela area geografica, conforme anterior regulamento aprovado em Conselho de Ministros, como aqui apoiamos e divulgámos.

Sabem ainda todos, os que acompanham as questões institucioanais do autocaravanismo de boa fé, que já no I Seminario Nacional do Autocaravanismo, realizado em Maio de 2009 em Cascais,que a CM de Cascais aderira a esta filosofia, e assim, na Area Protegida de Sintra Estoril, na Orla Costeira, passou a considerar-se como não aplicavel as restrições às autocaravanas, e aprovou-se mesmo um plano de criação de 22 areas para autocaravanas, anunciadas publicamente durante aquela iniciativa promovida pelo MIDAP- Movimento Independente para desenvolvimento do Autocaravanismo em Portugal.

Pois hoje, mais algumas noticias Vêem mostrar que os pequenos também se mexem, e que há grandes que tambem se movem pelo Autocaravanismo... a começar pelo muito grande Estado...

- o Estado, através do Ministério do Ambiente, já consagrou no projecto de alteração ao plano de Ordenamento citado,  uma posição não discriminatória e até preocupada com as autocaravanas, de modo positivo e pró-activo.
- O ACP- AUTOMOVEL CLUBE DE PORTUGAL, dia 26 de Abril, em Assembleia-Geral, por proposta de um associado, colaborador desta Newsletter, assumiu de imediato pela voz do respectivo Presidente da direcção, que iria também participar na discussão pública do referido plano nos termos favoraveis ao autocaravanismo,
- No seguimento de diligências do CAI- Clube Autocaravanista Itinerante, a CM de Odemira deliberou também, tomar posição favoravel ao Autocaravanismo no referido processo de discussão pública...
- vários "pequenos" mas conscientes autocaravanistas, participantes no forum do Camping Car Portugal, no seguimento da abertura do tema a discussão no forum, assumiram também que iriam intervir na discusão pública em curso.

Pela nossa parte, também alertamos o forum do CPA, onde deixamos uma nota que aqui reproduzimos, para os leitores bem intencionados deste Blogue poderem secundar estas posições, e que felizmente ja tiveram acolhimento junto do Governo, pelo que o essencial sera o apoio às medidas ja consagradas no Projecto de Ordenamento, submetido à opinião pública... A participação democrática também se exerce quando, em vez de apenas se protestar e reivindicar, se traduz quando tal tem justificação, pelo apoio e estimulo às decisões correctas da Administração Pública!

La chegará a altura do Movimento Autocaravanista, consciente e sério, ver ser necessário pedir urgência à ANSR (Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária) para urgentemente concluir a revisão do RST (regulamento de sinalizaçao e trânsito) que se reporta ao Código da Estrada) afim de criar a sinalizaçao identica a da UE, azul e com o pictograma da autocaravana, e que forneça na altura gratuitamente, óculos aos daltonicos e invisuais de iliteracia, mas óculos especiais que lhes permitam distinguir, entre uma placa de sinalizaçao azul, rectangular, e com um pictograma de autocaravana, e uma placa redonda e vermelha com o pictograma de uma caravana, que os autocaravanistas que se prezam, bem conhecem, ao contrario dos proprietarios de autocaravanas, do anti autocaravanismo itinerante, porque são adeptos do bota baixo, e do autocampismo e do campismo selvagem.

Aqui fica o nosso alerta deixado no forum do CPA- Clube Português de Autocravanas, na nossa mensgem nº 1095:

Decarvalho

Convidado do CPA
Hero Member
Mensagens: 1,095

consulta publica em curso

Ora viva....

Cá esta um tema que pouco interessa aos membros deste forum...à excepçao do amigo ....... mas a representatividade qualitativa desta sua reacção isolada, é bem superior e positiva, e mais significativa do que a representatividade quantitativa e negativa do silencio esmagador, ensurdecer e omissivo.....

Há ditaduras de maiorias que não vencem minorias democráticas!


Aqui fica mais um contributo porém, de quem considera que esta é porventura uma questão do maior interesse para os autocaravanistas, verdadeiramente representativos do espirito do turismo itinerante em autocaravana, e que por isso se batem, e que pelo Desenvolvimento do Autocaravanismo em Portugal lutam em todas as trincheiras, e desde que não se fechem...à liberdade de expressão publicamente de opiniões.

Ora vivam...

Esta na hora de se começar a enviar fichas de apoio ao projecto em cima da mesa durante a discussão pública...

Para mais informação aqui fica o link:


http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/2010/04/provedor-de-justica-analisa-sugestao-de.html

só assim tem validade a voz dos autocravanistas...
pela nossa parte está feito

ora vejam como
Pela nossa parte enviamos ja na nossa ficha, as seguintes sugestões e comentários:
............


1) - congratulação pelo termo das medidas discriminatórias e ilegais ao estacionamento de autocaravanas.

2) - sugestão de criação de lugares de estacionamento especialmente adequados ao gabarito e dimensões de autocaravanas.

3) - criação sempre que possivel, de estações de serviço com ligação a rede de esgotos e agua, para acesso de autocaravanas. (artº 85)


Aguardemos que os demais agentes responsaveis do Movimento do Autocaravanismo Português aproveitem esta ocasião para defender, dignificar e desenvolver o autocaravanismo em Portugal. E aqui fica o link de consulta!


Aqui fica o link para acesso à ficha normalizada de participação (no final) :


Esperemos que os nossos amigos, de outro pequeno Clube de autocaravanistas em formação  na Guarda, como mostra o cartaz abaixo reproduzido, e que se reunem este fim de semana, possam, a exemplo do CAS, Clube Autocaravanista Saloio. do CAI- Clube Autocaravanista Itinerante,do TCA- Touring Clube Autocaravanista, do CAB- Circulo dos Autocaravanistas da Blogo-esfera (cujos ultimos coordenadores são hoje o Presidente e Vice Presidente do CPA) assumirem em mãos a representatividade maior que pode haver em Democracia Participativa, que é a da intervenção pública alierçada em argumentos bastantes para a sustentação de ideais e ideias legitimas...
tudo o resto, são de facto, tretas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sou autocaravanista e prezo em o ser, sem dúvida alguma foi uma das mais belas experiências que tive na minha vida e que continuo a ter, a liberdade de podermos viajar por onde gostamos e ter sempre a casa pronta e com todo o conforto que estamos habituados é sem dúvida fantástico. Falando dos mais novos, os meus filhos e os meus netos simplesmente adoram, não trocam por um hotel de 5 estrêlas, é dificil de descrever o quanto eles adoram de viajar na auto-caravana. Sem dúvida alguma há necessidade de haver condições para que tudo funcione bem, parques onde se possa estacionar, pernoitar, e locais onde se possa fazer o reabastecimento de águas limpas, despejo de aguas residuais e wc. Estou convicto de que a maior parte dos auto-caravanistas não se importariam tão pouco de eventualmente pagar alguns euros em troca deste tipo de serviços e de que certa forma iria facilitar "a vida" aos auto-caravanistas.
Já não somos poucos pelo contrário já somos muitos, está na hora de se tomarem decisões e definir os direitos e obrigações.
Obrigado
João Nunes/Ovar