domingo, abril 11, 2010

ESTA AÍ: um FUTURO CLARO e AUSPICIOSO para O AUTOCARAVANISMO em PORTUGAL! BASTA que NÃO HAJA TIROS NOS PÉS

O AMANHECER DO AUTOCARAVANISMO EM PORTUGAL SEM PESADELOS!

O futuro do autocaravanismo afigura-se bem promissor, pois cada vez mais são os bons exemplos que nos chegam ao conhecimento, quer por parte dos autocaravanistas cumpridores, nacionais e estrangeiros, quer por parte das autoridades, quer pelo Governo, quer pelas Câmaras Municipais, quer por parte de outros departamentos do Estado, responsáveis pela orla maritima (por exemplo no Porto de Lisboa, e no Porto de Vila Real de Stº António) ou pelos parques naturais, ICNA - Instituto de Conservação da Natureza (veja-se a discussão publica do POOC da Costa Alentejana), quer mesmo por parte de quem vela pela garantia dos direitos dos cidadãos (veja-se o nosso ultimo artigo sobre a Provedoria de Justiça, neste Blog Newsletter). E a própria opinião pública (recorde-se o programa recente da TVI) começa também a aderir em novos termos a uma opinião favorável e acolhedora do autocaravanismo, e a distinguir campismo selvagem de autocaravanismo responsável. Cada vez são menos os que não querem senão tresler o que se escreve.

Há pois desde há cerca de 2 anos , um aumento  de consciência e uma melhoria visível das atitudes dos autocaravanistas, dos autarcas, dos decisores e responsáveis...e ainda bem.

Tudo isto se deve àqueles que de forma constante partilham informação relevante, e a opinião fundamentada, de forma voluntária e altruista. Isto é, aqueles que sem estarem (nem pretenderem) pedestais de dirigentes associativos, alcandorados aos ombros dos seus associados,  mas com a representatividade da sua determinação e a respeitabilidade das suas ideias, são reconhecidos prontamente pelos decisores esclarecidos, como interlocutores pró activos, sérios e válidos.
Estamos, aqueles que trilham esta via, no bom caminho, de gente bem formada, aquele que se faz caminhando, com a responsabilidade e iniciativa social que honra a sociedade civil!

- Registamos assim, o aumento do numero de blogs de opinião e informação sèria, sobre o autocaravanismo, das mensagens nos foruns e o intresse nas redes sociais, ... e o número record dos leitores deste blog.

- Registamos, apesar da crise, que a revista Viajar de Autocaravana vai publicar em final de Abril o seu segundo número.

- Registamos que o maior clube de automobilistas o ACP no dia do seu 107º  aniversário, em 15 de Abril, anunciou remodelar o seu web site, e lançar um novo site de Autocaravanismo agregado a respectiva secção, e que no relatorio e contas do ano de 2009 refere pela primeira vez e claramente o seu empenho com o autocaravanismo!

- Registamos que ja existem vários pequenos clubes de autocaravanistas dispersos geográficamente, e notícias de outros em formação, potenciando assim a massa critica para uma futura constituição de uma Federação do Turismo de Autocaravanismo, de que tem sido proponente o CAS.

- Registamos o previsível termo das discriminações de estacionamento de autocaravanas, e maior atenção favoravel ao autocaravanismo por parte de varias Câmaras Municipais e departamentos do Estado.

- Registamos a receptividade concedida pela Provedoria de Justiça à salvaguarda efectiva dos direitos dos autocaravanistas.

- Registamos a renovação do programa do CPA- Clube Português de Autocaravanas, e  a eleição dos seus corpos sociais com entrada em funções hoje dia 11 de Abril de 2010.

- Registamos a persistente actividade do MIDAP e do CAB, sem parangonas de endeusamentos pessoais, e todos os demais passos dados por muitos autocaravanistas de boa vontade, e bem formados, passos que nunca serão perdidos, por se manterem firmes na historia do autocaravanismo recente, que ja identificou os fantasmas e papões do passado. Bem hajam!

-Mas registamos também, que persiste um grupúsculo, um movimento minoritário anti- autocaravanismo itinerante, que usa qualquer tribuna, qualquer forum anónimo, ou web site do face book, e que recorre ao insulto, à calúnia, à infâmia, e aos crimes de injúria e difamação, cometendo crimes punidos e previstos no código penal, e agravados por se tratarem de crimes de abuso de liberdade de imprensa. Até parece que a frustação pessoal e social, é a única razão de existirem de tais obscuros destroços humanos, e pelo ódio em que que se auto-aliemntam, contra tudo e todos  que pro bono, sem almejar cargos, funções, ou reconhecimentos publicos desenvolve de forma persistente séria e eficaz um serviço público a favor do desenvolvimento do autocaravanismo em Portugal.

- Hoje, deixamos aqui registado este aviso à navegação da blogo-esfera:
ALERTA: GRUPO ANTI AUTOCARAVANISMO ITINERANTE PRETENDE SABOTAR ACÇAO DO PROVEDOR DE JUSTIÇA,


Com argumentos falsos, errantes, errados e erroneos que apenas visam confundir as autoridades, e lançar fantasmas e papões aos autocaravanistas incautos, por quem só alimenta frustrações e ódios, circulou em alguns suportes da blogo-esfera, um texto soez e panfletário contra a possibilidade de criação de sinalização para autocaravanas.
A existencia de um pictograma que identique com uma autocaravana as estações de serviço e os lugares especialmente dedicados a autocaravanas, é uma medida adequada para informaçao de nacionais e estrangeiros, e que vários organismos do Estado ja reconheceram estarem em falta em Portugal, embora exista em varios paises Europeus, como todos os autocravanistas que viajam reconhecem a sua utilidade.
Não ha pois motivo para alarme social entre os autocaravanistas bem formados, e bem informados e esclarecidos, como é o caso dos amigos leitores da Newsletter, que bem sabem ler, e portanto reconhecem como tosca e despropositada a alegação de que "a criação de um sinal de trânsito que só serve para nos acantonar nos campings"  ou para perseguir os autocaravanistas. Basta saber ler sem tresler para ninguem de boa fé se deixar infectar por esta virose que só causa estertores nos seus autores.

2 comentários:

Anónimo disse...

Tenho anotado com alguma tristeza que alguns auto-caravanistas que visitam a minha terra Ovar estacionam as suas autocaravanas junto á praia na zona Norte em especial ao fim de semana, abrem os toldos e alguns até colocam mesas e cadeiras no exterior. Como autocaranista que prezo em o ser revolta-me por vezes ver este tipo de civismo nada digno de quem gosta desta modalidade. Acho que ainda existe muitos autocaravanistas que não sabem estar com civismo, e lá diz o velho ditado, por causa de uns pagam os outros, acho que é tempo de educarmos aqueles que não sabem se comportar, e para o bem do "Autocaravanismo em Portugal". Obrigado
João Nunes

gil disse...

Tem que existir regras para ambos os lados, e estas tem que ser claras para não criar dúvidas na sua interpretação.
Não é admissível que alguns quando abandonam o local de pernoita deixem para trás lixo de qualquer espécie e os outros que se lixem. Se queremos que nos respeitem temos que ser os primeiros a respeitar. Com regras e as estruturas necessárias e bem sinalizadas para a manutenção das nossas viaturas será o pricípio do fim daqueles comportamentos que todos condenamos. Deixa de haver desculpas e poderá começar a existir penalizações para os menos bons autocaravanistas.
Carlos Lopez