sábado, outubro 31, 2009

duas opiniões sobre a questao institucional do autocaravanismo em Portugal: problema de falta de Vips ou de estrutura associativa ?





Intervenções do moderador do forum campingcarportugal
(paulo) e do autor da Newsletter (decarvalho)
decarvalho
Registo: 11 Jul 2006
Mensagens: 479
Local/Origem: alenquer e são joão do estoril
Colocada: Sáb Out 31, 2009 5:48 am Assunto: VIPS

Ora viva Paulo, e demais leitores interessdaos....

.... não posso deixar de registar (sem rodeios nem entrelinhas) que entre nós portugueses, o autocaravanismo chegou à Assembleia da Republica e com intervenções públicas, quer em projecto de lei e de intervenções no plenario amplamente registadas no blog da assinatura. ( Newsletter)
...isto depois de entrevistas com Deputados e audição na Subcomissao Parlamentar de Turismo!
...também nao posso deixar de registar as intervenções de varios responsaveis camararios em multiplos encontros de autocaravanistas, em que o tema AC foi defendido, promovido e elogiado, e decerto que não foi irrelevante o I Seminario Nacional de Autocaravanismo realizado em Cascais, e as intervenções da CM de Cascais, do Turismo de Portugal etc....

...para mim os VIPS são um falso problema, nao tem culpa nenhuma, nem é importante que a tenham. Em Democracia e Estado de Direito consolidado são as instituições que devem funcionar normalmente e regularmente...e entre estas a propria sociedade e o associativismo são também instituições.
....Ou seja, o que falta mesmo em Portugal, é uma consciencia estruturada, pro activa e actuante do Movimento Autocaravanista.

...Faltam sim interlocutores dos poderes constituidos por parte dos autocaravanistas

...faltam clubes que se preocupem com as questoes institucionais do autocaravanismo, e falta portanto uma Federação de Clubes, e que certos grupos tenham a maturidade de se transformem em clube..
....a experiencia em que participei no apoio ao MIDAP e ao CAB incluindo a proposta de criação da ONGA que o ACP assumiu, bem demonstra o que se pode fazer e realizar desde que haja pessoas (autocaravanistas) com sentido de responsabilidade social. Ou seja, não se chore sobre o leite derramado que alguns de nós proprios derramamos....o boomerang explica porque isso se deve evitar!
Moderador
Registo: 18 Out 2005
Mensagens: 828
Local/Origem: Faro
Colocada: Sex Out 30, 2009 9:43 am

Assunto:
Por vezes pensamos, e comentamos:

-Por que motivo estas pessoas, que poderiam ter influência no processo da evolução do autocaravanismo, não tomam acções directas? Certamente haverá várias explicações e situações que envolvem a "não acção" dos VIP.

No entanto, torna-se cada vez mais difícil defender algo que na pratica se vê tão mal tratado. Sim, falo de autocaravanismo! Não falo de campismo na via pública! Este campismo na via pública é a ruína de algo que ainda não cresceu. Já há sintomas, em comunidades do norte de Espanha de como será o encaminhamento que teremos no futuro - o camping. Até o recurso a Provedores recusa dar razão aos autocaravanistas.
Esta matéria, tal como já referi diversas vezes, tem estado a ser permanentemente negligenciada pelas associações da nossa praça. Talvez porque entendam que é uma luta inglória, talvez porque as associações se preocupem com outras matérias (quais?), talvez porque a generalidade dos venderes só pensem no lucro imediato e não vejam esta temática como o problema do futuro do autocaravanismo, talvez porque... São temas importantes para os quais deveremos estar sensibilizados e deveremos sensibilizar os autocaravanistas.

Abraço,
Paulo HYMER 664

Sem comentários: