quinta-feira, dezembro 27, 2007

2008 - INAUGURAÇAO DA VIA ALGARVIANA ?

Lido no excelente Blog
viajaremliberdade@blogspot.com
a intenção dos responsaveis por esta nova via pedestre a meia encosta do Algarve poderem incluir no seu traçado alguns pontos de estacionamento e de serviço para autocaravanas ate ao limite de 40 lugares!


A Via Algarviana consiste numa ligação pedestre entre Alcoutim e o Cabo de S. Vicente, com uma extensão de 240km. Pena é que nos aspectos culturais não se valorize o caminho de peregrinação ancestral e solar, místico e mítico para o Cabo de São Vicente... Pena é que não se valorizem os aspectos desta busca de uam finsiterra, de natureza milenar, contemporanea do Caminho de Santiago de Compostela, mas nunca tão valorizado... ora vejam esta informação:



... Cabo de São Vicente, naturalmente. Com um local mítico e místico. Vindo à costa o corpo de São Vicente, junto a este Cabo com o seu nome, depois do seu martírio no século IV, ali permaneceu durante séculos, foi vigiado por corvos até empreender em 1173 a viagem definitiva para Lisboa.
«Promontorium sacrum» dos romanos, este topo era lugar apropriado par venerar as forças e os espíritos que se elevavam acima dos poderes e saberes humanos. Os fenícios aí o elegeram como seu santuário ao deus Melqart, e os gregos veneraram o seu deus Kronos. E os milénios assim sucederam, confluindo num farol dentro duma muralha ao longo da escarpa, uma fortaleza inexpugnável. Uma defesa sempre vitoriosa na Costa Vicentina transformada hodiernamente em reserva natural.

Bem...esperemos que este alerta desperte os pedestres bem intencionados para os celestes mais acordados, interessados e disponíveis para darem uma ajudinha ....

É um Ministro, João, que o escreve...



Boa tarde Essa é precisamente uma das questões em que estamos a trabalhar, mas não nesta fase, mas na próxima, que esperamos iniciar a meio de 2008. Queremos estimular, de alguma forma, a criação de cerca de 40 lugares para autocaravanas ao longo de toda a via algarviana, junto das aldeias, de forma a dar a possibilidade aos caravanistas de ir para o interior, como também para dinamizar essas aldeias. Obrigado pela sugestão! Veio reforçar a nossa ideia acerca dessa necessidade. cumprimentos joao ministro .


Ora aqui está uma oportunidade, de leitores e amigos desde blog newsletter poderem dar uma ajudinha em prol da dignificaçao do autocaravanismo em terras do Reino dos Algarves.


Basta mandarem um mail para:
viaalgarviana@viaalgarviana.org e reforçarem a ideia da importância de estacionamentos que permitam a pernoita de autocaravanas, ou apenas de lugares em miradouros, e próximas de povoações que facilitem a sua visita, inclusive para tomar refeições, bem como de autênticas areas de serviço para reabastecimento de àguas, recargas de electricidade ou despejo de àguas cinzentas ou àguas sujas...

mais informações no site


Sem comentários: