segunda-feira, dezembro 31, 2007

CAN- NOVO CLUBE DE AUTOCARAVANISMO














Sejam benvindos CAN....se vierem por bem do autocaravanismo livre, autónomo e independente...e responsavel socialmente!

e cá vai a foto dos fundadores (entre eles um vicino gallego)


A Newsletter Autocaravanas & Camping Cars aguarda que nos venham directamente mais noticias deste novo clube...sem ser necessário andar a pesquisar em sites de nuestros hermanos...que diabo, então os portugueses não sabem comunicar entre portugueses?

E será agora que começa a ganhar terreno a massa critica para criar mesmo a FEDERAÇAO PORTUGUESA DE AUTOCARAVNISMO? sim, provavelmente sem o CAN...

quinta-feira, dezembro 27, 2007

5 de Janeiro: inauguração em Leiria do centro do Lapedo



Centro de Interpretação do Lapedo abre dia 5 de Janeiro as 12h

10.30h visita ao vale do Lapedo
15h conferencias sobre antropologia e arqueologia

O Centro de Interpretação Abrigo do Lagar Velho – Lapedo, localizado na freguesia de Santa Eufémia, vai ser inaugurado no dia 5 de Janeiro de 2008. O respectivo programa foi apresentado na reunião de Câmara de 11 de Dezembro pelo Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Leiria, Vítor Lourenço.

O programa tem início pelas 10H30, com uma visita guiada ao Vale do Lapedo, seguida da cerimónia formal de inauguração do Centro de Interpretação Abrigo do Lagar Velho, pelas 12H00. Às 15H00, decorrerá uma sessão de conferências, aberta ao público no auditório 01 da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria (ESTG/IPL), com a presença dos investigadores Erik Trinkaus, antropólogo da Universidade de Washington (Saint Louis – EUA), Brian Pierson, antropólogo da Universidade de Tulane (New Orleans – EUA), João Zilhão, arqueólogo em exercício na Universidade de Bristol (Reino Unido), Francisco Almeida, arqueólogo do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) para além de Paulo Bártolo e Nuno Alves em representação da (ESTG/IPL) .

Erik Trinkaus é considerado por muitos como sendo o maior estudioso mundial da área da biologia e evolução Neandertal e ainda especializado em paleontologia humana, arqueologia paleolítica, anatomia funcional e biologia do esqueleto.Brian Pierson, para além da sua actividade académica, é especialista em reconstituições faciais forenses, tendo estado ainda ligado à criação de efeitos especiais de filmes como “Titanic”, “Alien - o regresso” ou “Star Trek: insurreição”. Participou na reconstituição da cabeça do menino do Lapedo.


João Zilhão é doutorado em arqueologia pré-histórica pela Universidade de Lisboa. Em Janeiro de 1996 foi designado responsável pelo projecto de criação do Parque Arqueológico do Vale do Côa. Actualmente é professor na Universidade de Bristol.O arqueólogo do IGESPAR, Francisco Almeida, tem participado como comissário científico na criação do Centro de Interpretação Abrigo do Lagar Velho.

2008 - INAUGURAÇAO DA VIA ALGARVIANA ?

Lido no excelente Blog
viajaremliberdade@blogspot.com
a intenção dos responsaveis por esta nova via pedestre a meia encosta do Algarve poderem incluir no seu traçado alguns pontos de estacionamento e de serviço para autocaravanas ate ao limite de 40 lugares!


A Via Algarviana consiste numa ligação pedestre entre Alcoutim e o Cabo de S. Vicente, com uma extensão de 240km. Pena é que nos aspectos culturais não se valorize o caminho de peregrinação ancestral e solar, místico e mítico para o Cabo de São Vicente... Pena é que não se valorizem os aspectos desta busca de uam finsiterra, de natureza milenar, contemporanea do Caminho de Santiago de Compostela, mas nunca tão valorizado... ora vejam esta informação:



... Cabo de São Vicente, naturalmente. Com um local mítico e místico. Vindo à costa o corpo de São Vicente, junto a este Cabo com o seu nome, depois do seu martírio no século IV, ali permaneceu durante séculos, foi vigiado por corvos até empreender em 1173 a viagem definitiva para Lisboa.
«Promontorium sacrum» dos romanos, este topo era lugar apropriado par venerar as forças e os espíritos que se elevavam acima dos poderes e saberes humanos. Os fenícios aí o elegeram como seu santuário ao deus Melqart, e os gregos veneraram o seu deus Kronos. E os milénios assim sucederam, confluindo num farol dentro duma muralha ao longo da escarpa, uma fortaleza inexpugnável. Uma defesa sempre vitoriosa na Costa Vicentina transformada hodiernamente em reserva natural.

Bem...esperemos que este alerta desperte os pedestres bem intencionados para os celestes mais acordados, interessados e disponíveis para darem uma ajudinha ....

É um Ministro, João, que o escreve...



Boa tarde Essa é precisamente uma das questões em que estamos a trabalhar, mas não nesta fase, mas na próxima, que esperamos iniciar a meio de 2008. Queremos estimular, de alguma forma, a criação de cerca de 40 lugares para autocaravanas ao longo de toda a via algarviana, junto das aldeias, de forma a dar a possibilidade aos caravanistas de ir para o interior, como também para dinamizar essas aldeias. Obrigado pela sugestão! Veio reforçar a nossa ideia acerca dessa necessidade. cumprimentos joao ministro .


Ora aqui está uma oportunidade, de leitores e amigos desde blog newsletter poderem dar uma ajudinha em prol da dignificaçao do autocaravanismo em terras do Reino dos Algarves.


Basta mandarem um mail para:
viaalgarviana@viaalgarviana.org e reforçarem a ideia da importância de estacionamentos que permitam a pernoita de autocaravanas, ou apenas de lugares em miradouros, e próximas de povoações que facilitem a sua visita, inclusive para tomar refeições, bem como de autênticas areas de serviço para reabastecimento de àguas, recargas de electricidade ou despejo de àguas cinzentas ou àguas sujas...

mais informações no site


sexta-feira, dezembro 21, 2007

Autocaravanas em Abrantes...no ano inteiro e tambem na assembleia geral do CPA


Parabéns a CM de Abrantes ....parabéns ao CPA....

(pelo apoio a AS e a realização por lá da assembleia geral de 2008) e aqui vão as indicações para parquear, abastecer ou pernoitar já que por "infelizmência"

...AINDA NÃO HA PLACAS COMO AS REFERIDAS NO POST ANTERIOR!


Turismo Itinerante (fonte: web site da CMA)

Autocaravanismo
As autocaravanas são o turismo itinerante por excelência e estando este sector em evolução, Abrantes não pode deixar de proporcionar condições para que todos possam vir conhecer esta cidade e suas gentes, usufruindo o que há de melhor neste concelho (paisagens, monumentos, gastronomia, desporto e ambiente acolhedor).

Área de serviço de autocaravanas
Coordenadas: N 39 27.13 e W 008 11.26 Aquapolis Margem Norte (Barreiras do Tejo - Abrantes).
Parques de pernoita para Autocaravanas
Parque urbano São Lourenço (até 48 horas)
Aquapolis margem Sul (até 48 horas)
Aquapolis margem Norte (até 48 horas)
Cidade Desportiva / Centro Coordenador de Transportes (até 48 horas)
Parques de estacionamento para Autocaravanas:
> Esplanada 1.º de Maio (até 90 min.)
Tribunal (até 90 min.)
Castelo de Abrantes (até 90 min.)
Aquapolis margem Norte (até 90 min.)

sera que o ridiculo mata?








Transcrição lida no blog da Triganinha....retirado do boletim da Federaçao dita de Montanhismo e tambem campismo:



" Paulatinamente a FCMP vai caminhando na senda mais difícil até hoje encontrada a nível dos Registos no Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Bastou...O sinal identificativo do Autocaravanismo com o símbolo de identificaçã de uma autocaravana tem o registo 395586; e a Área de Serviço Privada com a simbologia acima identificada tem número de registo 413830. Assim, e para que se conste, a utilização de tal sinalética ou de qualquer outra que com a mesma se confunda, necessita de autorização da legítima proprietária das marcas, a FCMP, sob cominação do seu uso indevido, constituir infracção."

O simbolo da esquerda é da Federação...
É plágio óbvio do que a LAPACA em Espanha adoptou...sendo verde para as aresa de serviço de itinerarios e amarelo para as dos parques de campismo
com ........ cercadura laranja...o oficial da europa é azul...e o do alenquer camping em verde escuro, integrado no seu logotipo, ....
Será que agora tem a Uniao Europeia de pagar royalties a Federação? sera que o Alenquer Camping vai poder a continuar a usar a cercadura verde no seu logotipo...e na placa de sinalizaçao do interior do parque sera que podera usar o simbolo universal de despejo em negro sem cercadura? Ver foto.

Ora bem.... area de serviço privada...

e se for pública? será infracção?

e se for municipal? paga cominação?

E se
e se estiver dentro de um parque de campismo?
E se amanha este sinal for recebido no nosso codigo da estrada (em azul, evidentemente) e for tornado obrigatorio para identificar as areas de serviço será que...a federação se vai opor? que os vai arrancar? que vai cobrar ?

e se o parque for privado?

e se for publico?

privada de quem?


da Federação ?...e há tantas....
e este sinal de pernoita? ainda nao esta registado pela Federação...

terça-feira, dezembro 11, 2007

Convite e boas festas de Natal da Marcampo


Aceitamos o convite para a FESTA EXPOSIÇÃO, dia 15 de Dezembro, sábado

...de material de campismo e de autocaravanismo da MARCAMPO.

E lá encontramos alguns leitores desta
newsletter, membros do CPA, autocaravanistas, caravanistas e campistas, e ainda o Sr. Veludo da Allianz que mantem o melhor protocolo do mercado para seguros de autocaravanas em colaboraçao com o CPA (e isto não é publicidade, mas sim informação privilegiada e sempre partillhada). Em caso de dúvida ou necessidade de mais informaçao info@cvseguros.com

domingo, dezembro 09, 2007

Ilha da Madeira, viagem de 48h




Já Chegamos a Madeira?
Não só já fomos, como já estivemos, e já voltamos…

As coisas são como são. Mais uma deslocação de natureza profissional que ocupava a tarde de sexta e o sábado dia inteiro… pretexto excelente para uma escapada na companhia de um dos cinco juniores da família para uns dias de relax…Bastava aproveitar o pretexto e ir logo na 4F para o Funchal…

E daí esta crónica curta de viagem de um local onde não se vai para andar de autocaravana, como foi o caso anterior de Malta… ou de Chipre, já referenciados neste blog newsletter. Aliás mesmo em campismo só foi visto uma placa de sinalização perto de Porto Moniz, e lá que há um Clube de Campismo no Funchal, é verdade, a sede num primeiro andar central estava aberta…caravana, só foi avistada uma. No meio de um campo de cultivo, sabe-se lá como lá foi parar, agora reconvertida em armazém de alfaias agrícolas, ou poiso e abrigo de caçador?

Inicialmente a ideia ate era comprar o bilhete do júnior com os pontos/milhas do cartão Vitoria de passageiro frequente da TAP/Star Alliance…mas a ideia acabou num logro, e desde já aqui fica o aviso aos outros incautos…as milhas ganhas são insuficientes em virtude de regulamentos invocados mas desconhecidos do passageiro…pois então as minhas milhas…
. para ir a Madeira são precisas milhas no valor de 20.000…para um bilhete que custa cerca de 250€..incluindo cerca de 70 de taxas
. não dá para fazer a viagem de regresso ao domingo…
. nem todos os voos dão direito a milhas! E assim não me foram creditadas milhas de viagens a Europa alegadamente por terem sido bilhetes de tarifas muito baixas….?
E acima de tudo há que pagar taxas cerca de 70 euros….

Ora bolas, promessa feita é promessa a cumprir e assim lá viajou o júnior com bilhete pago, e que neste momento não sei se dará direito a milhas…

O que sei é que…a alimentação nos voos TAP está mais do que miserável, que a viagem de ida demorou mais 1.30h de atraso, e assim logo que haja voos low cost para a Madeira será essa a via a adoptar. Eles Vêm ai.. e não tarda muito que mesmo pelo preço das taxas será possível viajar para o Funchal…a monopolista TAP que se cuide, e que não reveja o sistema que defrauda expectativas das suas milhas de bónus e vera o trambolhão que leva!





Mas vamos ao que interessa……….
Chegada ao Funchal mesmo com os atrasos à hora de almoço. Assim, saída de táxi do aeroporto (há preço fixo de quase 26€), curta paragem no hotel para largada de malas, e ainda no mesmo táxi, paragem na incontornável beerhouse, cervejaria com produção própria de cerveja, excelente local de almoço com vista para a marina e porto…o que se comeu? pois açorda de lagosta e camarão, e na companhia de excelentes amigos locais que deram as tácticas da curta disponibilidade de tempo livre! O tempo magnífico sugeria uma tarde de esplanada, mas turista não acidental também tem obrigações.

Foi o tempo de aceitar a gentil oferta de um carro de empréstimo por dia e meio, e logo ala ate à ponta de São Lourenço, direitos ao Machico, ao Caniçal, e ao Parque Eólico e ao Miradouro do Rosto…

As imagens falam por si…mas em resumo…
A Madeira turisticamente é (para além dos hotéis de luxo):

- Mar, linha de costa, escarpas,
- Quedas de água, ribeiras e levadas,
- Floresta luxuriante em especial a volta do Poiso,
- Sol, temperatura suave (cerca de 22º),
- Vias rápidas, túneis, pontes, viadutos,
- cyber cafés e Net centers em abundância,
- Peixe-espada, bife de atum, espetada de carne, milho,
- Bolo do caco, e poncha ( ex. de limão e maracujá),
- Táxis amarelos, teleféricos modernos,
- Igrejas riquíssimas, fortes, ruas de peões,
- Sotaque local, folclore animado,
- A animação das iluminações,e das bancas de Natal
- O Porto, os navios gigantes de cruzeiros e a marina,
- Flores e frutos tropicais, goiabas, anonas, bananas, etc.
- Vinho, bordados e artesanato de vime,
- Preços decentes (o iva é mais baixo). Tabaco barato!





Ora bem em resumo seguem algumas dicas…(de pouco mais de 24h)

- Vale a pena uma paragem no Machico e uma ida até aos miradouros da ponta de São Lourenço,
- Escolher um hotel ou uma residencial no Funchal, e dispor de um automóvel
- Visitar Câmara de Lobos (pela estrada velha), Cabo Girão. Miradouro do teleférico, São Vicente (cruzar a Ilha pelo Túnel) e Porto Moniz para espreitar as piscinas marítimas, naturais e artificiais
- Passar pelo Arco de São Jorge (visitar o Roseiral) e cruzar a Ilha pelo Poiso e Camacha atravessando a zona Florestal para ver as Laurissilvas
- Deambular pelas ruas pedestres do Funchal, pelos seus museus, pelo mercado, e subir ao Monte pelo teleférico, etc etc…

Não se deve mesmo, mesmo deixar de …
- Beber poncha ( cocktail de aguardente de cana, mel de abelha (haverá outro? ) e limão, maracujá, laranja ou tangerina….bem batida na altura, com ou sem gelo. Convém ter moderação…
- Comer o espada preto com banana, o bife de atum de cebolada, e a espetada ou em pau de loureiro ou com folhas de louro, por exemplo no LAGAR em Estreito de Câmara de Lobos,
- Ir ao Apolo, no Funchal, restaurante esplanada junto à Sé, com qualidade muito boa, preços baixos e ... descontos aos sócios do ACP de 10%...e beber chá no Golden Gate !
- Visitar o Mercado de cima abaixo e comprar sementes, e bananeiras com raiz e demais espécies para quem queira fazer experimentações de aclimatação no Continente,
- Dar uma volta de barco até a Fajã dos Frades…optámos pelo Catamaran Sea Born (25€ por 3 horas) e deu para ver uma tartaruga marinha, os golfinhos e baleias estavam de férias.

E assim foi, ida 4f de manha, para vencer uma distância de hora e meia de voo, regresso domingo também de manhã, portanto meio dia de 4F e um dia de 5F e meia manhã de 6F…o resto tempo intensivo de trabalho. Ficam as memórias e fica o registo da informação possível que as fotos ampliam.


Fica muito por dizer, mas outros que completem! Há sempre mais marés que marinheiros!



sábado, dezembro 01, 2007

BOAS FESTAS 2007-2008

a todos os autocaravanistas,
a todos os caravanistas,
a todos os campistas,
a todos os leitores,
a todos os amigos....
e para todos nós... MÚSICA !