segunda-feira, outubro 29, 2007

comissão da UE dá 10 prémios a turismo rural Europeu

Turismo rural: os dez melhores destinos na Europa



O Vice-Presidente Günter Verheugen entregou os prémios «destinos europeus de excelência (EDEN)» aos dez melhores destinos rurais emergentes por ocasião do Fórum Europeu de Turismo, que se realizou em Portimão nos dias 25 e 26 de Outubro. O projecto EDEN tem um duplo objectivo: chamar a atenção para o valor, a diversidade e as características comuns dos destinos turísticos europeus e promover aqueles onde o sucesso económico é indissociável da sustentabilidade social, cultural e ambiental.



Para além de promover a Europa como principal destino turístico a nível mundial, este prémio divulga a diversidade e a qualidade do seu turismo.
«O projecto EDEN apoia o turismo europeu e dá maior visibilidade a diversos destinos não tradicionais. Constitui uma plataforma para o intercâmbio de boas práticas a nível europeu, que premeia formas sustentáveis de turismo e modelos empresariais bem-sucedidos. Este projecto contribuirá para criar mais e melhor emprego no sector», declarou Günter Verheugen, Vice-Presidente da Comissão responsável pela política empresarial e industrial.

Nesta edição dos prémios EDEN foram seleccionados para participar dez países, cujos destinos foram pré-seleccionados por júris nacionais. No próximo ano, haverá outros sete Estados membros da UE (Bulgária, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Lituânia e Roménia) e a Turquia a participar nos prémios EDEN. Os dez destinos de excelência de 2007 são:


Áustria: Dirndl é a imagem de marca do Pielachtal (vale de Pielach)
Situado no sopé dos Alpes, o Pielachtal faz parte da província da Baixa Áustria. A cultura, a natureza, o estilo de vida, o artesanato e as especialidades gastronómicas deste vale conjugam-se numa rede de ofertas inovadoras. A Dirndl, ou cornisolo, é uma variedade de cereja que se cultiva no vale e constitui a sua «imagem de marca».



Bélgica: Durbuy, a cidade mais pequena do mundo
A comunidade de Durbuy situa-se na Valónia, em pleno coração das Ardenas, e é composta por 40 pequenas aldeias. A eficácia da sua justiça e a sua estrutura comercial valeram a Durbuy a elevação a «cidade» já na Idade Média. Assim, a cidade antiga de Durbuy tornou-se «a cidade mais pequena do mundo».


Croácia: Sveti Martin na Muri, património natural preservado
O concelho de Sveti Martin na Muri localiza-se no norte da Croácia, perto da fronteira com a Eslovénia e a Hungria, onde o Rio Mura entra no território nacional. Duplamente classificada 2
como destino rural e termal, Sveti Martin na Muri possui uma fonte de águas medicinais e é a maior e uma das mais bonitas estâncias termais da Croácia.

Chipre: Troodos, uma fuga agradável ao cosmopolitismo das estâncias costeiras
Troodos tem cinco regiões distintas, agrupadas em torno do Monte Olimpo. A região oferece uma ampla variedade de actividades e pontos de interesse: entre eles destacam-se os trilhos pedestres ou para bicicletas no espaço natural das florestas, os festivais que se realizam nas aldeias locais, a gastronomia tradicional da região e a descoberta dos tesouros culturais dos locais que fazem parte do «Património da Humanidade» da UNESCO.


Grécia: Florina concilia turismo com ambiente rural
A região de Florina localiza-se no norte da Grécia, na Macedónia Ocidental. A paisagem geográfica caracteriza-se por zonas montanhosas e semi-montanhosas e por planícies. As montanhas de Varnoutas, Vernon e Voras têm um centro de esqui e trilhos de caminhada de montanha que integram uma rede europeia. No sopé das montanhas, espraiam-se vales férteis e os seis lagos de Prespes.


Hungria: Örség, uma paisagem especial em harmonia com a natureza
A região de Õrség situa-se no extremo ocidental da Hungria. A sua paisagem singular caracteriza-se pela diversidade da beleza natural: montanhas e vales, grandes florestas de caducifólias e coníferas, prados verdejantes, charnecas, nascentes e riachos. Mas os turistas não são apenas cativados pela beleza da paisagem - a região oferece ainda tradições populares seculares, artesanato, produtos da agricultura local e um estilo de vida, que constituem outros elementos de atracção.


Irlanda: Distrito de Clonakilty, beleza natural harmoniosa
Situado na costa sudoeste da Irlanda, o distrito de Clonakilty caracteriza-se por inúmeros locais de beleza natural harmoniosa, facilmente acessíveis. Para além da oferta abundante de actividades, em terra ou no mar, dos espectáculos musicais e dos produtos frescos locais, há ainda toda uma série de monumentos, galerias de arte, pubs, trilhos pedestres e locais de pesca.

Itália: Specchia, onde a tradição se cruza com a inovação
Situada no sul da Itália (província de Lecce, região da Apúlia), Specchia é um local de grande valor natural e cultural e um importante centro da economia rural da região. Specchia é um exemplo marcante do cruzamento entre a tradição e a inovação. Por exemplo, o castelo de Protonobilissimo, que remonta ao século XV, coexiste com um centro de serviços digitais avançados, acessível ao público.

Letónia: Kuldiga, a Veneza da Letónia
A localização na região de Kurzeme, em pleno vale do rio Venta, e a sua zona histórica valeram à cidade de Kuldiga o epíteto de «Veneza da Letónia». Os seus recursos turísticos assentam no património histórico e cultural e no rio Venta, que é um dos maiores e mais pitorescos da Letónia. A cascata «Ventas Rumba» é a mais larga da Europa (240 m).


Malta: Nadur, um cenário natural raro e singular
Nadur situa-se na colina mais oriental da ilha de Gozo, uma pequena ilha do arquipélago maltês, a norte de Malta. Os campos agrícolas de Nadur produzem a fruta (maçãs, pêssegos, pêras, ameixas, laranjas, limões e melões) que abastece os mercados de Malta e Gozo. Nadur oferece ainda aos turistas um vasto património cultural e diversas paisagens de inigualável e invulgar beleza.





Para mais informações sobre assuntos europeus: http://ec.europa.eu/portugal/index_pt.htm

1 comentário:

Regina disse...

Olá. Quero desde já elogiar este blog pois pelo pouco que li parece-me ter artigos muito interessantes sobre turismo.
Encontrei aqui algo que me interessa muito neste momento que é o facto de abordar o projecto EDEN e os 10 destinos escolhidos no Fórum Europeu do Turismo. Eu estou a fazer um trabalho para a faculdade sobre Clonakilty. E estive a pesquisar e julgo que o tipo de turismo que mais se pratica em Clonakilty é o turismo ligado ao lazer, cultura e aventura. Mas gostaria que me confirmasse isto caso esteja certa. Caso esteja errada, gostaria que me esclarecesse esta parte. É que há poucos sites ainda sobre esta vila. obrigada e tudo de bom.
Regina Gonçalves

P.S pode deixar a resposta aqui a seguir ao meu comentário pois ainda esta semana virei ver se já me respondeu. Mais uma vez obrigada.