quinta-feira, agosto 30, 2007

A SIC em 21/08/07 reporta-se só ao campismo selvagem....

Somos de opiniao que o autocaravanismo faz parte do turismo itinerante, sem prejuizo de se fazer também campismo com autocaravanas.
Ponto é que se distingam as duas coisas...viajar em autocaravana, estacionar para almoçar num restaurante ou visitar um museu, ou nadar à beira da praia, é perfeitamente legitimo desde que o gabarito da viatura seja compativel em altura, largura e comprimento com os locais disponiveis para estacionar...e para pernoitar, ou apenas tirar uam soneca na viatura do tipo autocaravana (integral, capucine ou prefilada), ou de uma camper.
Nanda de mal advira ao mundo se tudo se passar como se do estacionamento de um automovel ligeiro se tratar. Isto é sem invadir mais do que o espaço do estacionamento, e logicamente sem violar as leis aplicaveis de ruido, lançamento de detritos ou liquidos na via publica etc...
Quanto a dormir mesmo, ou seja pernoitar, somos de opiniao que deve prevalecer alem do respeito pelas leis, uma atitude de bom senso e de bom gosto...para além de se dever prezar sempre a segurança. Ninguem decerto gostará de pernoitar em local que no dia seguinte seja campo de feira...nem local de encontro de marginais noctivagos...Para tanto ha que escolher parques adequados à pernoita, preferencialmente os indicados pelas autoridades de turismo ou policiais, e muitas vezes usados tambem por autocarros.
Alguns destes locais cada vez mais frequentemente são arranjados pelas camaras muncipais espcialmente para o efeito de pdoerem receber autocaravanas em eprnoita. Tem lugares de parqueamento amplos, pontos de agua e de esgoto, e muitas vezes ate alectricidade. Podem ser pagos ou gratuitos, e de utilização por vezes limitada a 48 horas. Não se destinam porem, nem a acampamentos prolongados, nem sequer a pratica de campismo.
Diferente é o campismo selvagem...em tenda, caravana ou mesmo autocaravana, fora de parques de campismo, a monte, sem condições de higiene nem de privacidade...a estes refere-se a reportagem da SIC, e não aos autocaravanistas que cumprem com as regras de comportamento internacional e também nacional, adoptadas por associações e movimentos ou clubes de autocaravanistas. Nós, os autocaravanistas com referências não nos devemos incomodar com as criticas que não nos são dirigidas, mas só e na medida que tal pode prejudicar todo um sector de actividade e lazer.
Todavia como cidadãos, não somos nem polícias nem fiscais nem juizes dos demais, apenas pelo nosso exemplo e pedagogia em intervenções publicas é que poderemos ajudar a elevar o nível de consciencia dos que ainda não se aperceberam que utilizar uma autocaravana não so dispensa do cumprimento dos mais elementares deveres de cidadania, responsabilidade cívica, e convívio social. Três regras básicas para quem vive em sociedade!

Apenas acrescentamos que também pode haver campismo selvagem em parques de campismo...basta que haja selvagens...quem não cumpra com a lei do ruido, as regras de circulação no interior do parque, a observância dos lugares de acampada, a utilizaçao civilizada dos sanitarios etc....
Como sempre, quem faz o monge, não é o hábito, é a consciencia, quem faz o autocaravanista , não é a autocaravana, mas a ética e a consciencia civica de quem é automobilista e turista de autocaravana...
se não conseguir visualizar o video da SIC neste Blog tente em http://videos.sapo.pt/Tq0hdW5PLs66MHHNnkwe

Sem comentários: