quarta-feira, maio 23, 2007

o melhor post dos outros blogs sobre autocaravanismo


o melhor post dos outros blogs esta em:
http://viajaremliberdade.blogspot.com/2007/05/que-no-h-mesmo-limites.html
http://viajaremliberdade.blogspot.com/


Ora vão lá ver....pois entendemos que a ausência de copy right, e a partilha de informaçao do autocaravanismo não é publicidade comercial, e muito menos a um BLOG.

Nós não fazemos censura, nem segredo...."nem caixinhas"

segunda-feira, maio 14, 2007

AS, BTS; CAMPINGS e parkings para autocaravanas


Mais um excelente serviço prestado pelo CPA - Clube Portugues de Autocaravanas aos autocaravanistas portugueses e estrangeiros ...

uma listagem de BTS, AS, Campings e stacionamensto para autocaravanas!

clicar em http://www.cpa-autocaravanas.com/
A riqueza desta Base de Dados depende de todos nós. Se cada um dos sócios partilhar o conhecimento dos locais:-- onde gosta de pernoitar-- onde sabe que à condições para pernoitar em segurança-- onde é possível tratar dos problemas da manutenção das AC
Esta base de dados pode ser um precioso instrumento para as nossas viagens. Já pensou em indicar aqui os locais da sua terra onde se pode estacionar em segurança?
Fazê-lo é muito simples:--
1º Entre no menu de pesquisa da Base de Dados;--
2º Se tem alguma informação que não consta da ficha (um bom restaurante, coordenadas GPS, ligações aos transportes públicos...) carregue no ícon do lado direito do quadro cujo "balão" diz "Completar Ficha";--
3º Se o que quer mesmo é acrescentar uma nova ficha, então no canto superior direito da página escolha a opção a azul Sugerir Novo Local--
4º depois de escrever o que entenda adequado, só tem que carregar no botão que está ao fundo da página para enviar as suas informações.Todos nós lhe agradecemos.
1- Áreas de Serviço para autocaravanas, tipificadas em 3 grupos: • Área de Serviço Certificada pelo CPA • Área de Serviço Municipal • Área de Serviço Privada (que pode ser em Camping) 2- Locais onde existem condições mínimas para pernoitar: • Campings (Municipal e Privado) • Local onde é habitual a concentração de AC • Estação Serviço/gasolineira • Parque Estacionamento • Outra Infraestrutura (parque urbano, praia fluvial, ...)3-Outro tipo de infra-estruturas: • Local com desconto nos combustíveis • Local de Estacionamento de Curta Duração (i.é, adequado para visitar cidade, etc. mas pernoita desaconselhada ou proibida)-----------------------------------------------------------------------------------Cada um destes tipos de infra-estrutura dispõe de uma ficha com as suas características detalhadas. Em função disso indica-se a sua aptidão: • Bom para Pernoita e Manutenção da AC • Bom apenas para Pernoita • Bom apenas para Manutenção • Não é usado por AC mas reúne condições • Desconhecem-se (solicita-se reconhecimento do local) • Sinalética Proibitiva AC Presente • Desaconselhável, Evitar • Local com Descontos Combustível------------------------------------------------------------------------------------É possível pesquisar a Base de Dados cruzando 3 factores em simultâneo: F1- a classificação atribuída pelo CPA (vide tópico ao lado); F2- as coordenadas de localização (País, Distrito, Concelho) F3- o tipo de infra-estrutura (conforme descrição supra)

Primeiro TEST DRIVE da NewsLetter: Knaus TI 700 UFB



Não é normal aparecem publicadas nas publicações portuguesas análises de apreciação de autocaravanas. Nem test drives.

Por um lado porque não existem publicações especializadas com dimensão para que o possam fazer. A versão (traduzida) em Portugal de Autocaravanas Camping y su Mundo...é incipiente, o Boletim do CPA não tem espaço, nem colaboradores disponiveis para todas as suas funções, na Revista do ACP, népias para o autocaravanismo, e as demais revistas do mundo automóvel, devem emtender que as autocaravanas são ovnis de outro planeta.
Quanto aos fabricantes...não fazem relações públicas deste género junto dos jornalistas, não tem viaturas para test drives, nem sequer vaituras de serviço. A publicidade apenas é em globo ao produto "autocaravana" (como no recente suplemento da Visão).
A solução está nas revistas estrangeiras, nos fora (não é erro, é o plural de forum), nos sites pessoais (poucos em Portugal) e nos blogs (ainda menos em Portugal) que se dediquem a estes temas do autocaravanimo, que mesmo assim pelas almas mesquinhas e fundamentalistas são acusados de publicidade, quando por informação se divulgam aos interessados...Claro que assim a emulação positiva não funciona, e esta censura ainda mais empobrece o meio autocaravanista português...
Pois....e portanto...
Assim entendemos fazer uma análise do modelo perfilado da Knaus em referência...o TI, 700 UFB.
Porquê? simplesmente porque acábamos de permutar a viatura existente Knaus Eiffland Capucine 650, de 2003 em Fiat Ducato 2,8JTD de 127CV, por esta nova viatura, e porque entendemos que partilhar informação é um sentimento socialmente util e responsável para a tribo dos autocaravanistas.
Mais ainda, porque a audiência deste Blog (ver estatisticas) assim o impõe por consideração para com o seus visitantes.....E ainda, porque estando em vésperas de uma viagem a Dinamarca e a à Bélgica, mista de trabalho profissional e de lazer, havera condições para um completo test drive.
As primeiras fotos que ilustram este texto são da Revista Camping Car Magazine, nº 187 de Fevereiro de 2007, que não vamos traduzir nem adaptar, porque para tanto nos falta a imaginação, e porque o modelo em referência não é igual ao analisado, e não é só na cor, que tem um azulado bem simpático. Por um lado, tem extras diversos, o preço também é diferente (ver campanha da Primavera da Marcampo em www.marcampo.pt) e o motor, sendo Renault Master, não é nenhum dos novos 2500 DCI de 146CV, ou de 120V, mas o anterior 3.000 DCI de 140 CV, e daí custar menos 2.240€ de tabela (?!).
Ora bem, comecemos então pelas características principais:
Em movimento...no arranque...do Semovente.
A primeira sensação é de potencia de motor, e ao mesmo tempo de suavidade. Sentem-se os 3000CC e os 140 CV, sente-se ainda mais a capacidade de a baixo regime desenvolver potencia, e assim abaixo dos 80 Km/hora pode-se andar em 5 velocidade (ao contrario do motor Fiat Ducato 2.8JTD). Agradavel também é a facilidade de constatar como rapidamente se pode meter a 6 velocidade ( uma novidade) e mante-la a velocidades relativamente baixas...80/90 e ate a menos que as 2000 rpm. Para além do motor, decerto que por ser uma perfilada em vez da capucine a que estavamos habituados, a flexibilidade de andamento é evidente, e este factor conta na aerodinamica da viatura e do seu CX.
Estranha-se o travão de mão...que tem dois tempos... estranha-se também, a ausência de óculo traseiro...vamos cegos atrás... e o retrovisor serve só para a maquilhagem do co piloto...e o rádio instalado, Grundig dos básicos sem CD, é suficiente...Quanto a gavetas de arrumações, para mapas, guias e demais acessorios há-as com fartura. Positivo também são os comandos do banco com mais um manipulo que o do Fiat Ducato. Visibilidade boa...mas a adaptar, menor que o vidro do Fiat... o volante é identico, tamanho pizza familiar.
Primeiro passo, meter combustivel. O depósito tem 100 litros...pelo que como a proxima etape prevista é uma saida por Vilar Formoso, a caminho de França...com o gasóleo por lá a menos 10 centimos que aqui...só se encheu meio depósito, que esperemos dê para ir ate a fronteira, e ai encher...e ir até para lá da fronteira francesa...portanto, convirá atestar antes de cruzar aquela fronteira, para pelo menos chegar a Paris com gasoleo espanhol...
Os primeiros 40km sem historia. Arranque do parque da Marcampo no Colegio Militar, gasóleo na Galp da 2ª circular (claro com desconto de 5 Cents do talão Continente), auto-estrada até ao Alenquer Camping, boa nota para o motor na subida dos socalcos, e estacionamento. Aqui notam-se os mais 60/70 cms de comprimento que a Capucine, mas nada do outro mundo. A autocaravana é mais baixa (não precisa de degrau suplementar) tem o porte-a-faux longo...a ter em atenção em lombas e rampas...
Mas desta vez não deu para o parking test...a antena e a televisao parecem funcionais, o toldo Fiamma tambem (extras), a verificação do painel de controle de electricidades e aguas está mais simplificado, a cassete do WC é de menor dimensões que no modelo capucine...e a alavanca da agua cinzenta para escoamento nao levanta problema, o pneu sobressalente...esta lá para o meio da viatura...nem sei como de lá o tirar...a mesa por detrás da condução é funcional e basculante, facilitando a circulação cabine/habitáculo e para transformação em cama estreita...para dois miudos(?) ou um adulto. Note-se que o livrete português permite 4 lugares. O frigorifico é inteligente na selecção das fontes de energia, e gigante...150L.
Ah!...falta acrescentar que para fechar ou abrir os vidros, usa-se o comando electrico, e que o fecho de portas é de comando na chave, coisas inexistentes na mais espartana Fiat Ducato da Capucine Knaus de 6,50.

quinta-feira, maio 10, 2007

areas de serviço em toda a europa e em mapas....

Para preparar viagens com mapas na net...para alem do via michelin, e do proprio google earth, ter presente para Portugal o serviço de mapas do Sapo:
http://mapas.sapo.pt/#c39.53254_-9.16518_5


Para um link que podia ser excelente..., mas que afinal é pouco útil , com mapas google não copiaveis...clicar abaixo...mas para desespero de quem vai ou pensa ir à Terrugem...
pois cliquem lá em Terrugem Portugal, e vejam onde vão parar!


Outro site, para não localizar em mapas copiaveis, e com informaçao de pouca qualidade, apenas mediocre, embora util

http://www.vehicule-loisirs.com/02_informer/bornes-services.asp

domingo, maio 06, 2007

encontro de autocaravanistas na Terrugem?

Pois pode ser que sim.........

Um grupo espontaneo e autónomo de autocaravanistas manifestou-se publicamente, quanto à possibilidade de aproveitarem o fim de semana XXL do 5 de Outubro para um raid...e encontro na Terrugem, no Alentejo, onde aliás existe uma area de serviço e pernoita para autocaravanas.
Sobre o local...ver http://www.jfterrugem.pt/

1

sábado, maio 05, 2007

autocaravanistas a pé...no caminho de Santiago

Alguns autocaravanistas desta vez vão deixar o volante das suas semoventes, e partir a pé em peregrinação até Santiago de Compostela.

Este desafio esprititual e físico também, terá lugar a partir de 17 de Setembro e durante 8 dias até 25 do mesmo mês de 2007.

A partida será feita da povoação de Cebreiro, a cerca de 150Km de Santiago, no termo do medieval caminho francês. (ver no link para you tube com video de um brasileiro que cobriu em monociclo este percurso)
Mais informações em http://bardoalem.blogspot.com

novos guias alemães de areas de serviço para AC




Para quem saiba alemão...basta ir ao site

http://www.promobil.de/home

Para quem não saiba alemão...é tomar nota das publicações e tentar compra-las em viagem, ou via net. Trata-se de guias de areas de serviço e parkings de pernoita na Alemanha, e ao que dizem os franceses, são excelentes....

sexta-feira, maio 04, 2007

LISTA DAS NOVAS AREAS DE AC EM ESPANHA



Aqui vão as últimas noticias...da PACA espanhola, e da revista espanhola de autocaravanas!

(fonte CAMPING SALON-SALON, ver nos links deste Blog)


Siguiendo un orden cronológico, destacamos el área inaugurada en Jalance, segunda dentro de la Comunidad Valenciana, durante los días 2, 3 y 4 de febrero, una iniciativa que puso en marcha el ayuntamiento de la localidad y la Plataforma de Autocaravanas Autónoma de ámbito estatal (PACA). Este recinto ofrece, además de un aparcamiento adecuado para el estacionamiento y estancia de vehículos, estaciones sanitarias que facilitan la evacuación de las aguas residuales y una toma de agua potable.


A finales de mes de febrero, 23, 24 y 25, se llevó a cabo la apertura del área de servicio en la localidad pacense de Villa de Don Benito, una ciudad al norte de la provincia de Badajoz que cuenta con 35.000 habitantes.


El fin de semana siguiente, entrado el mes de marzo y bajo un concurrido programa de actos, tuvo lugar la inauguración de las instalaciones del área municipal de servicios para autocaravanas en Monforte de Lemos (Lugo), una de las más grandes de España con cerca de 2.500 m2 de superficie y con posibilidad de aparcamiento para cerca de 40 autocaravanas.


Entre los días 16 a 18 de marzo, el ayuntamiento de Villada (Palencia), con la colaboración de la Asociación Antiguo Camino de Santiago de Compostela y la Plataforma de Autocaravanas Autónoma (P.A.C.A.), inauguró el área de servicios para autocaravanas.


Y una semana más tarde el turno fue para la provincia de Salamanca, en concreto para la localidad de Villa de La Alberca, que acoge unas instalaciones enclavadas en la belleza del paisaje y su increíble patrimonio arquitectónico, humano y gastronómico, que hicieron de esta inauguración una concentración muy atractiva para los autocaravanistas.


Simultáneamente, se estaba celebrando en la localidad de A Pontenova, Lugo, la presentación oficial del área de servicio con capacidad para 8-10 autocaravanas, emplazada en un lugar céntrico de fácil acceso.


El último de fin de semana de marzo estuvo protagonizado por la localidad de Legazpi, Guipúzcoa, que acogió la inauguración de un área de servicio instalada en una zona situada en el centro de las capitalas vascas: Irán, Bilbao, San Sebastián y Vitoria.


Durante el mismo fin de semana, y un poco más al sur, en la localidad de Aranda de Duero, Burgos, se abrió el área de servicio de autocaravanas más reciente, en un acto que contó con un prolijo programa de actividades.

Como se fazer sócio do CPA- Clube Português d Autocaravanas


Sabia que já é possível fazer-se sócio do CPA ( o único clube portugues de autocaravanismo) sem sair de casa?

Basta ir à página de rosto do sítio do CPA http://www.cpa-autocaravanas.com e carregar no respectivo link que se encontra na zona central da página.

Se tem dúvidas sobre as vantagens de ser sócio, leia este tópico:
http://cpa-autocaravanas.com/forum/index.php?topic=193.0

revista Visao, suplemento de turismo e vida ao ar livre


REVISTA VISÃO - ESPECIAL TURISMO AR LIVRE
Saiu 5ª feira dia 3 de Maio de 2007 com a Revista Visão um Caderno Especial inteiramente dedicado ao Turismo Ar Livre.
Suplemento com 42 páginas onde pode ler algumas crónicas, dicas interessantes sobre Caravanas e Autocaravanas. Locais a visitar, histórias contadas por algumas caras conhecidas, fontes de informação, guias online, comprar novo ou usado e suas garantias, o bom de fazer férias ao ar livre, e muito mais.....mas só com interesse para o público em geral, e que tome contacto com estas realidades pela primeira vez...
( na foto, templo romano junto a ponte de Alcanatara, Espanha)


com a devida vénia transcrevemos o post de NUNOR publicado no forum do CPA- Clube Portugues de Autocaravanas, e que subscremos:


A minha opinião é francamente negativa. Quem não conhece os problemas com que nós nos debatemos quando utilizamos uma autocaravana, julga que tudo é um mar de rosas e são só facilidades.
Não é com este tipo de publicação que se melhora as condições para o autocaravanismo em Portugal.Dos poucos aspectos positivos destaco a excelente qualidade gráfica da revista com inúmeras fotografias de sonho. A leitura é fácil e rápida, já que se tratam os assuntos de uma forma bastante superficial.
Este caderno é essencialmente comercial, virado em exclusivo para os comerciantes e anunciantes. Apenas se faz a apologia do que de positivo tem o caravanismo e autocaravanismo e contém bastantes erros, omissões e informações incorrectas.
Onde está o jornalismo neste destacável? Onde está a missão formadora e informativa? Pior ainda, induz em erros potenciais utilizadores, com o único propósito de levar à compra destes equipamentos.Exemplos:Na crónica das páginas 4 a 6, não assinada, transmite-se a ideia (errada) que é possível pernoitar em qualquer lugar, chegando-se a dizer "O nosso itinerário levou-nos a pernoitar perto de outras praias..." Como é possível escrever isto, sabendo-se que os Planos de Ordenamento da Orla Costeira proíbe exactamente este comportamento? Como é possível fazerem-se trabalhos destes sem haver a preocupação de se documentar e pesquisar sobre os temas que se aborda?Mais à frente outro erro crasso. "Despejámos o depósito de detritos da casa de banho num local próprio apenas existente nos parques (de campismo)..." Será que a publicidade a vários parques de campismo feita neste destacável, fez com que se tivesse que a dar a sensação que é imprescindível utilizar parques de campismo?
Na página 12 surge uma novidade. Fala-se na "Federação Europeia de Campismo" para invocar estatísticas sobre o mercado de caravanas e autocaravanas na Europa. Federação Europeia de Campismo?!? Na página 14, surge uma tabela com as vendas de caravanas e autocaravanas na Europa. A fonte é a "Federação Internacional de Campismo de Caravanismo" Será a tal Federação Europeia de Campismo referida na página 12?Aparecem estatísticas referentes a Portugal, que a entidade responsável em Portugal pela elaboração destas estatísticas, a ACAP, não possui..... Mais uma para o saco....Quando não se tem, inventa-se?
Em geral ao longo do caderno, não há uma distinção clara entre caravanismo e autocaravanismo, confundindo-se em muitos casos uma coisa com a outra e chegando ao ponto de se afirmar na página 35, numa rúbrica sobre perguntas frequentes, com o título "Tire as suas Dúvidas" mais uma informação errada. À pergunta "Há algumas restrições especiais de circulação?" é respondido que não e afirma-se que "Mesmo as caravanas podem parar uma noite numa área de serviço, em trânsito para outro destino". Terão estes jornalistas ouvido falar numa coisa chamada Código da Estrada??
Na rúbrica pesquisa online, onde se aconselha a consulta de determinados sites antes de partir em viagem, o CCL, vem referenciado como Clube Campista de Lisboa e o CPA, aparece em duplicado como Clube Português de Autocaravanas e Clube Português de Autocaravanismo!!!!
Falta neste destacável, a abordagem às àreas de serviço, aos problemas e restrições ao estacionamento, aos comportamentos menos correctos, aos correctos procedimentos dos utilizadores de autocaravanas, etc., ou seja, falta aqui tudo o que possa trazer problemas à venda de caravanas e autocaravanas. Em jeito de conclusão, é de registar o interesse numa publicação deste tipo sobre o autocaravanismo, mas esperava-se muito mais cuidado na sua elaboração e sobretudo que o mote desta publicação fosse a informação e formação e não a vertente comercial.

terça-feira, maio 01, 2007

1300 Km de AC na ponte de 1 de Maio, 2007

Ora bem...

Mais uma volta em autocaravana, mais umas reviravoltas. Mais umas dicas, desta vez num estilo mais flash !

1) o básico...saída de Alenquer, do Camping, domingo pela manhã, seriam umas 9.30h ja montados na semovente de sempre a Fiat Knaus 2,8JTD de 2003, já passados 50.000Km, e na equipagem o "je" e consorte. Depósito ainda com gasóleo de preço espanhol, da última volta da zona de Marvão.












2) Itinerário a olhómetro dependente da meteorologia que apontava para borrascas e "chubascos". Zona possível a velha Lusitania (Terras da Luz) de capital em Cáceres. E aí fomos nós. telegraficamente...Alenquer-Badajoz com a luz avisadora percorridos 600km com o depósito, foi reencher a 0,935 e a perfazer a média de 11L/100. Pleno seguinte foi em Alcantara, para chegar até Alenquer outra vez. Pois retomando...o fio à meada...Badajoz, Guadalupe da Virgem Negra (vale a pena), Cáceres (pernoita gratuita no Albergue Municipal a 10 minutos do centro coordenadas N - 39º 28' 49,4W - 06º 21' 59,4 ), Coria, Plasencia, Alcantara (vale muito a pena), Monfortinho (esquecer) Monsanto (vale a pena) Idanha a Nova (esquecer), Castelo Branco (justifica-se, e a Ac sobe até as muralhas onde tem estacionamento...), Figueira da Foz( idem). O percurso entre Castelo Branco e Figueira, pela IC-8 esta muito razoável.








3) Gastronomia...de registar os preços em Espanha, mais uma vez...em Cáceres, a Praça Maior, na esplanda no EL PATO, menus completos a 9 euros, com entrada (migas) prato principal (prueba de cerdo), sobremesa, pão, azeitonas, e meio litro de vinho...ou 12 euros, com perdiz...em Plasencia, outra vez na Plaza Mayor, em esplanada do DANUBIO, para dois 25,70€ por cervejas, uma tábua ibérica de queijos e embutidos (enchidos e presunto), café, sobremesa.
Em Portugal, registe-se um jantar em Castelo Branco no PINGUIN, com queijo regional, bifes, vinho ...de Pias..café, sobremesa 23,75, e na Figueira da Foz, junto ao mar no OCEANICA, o record com 31,70€!

4) médias sempre a olhómetro cerca de 11L/100Km, na ordem dos 9okm/H Às 2000RPM.
Duas noites fora, uma em BTS oficial (Caceres) e gratuita, e outra em Camping (Castelo Branco) por 5,18€. Média de gastos, tendo em conta os três dias e as 2 noites....84€, por duas pessoas. Regresso antecipado no próprio dia 1, logo depois do almoço na Figueira da Foz por causa do mau tempo de chuva...paciência!


5) anotações de viagem ...para além das ficam na memória, e nos olhos, ouvidos e paladares..e ate no tacto das pedras, por exemplo em Monsanto...partilham-se aqui algumas....
as cegonhas, os ninhos e os juvenis a espreitar deles...às centenas, as andorinhas em esquadrilhas imensas, e em Monfortinho ate parecem os únicos seres vivos da criação, os buteos (aguia de asa redonda) e mais cegonhas, frequentes em Espanha, os peregrinos e andarilhos (em Guadalupe) as AC...e os piscares de luzes e acenos de paz com a mão esquerda nos cruzamentos, as rolas de manhã, os rouxinois de tarde, os ouriços cacheiros esmados nas estradas, e a chuva no regresso!