sábado, setembro 16, 2006

autocaravanismo tambem nos blogs do semanário SOL....e

Blog no Sol criado dia 16 de Setembro



Já foi colocado um post num novo blog do semanário SOL , que reflecte o artigo do Publico de hoje domingo, 17/09/06, comentado no BLOG de autocaravanismo do Semanário SOL:


Duas páginas, do Publico, 26 e 27 sobre o tema.comentárioO clássico problema deste sector, falta de legislação, bem poderia ser compensado por atitudes pragmáticas e de bom senso, quer de autoridades públicas a nível nacional quer das locais. Por exemplo, porque é que as inspecções das viaturas e a sua velocidade máxima, não são as mesmas que as demais viaturas até ao peso de 3,5t ( se for esse o peso da autocaravana mais comum?). Porque não olhar o que se passa em Espanha? Porque não as Câmaras criarem parques de estacionamento (não de campismo) adequados às autocaravanas, obviamnet dotados de parquímetros, se necessário? Porque é que o Automóvel Clube de Portugal não integra este sector nas suas preocupações...será por não ser tão chic como o golf, ou menos radical que os dos motards?Sempre haverá talvez, umas sete razões para este negligenciar do autocaravanismo como segmento emergente e valioso do turismo, acarinhado em França principalmente, mas enjeitado em Portugal:
1) os governantes, sentados em viaturas topo de gama não sabem nem querem saber de turismo que não seja em hoteis de 5 estrelas e em viagens de avião de 1º classe....idem os srs deputados .
2) os presidentes de câmaras são "elections motivated" e não há imobiliárias, nem patos bravos, nem empresários urbanizadores que os ajudem a "pensar" em captar turismo de novos segmentos...
3) o mercado da oferta é pequeno, incipiente em grande parte, individualista e mais "comerciante" do que do sector dos serviços ou da produção logo, pouco se preocupa com a post venda...e o cliente.
4) o sector associativo dos utilizadores também é fragilizado, pelo autismo do ACP (em 2006...), e pela pequena dimensão do Portal do Campingcar e do CPA (Clube Portugues de Autocaravanas) que tira 1200 ex do seu Boletim...
5) a Comunicação social, sem pressão de anunciantes do lado da oferta do autocaravanismo, não considera politicamente correcto ou interessante nada que não seja opção dos grandes empresários, dos políticos, ou das tias...e assim só muito pontualmente é que dedica algum espaço ao tema.
6) Os parques de campismo, na sua maioria, não se adaptaram ainda ao fenómeno das autocaravanas, o que significa deverem ter locais proximos das entradas para o seu estacionamento de 24h, preços mais adequados, e ainda serviços próprios de àgua e despejos para aquelas.
7) os comerciantes, através das suas associações, ainda não se aperceberam que os autocaravanistas são consumidores do comércio tradicional todo o ano, gastando em média 50 euros, por dia e por pessoa, pelo que interessa proporcionar-lhes estacionamento fácil...Ou não será assim?

Ver mais em:

Entretanto Público de domingo 17/09/06 traz reportagem sobre autocarvanismo nas pags 26 e 27:

As autocaravanas estão no meio de nós
Por Bárbara Wong (Textos) e Enric Vives-Rubio (fotos)
Normalmente são vistas perto da água. Junto a lagoas, barragens, em cima das falésias ou mesmo junto a monumentos. São motivo de alegria e de liberdade para quem as utiliza, mas de preocupação para os que as vêem cada vez mais e em todo o lado
Alugar antes de comprar
Direitos e obrigações
SOCIEDADE
Paulo Aguiar fez um escritório ambulante

Sem comentários: