terça-feira, julho 11, 2006

FIM do CAMPING de MONTE GORDO???

Fonte, diário de Notícias de 11 de Julho, 2006, pag 27

Parque de campismo de segunda dá lugar a hotéis de primeira
Paula Martinheira

A Câmara de Vila Real de Santo António quer avançar com o Plano de Pormenor da Zona Nascente da localidade, que prevê a criação de uma zona turística de qualidade no local onde está implantado o actual parque de campismo. Construído há cerca de 40 anos, com capacidade para 2100 utentes, o Parque de Campismo de Monte Gordo está a rebentar pelas costuras, tendo sido um dos chumbados recentemente pela Deco.
A autarquia pretende relocalizar o equipamento, no âmbito do Plano de Pormenor da Zona Nascente de Monte Gordo, mas o processo não avança por alegada falta de resposta do Instituto de Conservação da Natureza (ICN).É que o parque de campismo está situado na Mata Nacional de Monte Gordo, gerida pelo ICN, organismo que, através do então director do Parque Natural da Ria Formosa, propôs à câmara, em Junho de 2005, um protocolo de colaboração para a gestão conjunta da Mata, no sentido de lhe dar usos múltiplos e requalificá-la.
Luís Gomes, o actual presidente da autarquia, lembra que o documento foi aprovado pela câmara e assembleia municipal, tendo ficado desde então em "banho-maria"."Quanto fui eleito, há sete meses, retomei de imediato o processo.
Qual não foi o meu espanto quando o ICN me comunicou que não reconhecia o protocolo", referiu o autarca ao DN, considerando que esta postura é "escandalosa e absolutamente inqualificável, tanto mais que foi o próprio ICN que propôs o protocolo". Luís Gomes pediu na semana uma reunião "com carácter de urgência" ao Secretário de Estado do Ambiente, para "clarificar de uma vez por todas a situação".
O presidente do município de Vila Real de Santo António salienta que o impasse gerado pelo ICN está a entravar não só as necessárias intervenções na Mata, uma "área muito sensível, sujeita a fogos florestais", como também todo o normal andamento do Plano de Pormenor da Zona Nascente de Monte Gordo, previsto pelo Plano Director Municipal há 14 anos.
Trata-se de uma área global de 18 hectares, que de acordo com o PDM, deverá ser transformada numa zona turística de expansão, integrando um espaço de 90 mil metros quadrados de construção, com dois hotéis de cinco estrelas, precisamente no local onde está implantado o parque de campismo, bem como uma ampla zona verde com cerca de cinco hectares.
Para Luís Gomes, as medidas previstas pelo plano, da autoria do urbanista Sidónio Pardal, que "respeitam integralmente quer o PDM, quer o Plano de Ordenamento da Orla Costeira Vilamoura/Vila Real de Santo António", vão permitir, por um lado, "aumentar a qualidade da oferta turística da zona, já que Monte Gordo não tem um hotel de cinco estrelas" e, por outro, "construir um parque de campismo novo, numa área de 12 hectares, com todas as condições e requisitos exigidos por lei".
"O próprio parque de campismo é um projecto estratégico, inserido no âmbito da valorização da oferta turística de Monte Gordo", salienta o autarca.Com o mesmo objectivo, a câmara prepara-se para intervir na requalificação paisagística de toda a frente de mar de Monte Gordo, conhecida por Calçadão.
Das intervenções previstas, que deverão estar terminadas antes do Verão de 2007, o edil destaca a criação de parques de estacionamento subterrâneos, zonas de lazer e de animação (com bares e restaurantes) e parques infantis.

Sem comentários: