quarta-feira, julho 04, 2012

Homenagem à co-piloto Vera Nandin de Carvalho na inauguração do parque de merendas e ciclovia da Avó Vera anexos ao parque de autocaravanas em Pedrógão do Alentejo


(Vera 1950-2012)

PROGRAMA DO ENCONTRO DE AUTOCARAVANISTAS E INAUGURAÇAO DA CICLOVIA E PARQUE DE MERENDAS DA AVÓ VERA
NO ALQUEVA CAMPING-CAR PARK de PEDRÓGÃO
13 a 15 de JULHO de 2012
Nota Explicativa:
Dia 14 de Julho será feita uma homenagem a VERA NANDIN DE CARVALHO, vítima de cancro dia 1 de Março de 2012, co-fundadora da empresa familiar proprietária do Alenquer Camping e do Alqueva Camping-Car Park de Pedrógão do Alentejo, bem como da Tertúlia Cultural do Bar do Além e do TCA – Touring Clube de Co-pilotos e Autocaravanistas, e viajante dos relatos de viagem de autocaravana de She and Me, aqui neste Blogue.
Participam nesta homenagem, além de amigos e familiares, um grupo de autocaravanistas, entre outras pessoas, que podem assistir naturalmente a todo o programa que se divulga, e que inclui a 1) inauguração da ciclovia 2) do parque de merendas anexos ao parque de autocaravanas, e 3) do Miradouro do Grão-Mestre e que integram a futura Quinta pedagógica, pela Sra. Presidente da Junta de Freguesia de Pedrógão.

Na ultima semana que precede esta iniciativa, serão introduzidos neste mesmo local as actulizaçoes de programa que se justificarem. A lotaçao é limitada. As inscrições prévias são indispensaveis.
Informações:
Inscrições gratuitas. Custos por pernoita, e por autocaravana 5 euros/noite
Contactos para reservas: camping@dosdin.pt,
Outras informações: telef. 213552070 (horas de expediente semanal)
Dia 13 de Julho, sexta-feira
Chegadas de tarde. (EN nº 258 Km 38,5)

ULTIMA HORA: as 17h em ponto visita excepcionalmente autorizada pela EDIA de travessia a pé da parede da Barragem de Pedrogão. Os interessados devem dirigir-se de autocravana (ou a pé) directamente ao estacionamento da margem direita do Guadiana ate as 16.50h
Ao sol posto, possibilidade de assistir ao lançamento das redes de pesca fluvial do barco do Mestre Rosa da margem esquerda do regolfo do Guadiana, junto a Igreja da Orada (cerca de 1,5Km do parque de AC)
Jantar livre

Dia 14 sábado
6.00h possibilidade de assistir a recolha do peixe das redes do Mestre Rosa e de encomenda na hora para grelhar e assar ao jantar de sábado no parque das AC.
8.30h -chegada do padeiro
10h - passeio pedestre até Pedrógão em caminhada através de propriedades agrícolas, incluindo para compras no mercado municipal.
12h- descerramento da placa da ciclovia e caminho pedestre da Avó Vera, pela Presidente da Junta de Freguesia de Pedrógão, Dona Peregrina Paixão
Oferta no ato, de livros usados para o centro de dia de Pedrogão, à Presidente da Junta,
12.15h Cante Alentejano pelo grupo coral feminino de Cantares da Granja
Almoço livre dos autocaravanistas, nas duas mesas de pic nic sob as azinheiras do parque de autocaravanas Alqueva Camping Car Park, no parque de merendas, ou nas autocaravanas, ou ainda, para quem se inscrever, sugere-se o espaço Restaurante típico Charrua em Pedrógão (preço refeição completa cerca de 10€ em alternativa, um prato de peixe- sopa de cação e um de carne -ensopado de borrego).
16h-Visita guiada: Explicação do projeto e resort do Alqueva Camping- car Park e da Quinta pedagógica, incluindo das 2 mesas do parque de merendas, do charco pateira (registado no programa charcos com vida) e percurso com caminhada pela pista clicável, incluindo travessia das três pontes (She and Me, dos cinco Irmãos e das duas Netas) e subida ao Miradouro do Grão Mestre, onde se encontra o trono de Salomão.
Em organização da caça ao tesouro, peddy papper, ( se houver crianças)
20h- Jantar livre, eventualmente com produtos frescos do mercado, o peixe adquirido e assado pelo Mestre Rosa, com apoio da utilização da churrasqueira para grelhados do parque de autocaravanas; (alternativa Restaurante Cantina da Orada, a cerca de 8Km, ou o Charrua, Vermelhudo e Azenha da Aldeia em Pedrógão).
21.30h. -Percurso pedestre noturno com archote, pela Ciclovia
22.30h – Minuto de silêncio para contemplação do firmamento com lançamento beijos de luz - com fogo de artificio preso, pelo autocaravanista e comandante de bombeiros, Clemente Mitra.


Dia 15 domingo
9.30h- Abertura de uma fornada em forno tradicional de carvão vegetal do carvoeiro artesanal Sr. Miguel
10h  Passeio pedestre  até à central elétrica elevatória da EDIA, na margem esquerda do Guadiana Barragem de Pedrógão, com travessia do rio pela ponte de Pedrógão do Guadiana na ida e no regresso .
Partidas e despedidas
Regresso para norte por 3 percursos rodoviários sugeridos: 1) pelas Ruínas Romanas de São Cucufate (Vidigueira) 2) pela Marina da Amieira (Alqueva) ou 3) por Moura, Mourão e Monsaraz. Para sul, regresso por Beja.
Nota 1: A quem não tiver autocaravana, e desejar alugar uma, será fornecida a pedido, uma listagem de empresas do sector. A quem por ventura desejar pernoitar em alojamento hoteleiro, (Pedrogão/Vidigueira) será dado o mesmo seguimento com indicação de soluções de turismo rural da zona.
Nota 2: Mais informação no facebook em Alqueva Camping- car park Pedrógão e no grupo facebook 1 CAFE e 1 AUTOCARAVANA, no Roteiro Campista (2012) e ainda no banco de dados do Camping Car Portugal, CAS, Intercaravanas, Autocaravanismo Virtual, CPA, entre outros. O programa atualizado será enviado a pedido dos interessados, por mail.
Nota 3: O parque de turismo de autocaravanas de Pedrogão (Alqueva Camping-Car Park) criado ao abrigo da portaria 1320/2008, destina-se exclusivamente a autocaravanas itinerantes e autónomas, e por isso não dispõe de fichas elétricas nem de sanitários, mas apenas de energia elétrica solar de iluminação da receção, e de uma estação de serviço para autocaravanas (agua e saneamento)
Nota 4: os Autocaravanistas que o desejem, podem adquirir por 50 euros um porta-chaves  com a chave do acesso ao do parque de turismo de autocaravanas de Pedrógão, com direito e possibilidade de entradas ilimitadas e estadias ilimitadas durante um ano (12 meses) e a qualquer hora do dia ou da noite, pois a chave permite abrir o cadeado do portão, mesmo que encerrado. Ver em www.dosdin.pt/camping/alqueva

Mail de contacto: camping@dosdin.pt

Vera: Vivat, Vivat, semper Vivat!

 

2 comentários:

Edurana disse...

Amigo: Podem estar aí centenas, mas certamente que haverão milhares que vão viver essa homenagem mesmo longe. O amigo está desde a 1ª hora no meu rol de pessoas que me dizem qualquer coisa. Assim, mesmo ausente estarei presente em pensamento, e certamemte baixinho lhe darei um abraço.
Bem haja

Edurana disse...

Amigo: Como lhe informei aqui estou a escrever o meu abraço. A vida é mesmo assim a ausencia é recompensada, ou pelo menos atenuada, com a presença dos amigos.Que tenha aquilo que merece.
Bem haja