domingo, março 06, 2011

Como decorreu a II Tertulia 1 café e 1 Autocaravana em 19 de Fevereiro. Valeu a pena?

Vitor Silva o orador com a "banca" montada

Como decorreu a II Tertúlia 1 Café & 1 Autocaravana?


Pois decorreu em três tempos, como é próprio das dinâmicas consistentes. Tratou-se de um bom, e completo de conteúdos, encontro autocaravanista. Como as fotografias comprovam!
 (Atenção mais que muita)
(Todos a ouvirem dicas vividas sobre Marrocos)

1º Realizou-se a Tertúlia do sábado dia 19 de Fevereiro, desde cerca das 17h até pelas 20h. Capitão Haddock fez as honras da casa, com vasta exposição de bibliografia e cartografia sobre o tema Marrocos. Muitos detalhes e informações. Muitas perguntas e respostas objectivas. No final regista-se o apontamento possivel.

2º As co-pilotos do TCA- Touring Clube de Co-pilotos e Autocravanistas, e não só, organizaram-se espontaneamente, e quem quis participou num agradável jantar ad hoc, em que cada um levou do seu e comeu do que havia, com algum reforço pontual e com baixos custos partilhados.

3º Depois de jantar, no Bar do Camping os autocaravanistas que entenderam ficaram conversar e a ouvir o dotado companheiro e amigo Lucas Dasilva nas suas baladas bem acompanhadas pelo virtuosismo da sua viola. Era meia-noite passada, quando com pena, uns recolheram as suas autocaravanas e outros ainda regressaram de carro a suas casas.


Mas ficou a possibilidade de se manter esta experiencia inédita no mundo autocaravanista, centarda num grupo do facebook. Assim será ao longo de umaja prevista  III tertulia (dia 19 de Março) sobre tema autocaravanista a identificar, uma IV tertúlia (dia 16 de Abril) sobre o tema generalidades e dicas técnicas com JJ Carvalho dos Santos, e uma V tertúlia (dia 21 de Maio) com o guru do GPS Duarte, se tudo o permitir. Provavelmente que os trabalhos e encontros do grupo (aberto) terminarão antes das férias de verão, com uma ultima tertúlia em almoço (25 de Junho) mas a seu tempo isso se verá, e quando, depois de férias se fará o reencontro dos autocaravanistas tertulianos, e com que temas, e com que oradores convidados.

Resta deixar registado…quanto a Marrocos…um pequeno resumo do que ficou dito. Infelizmente o tempo não dá para tudo, mas aqui ficam algumas notas despretensiosas....e baseadas na excelente intervenção do Capitão Haddock (vitor Silva)

1ª Conclusão, pode-se ir (foi-se em 2010) a Marrocos em segurança sozinho em viagem individual ou organizada por exemplo pela empresa espanhola Buena Ruta. O preço em individual ( 1 casal) durante 53 dias tudo (barco, campings, alimentação, espectáculos e os etc.) incluído...ficou em cerca de 3000 euros. Este valor em viagem organizada daria para uma volta de cerca de 15 dias apenas.

2º Conclusão, o melhor percurso é por Algeciras-Tanger (alfandega a bordo) e os bilhetes e pernoita indicados pela Agencia GUTIERREZ, por exemplo no LIDL.

3º Conclusão, formalidades mais facilitadas com gorjeta de 5€, não é necessário visto, mas atenção ao documento de entrada e saída da autocaravana (tem de ser carimbado)

4ª Conclusão: Recomendável usar sempre parques de campismo (GUIA GANDINI) pela comodidade (preços de 5 a 7 euros tudo incluído). Em Meknes fora do parque estacionamento com guarda, e em Marrakech o mais caro por 9,50. Vantagem adicional dos campings a informação para contratação de táxis e de guias.

5ª Conclusão: vale a pena por ser em conta, adquirir localmente uma ligação a internet tipo pen. Vale a pena certificar previamente da inclusão de MARROCOS na extensão do seguro, carta verde.

6ª Animais...exige-se vacina contra a raiva e passaporte de identificação canina. Não o esquecer no regresso a Espanha.

7º Conclusão. Não usar ostensivamente o radio CB pois é proibido.

8º Conclusão. Privilegiar o uso do francês nas comunicações, regatear sempre, não esquecer as praças de influência portuguesa Azlillah (Arzila), El Jadida (Mazagão) ESSOUIRA, Boujador (cabo Bojador) as cidades imperiais e o deserto (portas)...Merzouga...não vale a pena AGADIR. Incontornáveis as gargantas do TODRA e DADES, Fez, Chefchouaen, RABAT (Mesquita) Volubilis, Rissani, El Rachidia, etc.

9º Conclusão: compras de fresco e peixe fresco por valores irrisórios. Restaurantes razoáveis a base de tajines, couscous, pastilha de pombo e mechoui. Chá de menta omnipresente.

10º Conclusão. Levar lembranças para as crianças...material escolar, peças de roupa, artigos de higiene. 15 dias de VIAGEM chegam para se ficar com uma boa ideia deste destino. No caso concreto foram cerca de 6000Km mas com incursões para leste e para sul para além dos limites habituais em Abril-Maio-Junho.




(Lucas Dasilva, de viola a encantar na noite)



 (Co-pilotos e condutores, todos autocaravanistas)

(Jantar ad hoc com de tudo umpouco)







Sem comentários: