segunda-feira, outubro 18, 2010

Relevante Comunicado Conjunto do CAB e MIDAP do I Encontro Autocaravanista do ALAMBRE


Fim de semana em cheio para quem acredita na importãncia da estruturação e institucionalização do Movimento Autocaravanista. Duas estruturas criadas em 2008, num momento de grande anemia associativa do sector autocaravanista, o MIDAP e o CAB deram provas da sua vitalidade mais uma vez, neste fim de semana, de que se destacam as seguintes notas:

1) A realização em separado das assembleias-gerais anuais de membros do MIDAP e do CAB
2) A concretização de um Seminário sobre as perspectivas do Movimento Autocaravanista para o ano de 2011
3) A confraternização dos participantes num passeio pedestre guiado na Serra da Arrábida, de cerca de 3 horas, e no jantar final de encerramento do Encontro.
(Presidente do YMCA/ACM Dr. Mario de Melo Pereira)

4)  A inauguração de uma area de estacionamento e pernoita de Autocaravanas, e da respectiva estação de serviço, vedada e com guarda, no Alambre, com acesso a os sanitarios e restaurante gerido pela YMACA/ACM .
5)  Adesão de mais um blogue sobre Autocaravanismo ao CAB que passa agora a contar já com 23 web sites sobre autocaravanismo registados como aderentes.

A Newsletter divulga desde já o comunicado conjunto do Encontro que teve lugar no Alambree de algumas fotos ilustrativas, remetendo também para os sites do MIDAP http://www.midap.blogspot.com/ e CAB http://www.cab-circulo.blogspot.com/ .
(em plena Serra da Arrábida-parque natural)

Comunicado conjunto do I Encontro
e Seminário CAB/MIDAP realizado no Alambre
de 15 a 17 de Outubro de2010


Reuniram conjuntamente no Alambre, por ocasião da inauguração da nova área de pernoita de autocaravanas e estação de serviço, gerida pelo YMCA/ACM e Setúbal, cerca de 20 autocaravanistas do CAB -Circulo de Autocaravanistas da Blogo-esfera, e do MIDAP -Movimento Independente para Desenvolvimento do Autocaravanismo em Portugal, para um Encontro cultural centrado num passeio pedestre ecológico na Serra da Arrábida, e para a realização de um Seminário sobre as perspectivas do Autocaravanismo no ano de 2010.

Os participantes aprovaram no final e por unanimidade as seguintes conclusões:

Considerarem como muito favorável a actividade e intervenção pública persistente conduzida pelos responsáveis do MIDAP e do CAB desde a criação destas entidades respectivamente em Agosto e Novembro de 2008, em prol do Autocaravanismo como forma de Turismo Itinerante.

Congratularem-se pela multiplicação de clubes autocaravanistas, em todo o território nacional, e de novos espaços de internet, bem como pelo aumento considerável do número de Municípios que promovem a construção de áreas e estações de serviço para autocaravanas, e em geral pela melhoria favorável que se tem vindo a registar na opinião pública relativamente aos turistas de autocaravana.

Agradecerem publicamente a atenção, e o seguimento positivo dado pelo Provedor de Justiça às queixas que o Movimento Autocaravanista lhe remeteu, sobre as discriminações negativas e inconstitucionais contidas nos POOC e em diplomas similares, contra o estacionamento nocturno de autocaravanas, e bem como pela queixa relativa à omissão da adopção legislativa em Portugal da sinalética com o pictograma da Autocaravana comum aos demais Estados-membros da União Europeia.

Apelarem aos responsáveis pela ANSR –Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, no sentido de ultimarem com urgência a revisão do Regulamento de Sinalização e Trânsito, para adopção em Portugal dos regimes comunitários de sinalização e circulação para autocaravanas.

Congratularem-se com a assinatura conjunta de uma Declaração de entendimento da Filosofia, Doutrina e Ética do Autocaravanismo, já subscrita por 11 entidades interessadas no Desenvolvimento do sector, e apelar aos clubes de autocaravanistas que adiram a esta plataforma do Movimento Autocaravanista.

Saudarem com apreço a realização da I Mesa Redonda Franco Ibérica do Autocaravanismo realizada em Alenquer em 1 e 2 de Outubro de 2010, e solicitar à consciência dos autocaravanistas que contribuam activamente para a sua divulgação junto das autoridades portuguesas, e da Administração pública central, regional e local, bem como para a eventual criação de um Movimento ou Associação de Autocaravanistas Europeus, para se constituir como interlocutor das autoridades da União Europeia, incluindo o Parlamento Europeu.

Os membros do CAB e do MIDAP mantêm ainda o seu firme propósito de:

a) Colaborarem lealmente com outras entidades no âmbito do ONGA – Observatório Não Governamental para o Autocaravanismo;
b) Cooperarem activamente com todos os clubes de autocaravanistas ou com secções de autocaravanismo;
c) Optarem por contribuírem para a consolidação e sinergias do Movimento Autocaravanista, realizando apenas anualmente as respectivas assembleias-gerais, e comprometendo-se a participar sempre que possível em todas as iniciativas do sector público, municipal ou privado, com interesse para o Autocaravanismo Itinerante.

Alambre 16 de Outubro de 2010.

(Excelente ambiente de companheirismo nos intervalos do Seminário)


Sem comentários: