segunda-feira, setembro 21, 2009

RTP vai lançar serie UM LUGAR PARA VIVER, com humor negro e uma autocaravana de emigrantes


Jornal de Notícias de 19 de setembro
Humor negro em "Um lugar para viver"
artigo de CATARINA CRUZ

Originalidade e elenco de luxo na série lusa que estreia quinta-feira na RTP( 24/09/09).
É a bordo de uma autocaravana, que percorre várias localidades do país, que decorre a nova série portuguesa que vai para o ar na próxima quinta-feira, às 21h30, na RTP. Uma estória de emigrantes num formato pioneiro na ficção nacional.

"Muda de vida", versão da música de António Variações, abre o genérico e, desde logo, traduz a filosofia de vida das personagens de "Um lugar para viver" - uma família de emigrantes portugueses que regressa de França e anda de auto-caravana pelo país à procura de poiso, depois de verem a casa na "terra" destruída. Detalhe fundamental: transportam consigo a falecida matriarca da família.
Com cada episódio gravado numa localidade diferente, esta é uma verdadeira série itinerante, um formato inédito na ficção nacional.
José Fragoso, director de Programas da RTP, destaca essa "originalidade" , assim como "a qualidade dos guiões e a escolha do elenco", que fez com que a RTP se interessasse, de imediato, por este projecto da produtora Plano 6.

O argumento e realização ficaram a cargo de Artur Ribeiro, que se orgulha deste formato. "Espero é que se venha a vender para outros países", avança, destacando também a vantagem que é "ter bons actores em todos os papéis". Rui Mendes, Adelaide João, Ana Bustorff ou João Lagarto integram o elenco fixo, ampliado a cada episódio por um elenco adicional com nomes como Sofia Portugal, Rui Unas ou Rui Morrison. As dificuldades subjacentes a uma produção que vive da surpresa encontrada em cada novo local de filmagem foi o maior desafio para a produção desta série, que contou com uma equipa de 60 pessoas a gravar durante dois meses.

Sem comentários: