sexta-feira, abril 24, 2009

III ANIVERSARIO DO BLOG, O BOM MOMENTO do MOVIMENTO AUTOCARAVANISTA e o 25 de ABRIL

Três temas, e a mesma perspectiva de plano de construção, de contribuição útil, de valor acrescentado, de solidariedade e pedagogia no processo de emancipação social, e de exercicio responsável do dever e do direito de cidadania. Sempre com sentido de equilibrio, cooperação e inovação: O universo, os outros e nós.
O Blog Newsletter comemora entre Março e Maio o seu III aniversário. Não a olhar para o umbigo, que não é essa a postura humanista de quem tem um vida inteira, cívica e profissional, de intervenção, e de responsabilidade social, e sempre em cadeia de união com os que nos rodeiam, e que em muito ultrapassam os de apenas condição autocaravanista. Há mais vida para além das autocaravanas.

De facto, em Março de 2006 escreveu-se uma primeira crónica no Blog, apenas a primeira neste meio de comunicação, e só em Maio se instalou um contador que apesar da sua incipiência, entretanto melhorado com um sistema mais fidedigno há um ano atrás, permite contabilizar os leitores desta Newsletter, decerto em bem mais de 120.000 visitas. Mas, mais importante que a quantidade, é a qualidade que nos reconhecem, a credibilidade que nos atribuem, a capacidade que nos averbam, o interesse com que somos procurados.

o I ano foi o de aprendizagem, e a este propósito encontram-se nos foruns palavras de íncentivo, que nos permitiram entrar no II ano de actividade com ainda maior espirito de companheirismo, para finalemnte no III aniversário estarmos agora a comemorar, com outros mestres, o alto e ímpar momento que o autocaravanismo atravessa pela primeira vez na sua história.

Ou seja, no 35ºaniversário da data mítica do virar de página política, do 25 de Abril, a Newsletter sopra por estas datas o seu bolo de aniversário em boa companhia, com aqueles que também comemoram os 35 anos do advento das liberdades a 25 de Abril de 74, e principalmente com os que antes deram algumas provas para este designio, liberdade para desenvolver a intervenção social. Nessa altura, o pseudónimo usado pelo autor do blog era L. Coesus como se alcança da pag. 199 do livro editado pelo Expresso de 25 de ABril de 2009, com a capa que abixo se reproduz e sob o título " O que a censura cortou".

Sobre este caso escreveu-se no Expresso de 3 de Janeiro de 2009: "Menos sorte teve uma caixa na mesma página, assinada por L. Coesus e que sofreu cinco golpes. O autor concordava com o Chefe de Estado "quando enuncia que cada vez será mais necessário contactar com o povo. Apesar de atónito e estonteado". De facto, para as pessoas daminha geração, Abril de 1974 só existiu, porque já havia um espírito de Abril em muitos dos que antes desenvolveram ideias, estratégias e movimentos e associações afins. Vale perguntar: O que é que já fazias antes do 25 de Abril de 74?

O nosso terceiro aniversário que simultaneamente ocorre por agora, quase coincide com o do 1º ano de actividade do Movimento Autocaravanista estruturado. E que atinge o seu ponto alto com o I Seminário Nacional de Autocaravanismo, de Cascais (ver abaixo o programa) promovido pelo MIDAP,e com o apoio da Câmara de Cascais, do Turismo de Portugal e ainda, do Automóvel Clube de Portugal. E que nunca antes alguém fez, ou sequer pensou em fazer algo de semelhante. Parabéns pois a todos os autocaravanistas!

Desde há três anos atrás, que se tem vindo de forma sistemática a defender a necessidade neste Blog, e em foruns, que o autocaravanismo não se pode traduzir apenas no gozo individual e egoístico de conduzir e usar uma autocaravana. A verdadeira liberdade não é apenas um grito de egoísmo pessoal, mas sim a solidariedade de a poder partilhar com os outros, em liberdade também. Para, e por isso, trabalhámos em estudos diversos, e divulgámos aqui o direito ao autocaravanismo, as 100 perguntas do autocaravanismo e o documento de apoio ao Desenvolvimento Local do Autocaravanismo, entre outros textos inéditos.

Ao começar a comemorar o I ano de actividade do Movimento Autocaravanista, estruturado, e envolvendo várias pessoas, várias sensibilidades, vários clubes, vários blogs, vários meios de comunicação, várias boas vontades de gentes bem formadas, este Blog no seu III aniversário, e em plenos 35 anos de Abril, considera que se vai no bom caminho, que se rola civicamente e com qualidade, e que se estacionará cada vez mais onde, e em melhores condições....com a intervenção empenhada de todos os que ajudem, com o apoio do MIDAP, com a assessoria do CAB, e com o diálogo de consciências e opiniões plurais que serão agora acrescidas pela criação do ONGA.

Ora vejam lá o programa promissor

do I Seminário Nacional do Autocaravanismo de Cascais!


Sexta-feira dia 22 de Maio.
Início sexta-feira dia 22 de Maio, com a chegada dos participantes autocaravanistas em autocaravana, para o estacionamento reservado e previamente delimitado, devidamente sinalizado e com policiamento assegurado.
Note-se porém, que não existe no local estação de serviço, pelo que as AC devem vir preparadas com os depósitos de águas limpas cheios e os de águas sujas vazios.
Está definido o número máximo de 30 autocaravanas, cerca de 60 pessoas, e a área a utilizar será a zona asfaltada do parque de estacionamento do antigo Pavilhão do Dramático de Cascais, ou seja, na zona asfaltada, logo após o Jardim da Parada, e a 400 metros da Fortaleza Cidadela de Cascais, pelo período de 48h entre as 14h de dia 22 e as 14h do dia 24 de Maio.
Jantar livre.
Nota: Está previsto o estacionamento no pátio interior da Cidadela, durante o seminário, de 1 chassis “nu”, e de 4 AC, de várias tipologias e marcas, para uma jornada de portas abertas e informação a jornalistas, e outros interessados
Sábado 23 de Maio
Local do seminário CISTERNA da CIDADELA/FORTALEZA
9.30 h – registo e entrega de documentação aos participantes autocaravanistas, convidados e aderentes do MIDAP,
10h – Abertura do seminário pelo Sr. Vereador Artur Ferreira, em representação do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Cascais.
10,10 h – Intervenção Inicial do Presidente do MIDAP, Eng. Filipe Seco dos Santos, de boas vindas e papel do MIDAP no autocaravanismo português
10,20 h – Intervenção do Sr. Deputado Nuno Câmara Pereira em representação do Presidente da Subcomissão Parlamentar de Turismo da Assembleia da Republica e a apresentação de documento relativo a próxima iniciativa parlamentar sobre Autocaravanismo.
10,45 h – “Autocaravanismo: Um estilo de vida com uma filosofia própria” pelo Sr. Carvalho dos Santos (fundador do Midap)
11.00 h – “Descubra Portugal e o touring em autocaravana” pelo Dr. Alberto Marques – Director do Turismo de Portugal
11,35 h – “Cascais: Novas áreas para estacionamento e estações de serviço para AC e relação com a natureza” pelo Arq. João de Melo ( Da Cascais Natura, agencia da CMC)
12.00 h – “Politicas de desenvolvimento do automobilismo de Touring em Turismo, Lazer e Cultura” pelo Dr. Carlos Barbosa, Presidente do ACP - Automóvel Clube de Portugal
12.25 h – 12.50 h – Open fórum sobre o tema Observatório Não Governamental do Autocaravanismo tendo como moderador e relator o Dr. Luís Nandin de Carvalho (fundador do Midap) e a intervenção dos oradores anteriores bem como da assistência
12.50 – 13,00 h Sessaãp de encerramento presidida pelo representante do Secretario de Estado do Turismo com apresentação de Conclusões Pelo Presidente do MIDAP, Eng. Filipe Seco dos Santos
· Proclamação da constituição do Observatório não Governamental de AC
· Apresentação e distribuição à Comunicação Social do folheto e mapa sobre o acolhimento de autocaravanas em Cascais
13.15 h – Almoço Buffet, dos participantes. (na sala do pátio anexa ao Centro Cultural da Gandarinha)
14.45 h – partida em autocarro, para visita de trabalho dos participantes, aos locais de estacionamento e áreas de serviço para autocaravanas criados (ou a criar) no Concelho de Cascais
17.45 h – 18 h: Regresso ao estacionamento das Autocaravanas
Jantar livre
Domingo 24 de Maio:
10 h – Oferta, pela CMC, de uma visita guiada ao Museu do Mar


E sobre Cascais, vejam as nossas dicas e sugestões em:

Sem comentários: