quarta-feira, janeiro 16, 2008

Alerta e cuidados a ter com autocaravanas na neve....


Atenção a este alerta de um facto vivido por um companheiro autocaravanista, que merece reflexão, agora que se avizinha o carnaval e a sedução da neve...


Aqui fica o relato na primeira pessoa do companheiro Viajante que autorizou esta publicação cujo original se encontra no forum do CPA em:
(apenas os sublinhados são da edição deste texto)

Não sonhe sequer em ir para a Serra Nevada sem correntes.
Vou-lhes relatar uma viagem aterrorizante em que fui protagonista.
Rumei á Serra Nevada na Páscoa de 2006 com a minha copiloto, uma sobrinha, o seu filho Tiago de 6 anos e o "Baixote que é o meu fiel amigo de quatro patas.


Já era bem de noite e ainda faltava percorrer cerca de 2Km duma estrada íngreme para atingir o parque de autocaravanas, quando se abateu sobre a região uma tempestade de neve com ventos fortíssimos.

Subitamente senti falta de aderência e a autocaravana atravessou-se na estrada completamente incontrolável. Consegui parar antes de saír do asfalto, fui á bagageira buscar as correntes e quando me preparava para as colocar tive de me refugiar no interior pois estava a ficar enregelado. Voltei novamente para o exterior para continuar o trabalho e 2 minutos depois tive novamente que me refugiar. Repeti a cena algumas dez vezes e não consegui montar uma corrente sequer.

Entretanto atrás de mim estavam já mais dois carros imobilizados. Pelo telemóvel liguei o 112 e pedi ajuda á Guardia Civil que me disse que o papel deles não era o de prestar socorro a automobilistas bloqueados pela neve e que deveria telefonar para um reboque. Telefonei para a assistência em viagem da minha seguradora em Portugal para me arranjar um reboque e também me recusou auxilio.
Voltei novamente para o exterior para tentar montar as correntes e tudo em vão.

Quando o Tiago se apercebeu da situação dificil em que estavamos entrou em pânico e num berreiro imparável. O cão também resolveu começar a ladrar. A autocaravana abanava com os ventos gélidos e ciclónicos no alto da montanha. O aquecimento falhou porque o butano congelou.

Estava também eu quase a entrar em pânico quando me apercebi de um pronto socorro a auxiliar uma das viaturas imobilizadas atrás de mim. Fui-lhe pedir auxilio e aí sim, tive finalmente ajuda após quatro horas de imobilização sob uma tempestade no meio de nenhures.

Era um prestável e abnegado funcionário da Proteção Cívil do Governo Regional da Andaluzia que começou por tentar montar as correntes e também não consegiu tão simplesmente porque eram demasiado pequenas para a medida dos pneus.

Por recomendação desta boa alma só restava uma solução: abandonar a autocaravana e irmos no jeep dele até um hotel na povoação mais próxima.

Já passava da meia noite quando nós os quatro mais o "baixote", com alguns pertences pessoais, abandonamos a autocaravana ainda atravessada na estrada.
Se algum companheiro tiver interesse em conhecer as restantes peripécias que decorreram ao longo de quatro dias negros, prosseguirei o meu relato. O que verdadeiramente importa reter é que ir para a neve sem correntes, NUNCA.
Aqui se incluem os links sugeridos pela Decas, outra excelente companheira autocaravanista, com colaborações de relevo e autora do blog de referência da Triganinha ( Viajar em Liberdade) visível atraves dos links que se reproduzem:

Fica também referido o link para o tópico de duscussão sobre a Serra Nevada no final de ano 2007, que foi destino de varios companheiros do Forum Camping Car Portugal, e que os interessados encontrarão no link. Algumas da fotos aqui colocadas são por gentil autorizaçao do seu autor, o companheiro que assina A-748-2 (Luis A. da Parede)


Sem comentários: