quarta-feira, novembro 28, 2007

cuidado com a compra de autocaravanas usadas.....


não se deixe ficar debaixo da autocaravana...
Esta nota diz respeito ao compradores potenciais de autocaravanas usadas, e não aos vendedores das ditas, muito embora eu tambem ja tenha estado em uma e outra situação.
De facto a primeira experiencia autocaravanaista foi numa HYMER , motor Citroen C25, usada, com 10 anos e 100.000Km, a segunda numa ELNAGH, comprada usada,motor Ford Transit com cerca de 6 anos e 35.000KM (reais esteve mesmo parada muito tempo), e que vendi por mais 1000 eurso do que a compra, e finalmente duas KNAUS, um com motor Ducato 2,8JTD (vendida com cerca de 50.000Km ao fim de 3,5 anos) e a outra e actual com motor Renault Master 3000.
Ao todo tres capucines e uma perfilada...Ora o que se verifica é que devido ao boom do autocaravanismo tambéem entre nós, se multiplicam as compras no estrangeiro de usados que depois são matriculados em Portugal.
Na velha EN nº 1 entre Porto e Coimbra e em muitos outros lados saõ comuns stands de automoveis com algumas autocaravanas importadas, para não falar nos inumeros casos de importação directa pelo interessado.
Não admira que assim seja, o mercado de usados (das AC novas comercializadas em Portugal) é escasso, e no estrangeiro, Holanda, Alemanha, Belgica e FRança, pululam oportunidades a baixo preço!
Ha muitos casos bem sucedidos. Mas há muitos outros hoje frustrados com as compras feitas, desiludidos com:
- falta de performances do motor, e do equipamento
- avarias constantes
- preço alto, e grande dificuldade na retoma.
Este ultimo ponto é muito importante, pois se a entrada no autocaravanismo se pode fazer com uma AC nova de baixa gama, também muitos preferem uma AC de gama media, usada e de melhor preço, até com intenção de mais tarde se proceder a troca por outra nova e que dure...e dure...tal e qual como quando se escolhe um automovel para durar.
Penso que este tipo de reflexoes pode e deve ter lugar nesta newsletter, e nos sites de foruns de autocravanistas, pois é visitado por muitos curiosos interessados no autocaravanismo, pelo que aqui o partilhar de experiencias, positivas e negativas, pode ser util a toda a comunidade autocaravanista...
E quem sabe se um dia o CPA- Clube Português de Autocaravanas, nao promoverá uma FEIRA DE USADOS (mas sem arrivistas de comercinates encapotados de trata-se)...como acontece por essa Europa fora...
Dou a minha achega, e por ordem de prioridades em check list ad hoc.
1) Convem ter uma ideia dos preços dos usados , por ex em França...ver o site do Site du CAmping Car, que merece o respeito de ser gente séria e cordata...
2) Antes de comprar um usado, convem apesar de todo o entusiasmo, inquirir de um stand de AC novas, quanto valeria esse usado em termos de retoma por compra de um novo equivalente...e avaliar se ha risco excessivo na operação, ou não.
3) convem ponderar nos usados importados para Portugal, se com as matriculas novas a colocar depois de 1 de JULHO de 2007, qual o imposto a pagar, e se não vai haver nenhuam surpresa desagradavel em termos de taxa por se tratar eventualmente de motores penalizados em termos de poluição.
4) e o seguro? e o livrete? e o peso? e a tara?
5) e a mecânica? Será que na próxima inspeccção anual...passa sem grandes despesas? Não será sucata? terá havido algum acidente grave?
6) e o equipamento? frigorifico? fogão? estado das tubagens de gás? canalizações? infiltrações? janelas? sistema electrico?
7) e o modelo? é aquele que se adequa mesmo as necessidades...ou apenas se encara essa compra porque é o preço que atrai? não se estará a comprar um modelo aquem, ou para além das necessidaes, só porque nos usados não aparece nada a medida?
Em sintese...
1) não se aventure, nem decida por paixão...não fique debaixo do "camião" !
2) veja bem os usados em stands de novos, provenientes de retomas e em stands de usados crediveis...e compare preços.
3) se for um particular desconhecido a vender...siga o check list anterior (também)
Boas compras e boas vendas!

4 comentários:

Anónimo disse...

Apreciei bastante o que aqui colocou, pois seguirei as suas sugestões para a compra de uma auto-caravana usada.

Obrigado

Anónimo disse...

Bom dia, gostei do que li, mas uma coisa que ainda ñ percebi o que vai na cabeça de certos proprietários de autocaravanas que pedem valores exorbitantes pelas viaturas , algumas mesmo com vinte e tal anos, ou eu ando fora de contexto, ou essas pessoas sinceramente devem de estar loucos! prefiro ir lá fora com pessoas conhecidas e deixar lá os meus € doque comprar cá em Portugal a um .......... qualquer.

Monteiro disse...

boa noite sou de Entre-os-Rios e ando com ideias de comprar uma auto caravana usada, e queria uma opinião vossa , eu poucas vezes vou andar durante o ano, devo comprar uma caravana muito cara ou devo ser moderado na compra, devido a não utilizar com frequência, uma viatura com 120000 no valor de 8000 euros é cara ajude-me com ideias. o mail é m.silvamonteiro@hotmail.com

Diluvio disse...

Boa Noite,

eu sou mais uma das pessoas com vontade de comprar uma caravana. Mas não sei de nada sobre a regulamentação exigida e sempre que procuro alguma coisa é uma frustração. Ou porque não possui papeis, ou....., ou o vendedor diz que para a venda basta uma declaração (será verdade),.... Não sei o que posso rebocar no meu carro somente com a carta de categoria B? O que precisa estar OK na caravana, pretendo comprar barato nem que tenha que fazer alguns restauros contudo o que a lei obriga?

ESTOU PERDIDA E QUASE A DESISTIR!!!

CARAMBA................