domingo, fevereiro 04, 2007

Paredão de Cascais, percurso pedestre

O percurso do paredão, ida e volta é igual a um campo de golfe de 18 buracos....mesma quilometragem, menos tempo...

Quem sabe o que aconteceu ao autocaravanista desta AC com matrícula espanhola estacionada em cima do passeio, à entrada da praça de taxis de São João do Estoril?




Seduziu-se pelas piscinas atlânticas do Estoril oude Cascais? Apaixonou-se pelo percurso do paredão do Estoril/cascais? que percorre a pé, todos os dias nos entido nascente poente e vice versa em quase 7 KM de exercício de footing ou jogging?


ficou sem combustivel? sem bateria? tem uma namorada na zona? ou morreu incógnito?

Se calhar quis ver as horas no relógio de sol do paredão...sentado no banco, não dá...só se for a olhar o mar.



O paredão entre a estação de comboios de São João do Estoril e a praia do peixe em Cascais, mede, bem medidos uns 7 KM ida e volta. E nesse passeio é ver gente de todas as nacionalidades e condições desde o locutor e actor Guilherme Leite, ao antigo corretor Pedro Caldeera, aos ex banqueiros Tavares Moreira e Herminio Ferreira, ao Almirante Fuzeta da Ponte, ao ex ministro Luis Mira Amaral, ao eurodeputado Carlos Coelho, ao jurista Nandin de Carvalho, ao jornalista Jose Carlos de Vasconcelos, ao gestor Pinto ferreira, ao diplomata da exportação Camilo de Oliveira, etc..mas poucas tias...




Desde a Azarujinha, á praia da Poça em São João, passando pelo Tamariz, pelo Monte Estoril, Csacis, praia da Rainha e do Peixe, gastam-se calorias, triglicéridos, colesterol e glicémias, renovam-se ares dos pulmões, bronzeia-se a tez e saúdam-se os conhecidos.





O certo é que há muitos outros que diariamente e semanalmente percorrem o paredão A-Ver-O-Mar no percurso de saude da CM de Cascais, olhando as ondas, os pescadores a linha de cana na mão, os da pesca subamarina, os pedestres do polvo de gancho, os surfistas e de body board, os cães, os meninos de biclicleta e patins e os indefectiveis de fato de treino e tennis, arfantes, a reduzir calorias, ou esparralhados nas esplanadas a contar gaivotas e velas no horizonte,e a ver mãezinhas a empurrar carrinhos de bébé. Estrangeiros, imigrantes, portugas e senhores doutores, jornalistas, ex politicos e empresarios todos ao molho, democraticamente.

Ficam as fotos, vão-se os comentários. Mas sempre se anota que no chão ha marcas dos Km de 250 em 250 metros, e que ha várias pausas para beber um café. petiscar uma tosta ou mesmo almoçar. Mais próximo da Azarujinha há o Atlantis, mais conhecido pelo locais como o "amarelo", a esplanada da Poça, A Bolina, entre São João e Tamariz, o restaurante esplanda do Tamariz, e depois a meio caminho o Jonas, a seguir temos o Azimute, o Pica e por aí fora até entrar em domínios de Cascais.










Ao longo do caminho do paredão, ha semeados pela CM de Cascais os postos de pausa saúde, para exercícios de ginásio sem pagamento de quotas ou de joias.



na foto do estacionamento de São João, da Paria da Poça bem se vêm duas autocaravanas de matricula inglesa estacionadas depois de uma pernoita...local de eleição com praia ao pé, restaurante, e sob a estrada da marginal, seguindo pelo tunel, o acesso ás lojas de abastecimentos da antiga praça de São João no vale de Santa Rita...e a mais restaurantes como a EuroTasca.



















Sem comentários: