sexta-feira, junho 28, 2013

Pausa no dia a dia.... Viagem autocaravanista em trabalho e lazer até ANDORRA e volta

( Ville des bons detours de Michelin- Prades)
 
Um pretexto agarrado as ambas as mãos: Uma reunião profissional em Andorra (segunda semana de Junho) com início a uma 5F e terminus sábado depois de almoço e tour turístico oferecido pelas autoridades do sector. Claro que se perspetivou uma viagem de autocaravana de imediato.

 
(Bloco de apartamentos turísticos na Grande Motte)
 
Aqui fica um registo mais do que relato, e apesar de tudo mais duradouro que as notas e fotos efémeras publicadas no facebook no grupo...Uma autocaravana e um Café, porventura o maior com autocaravanistas portugueses, sem competição, e sem recurso aos amigos dos amigos dos amigos, qualquer que seja a origem ou localização terrestre

 
 
(Igreja Românica de Andorra)
Na realidade mantemos o desejo de partilha de informação e experiencias que sempre nos animou. Isso bem mais do que a exposição publica de estados de espírito e memórias e sem jactancias. Texto curto portanto, e foto  as indispensáveis.
(Casa Sabina em Ronscesvales com bolos de arroz portugueses a venda)
 
O itinerário foi simples: saída de Alenquer as 14h, despachado o trabalho calendarizado para essa 6F, com 1ª pernoita agendada para Burgos, o que cumpriu sem problema. Refeições na autocaravana como veio a acontecer todas as vezes exceto no almoço de regresso (Mérida, no Don Benito), ou quando, alojados no hotel cumpria-se o programa oficial.

((alguns guias consultados antes...e durante a viagem)
 
Dia seguinte...a itinerância projetada do Camino de Santiago: Puente de la Reina, Roncesvales e St jean Pied de Port, (pernoita) ou seja ao inverso o caminho francês de Santiago de Compostela....andamos pois às arrecuas a partir de Burgos.
 
(Esplendor com o Sol e uma rara Lua... no caminho de Santiago-Calzada)
 
Depois....revisita às Grutas de Betharram, e logo depois parqueamento e pernoita em Lourdes no novo parque de autocaravanas de Arrouza. Curta nota, vale a pena a visita as grutas onde se nada um pequeno percurso de comboio e outro de barco. Vale também a pena em Lourdes não perder a visita a Igreja subterrânea que existe desde 1968.
 
 

(St Jean Pied de Port)
 
Depois de Lourdes...compras no Carrefour (com campanha em curso de produtos portugueses) na estrada para Pau e sequencia para Mas d´Azil, a fabulosa gruta com museu renovado de habitações pré históricas cavadas na encosta, sobranceira a um rio e a uma estrada de grande movimento...
 

(Patio interior da Igreja de San Domingo de la Calzada)
 
Depois, prosseguiu a itinerância para sul, para o Mediterrâneo, mas passando pelo Pais Cátaro...sem esquecer Rennes le Chateau, semi abandonada, e com paragem e dormida na mítica Carcassone. Na nova área de autocaravanas.
(Comboio elétrico de Betharram)
Estradas boas, temperaturas decentes, pouco trânsito, paisagem atrativa, disposição tranquila, sinalização suficiente, Lisboa distante, que mais se pode desejar...
(Enserune vila gaulesa e romana)
 
Em détente autocaravanista seguiu-se uma espreiteda ao porto fluvial do canal do Midi em Homps, e a Vila de Enserune, depois as 8 eclusas de Fonserannes em Beziers de finalmente o olhos recaíram em Cap d´ Agde no estacionamento adequado para pernoita à tarifa de 10€ as 24h.
 
(Mas d´Azil- Gruta , estrada, Rio e habitações trogloditas)
 
Agradável Cap d´Agde a fenícia, e também a Marina com os seus cafés com musica ao vivo, e também as suas ruelas estilo souk marroquino (rue de la flannerie), e também os preços...ficou por realizar uma passeata de barco, e quanto a praia. lá se foi timidamente ao banho de água fria, ou pelo menos refrescada pelo vento. Não escaparam foram as amoras maduras colhidas da arvores, que ate os pássaros locais negligenciam.
 
 
la grande bleu


Acordar seguinte com grasnados de voos rasantes de gaivotas. Depois...a caminho de Séte com o contorno pelo passeio marítimo...já que o caminho pela língua de areia esta vedado agora ao trânsito...e depois....todo o "bord de mer" sempre que possível ate a Grande Motte, com banho na respetiva praia entre casais de franceses gordinhos, reformados e bancados a jogar cartas, e dominós sentadinhos nas suas cadeiras e meio vestidos, "en vacances!"

En Vacances
Depois das praias rumo ao interior para Pezenas, buscar ao Turismo o guia Michelin des plus beaux detours, indispensável para rodoviar por França, e sequencia pela costa ate Perpignan e daqui pelas estradas velhas- que o GPS não conhecia as novas ate St Cyprien Plage para estacionar frente ao mar /possível ate 15 de Junho) junto a autocaravanistas sortidos...um alemão, um italiano e um francês. Banho a 17º as 19h para refrescar, dormida na Ace sono dos justos
 

Dia seguinte simplesmente acordar e rumo direto a Canet por vias rapidas e depois Perpignan, depois Prades, depois Vile Franche de Conflent e neste dois locais saída para calcorrear a pé as vilas...depois Bourgmadame com travessia da fronteira para Puigcerda...compras no Intermarché...e almoço para depois subir ao porto de Puymorans, e depois em Andorra ao Porto de Envalira (2.400m) sem passar pelos tuneis e chegar ao gasóleo a 1,14...bonitas paisagens com picos de neve e igrejas medievais
 
 Em Roncesvales a AC estacionada frente ao restaurante que vende bolos de arroz portugueses!
 
Seguiram-se dois dias em Andorra para uma reunião profissional que não cabe neste relato sucinto. Depois seguiu-se logo  a rota de regresso...sábado as 16h saída de Andorra para dormir em Medinacelli e bem...pode etras da Igreja e ainda petiscar numa esplanada em noite de calor...para domingo seguir ate Alenquer com paragem em Mérida para almoçar tapas e cansa no Don Benito...que se recomenda como se vê pela foto junta...a somar recordações e já saudades a desafogar em próxima saída de autocravana...la para julho
 
 
tapas na esplanada de Don Benito