(quadro de Peter Vos- Metamorfoses no Instituto Holandês de Paris/Rijsksmuseum, Amesterdam)
Razões pessoais determinaram que a propósito de uma reunião profissional em Paris, na quinta feira dia 14, e na sexta feira dia 15 de Março a deslocação fosse feita de autocaravana.
Desta vez o relato que se deixa aqui e se partilha com outros autocaravanistas potencialmente interessados, assume um tom novo que as circunstâncias determinaram. Mais escorreito, quase só fotográfico, sem intimismo ou subjetivismo de comentarios, para alem de um genérico valeu a pena, e é de repetir esta metodologia: usar a atocaravana como um meio de viagem rodiviária em trabalho, conciliando com algum turismo itinerante.
(Burgos)
Dia 8, sexta feira, partida de Alenquer onde esta a autocaravana estacionada no Alenquer Camping (www.dosdin.pt/camping/alenquer), na 6f dia 8 pelas 12h. Sempre a andar por entre chuvas fortes, ligeirissimos flocos de neve e arcos iris abundantes, antes da fronteira de vilar Formoso.
(mesa de pic nic dos autocaravanistas no Alenquer Camping)
Dormida em Burgos, no parque de estacionamento de Sta Clara e pernoita ao lado de outro autocaravanista. Noite gratuita e descansada. Almoço e jantar na AC.
(Notas no Moleskin com o símbolo protetor da Michelin)
Dia 9, sábado, sempre pela autovia gratuita ate Miranda del Ebro. tempo frio, ceu azul, nuvens brancas sobre estrada seca. Gasóleo a 1,280 no centro comercial Leclerc (fechado aos domingos). Média de consumo ceca de 12L a velocidade rapidinha. Entarda em França pelas ncaioanis e percurso pela corniche basca. Almoço na AC num dos parques estreitos sobre a costa. percusro ao bord de mer com travessia de Biarritz, Anglet, Ondres etc...e depois pela nacional com paragem no Centro Routier de Castets, ate Arcachon e pernoita na Duna do PiIlat, com chegada ja post por do sol. Almoço e jantar na AC. dormida ao lado de outra AC.
Dia 10 domingo. Acordar com sol e alpinismo na duna com uma excursão de excitados japoneses. NO regresso pagar a dormida com desgradavel surpresa a sobretaxa de 40 euros sobre o preço base de 10 euros, proque era proibida a pernoita, por sinais não vislumbrados, e não adiantou protestar. Ficou pois a noite pelo preço exorbitante de 50 euros. Tarde lenta de progressão por Bordeus, Rochefort ate La Rochelle. Paragem no Port des Minimes, execelente sugestão de JP Rossi, central, gratuito e de facil acesso ao Port Vieux, para um chocolat chaud num dos restso da marginal. e Depois porgressao ao plus beau detour da Michelin, Village de Chauvigny, dos cinco castelos. Pernoita gratuita na praça central junto aos sanitarios publicos. Segura, descansada e gratuita. Almoço e jantar na AC.
( La Rochelle)
Dia 11, 2 Feira. Subida pedestre da encosta e deambulação pelos cinco castelos. Fotos de registo, sob chuvinha aceitavel. Travessia posterior de Richelieu (do Cardeal) e lamço na Ac, no parque do Castelo de Montreuil-le-Ballay. Visita a Igreja e Collegiale, interessante com imagem de Sto Antonio, e capela alteral a Notre Dame. Seguiu-se Saumur, e reabastecimento de gasoleo a a1,379 a perfazer media de 9,9 KM/H. Passagem pelo edificio da CM, e pelas villages castelo de Montsoreau, St Martin e Chinon. Paragem para pernoita em Villandry, gratuita e ao lado de outros dois autocaravanistas. Almoço e jantar na AC. Noite tranquila.
Dia 12, 3F. Vista ao Castelo de Villandry de Don Carvallo, espanhol com casamento rico com uma americana que mantem na familia o Castelo e imensos jardins ha 3/4 gerações. Incio do combate eficaz a uma ameça de gripe com paracetamol e gostas no nariz. Paragem para almoço na Ilha de Ouro frente a Amboise. Depois Blois sob chuvinha, com stop em Cheverny, o celebrado castelo de Moulinsart dos albuns de Tintin. Visita correta sob frio e flocos de neve. Paragem final para pernoita em Beuagency, gratuita junton ao Rio. Cafe na roulotte do portugues das pizzas Tonio. Noite gratuita e almoço e jantar na AC.
(Villandry)
Dia 13, 4F. Acordar frio com gelo nos vidros da AC e agua gelada nas poças. Noticias do fim do nevão que chegou a imobilizar Paris, Visita a Montargis, passagem por Nemours com almoço no parking do hipermercado Casino, e sequencia para visita de Moret S/ Loing, mais uma Vila de Charme des Plus Beaux Detours. coma sua ponte medieval e moinhos fluviais. Decisão de ultima hora para rumar a Paris ja sem nevão para evitar o rush da manha seguinte e chegada ao Camping do Bois de Bologne ao anoitecer. Cerca de 25 euros/noite com excelentes sanitarios e duches remodelados, e navette a porta para ligação ao Metro de Porta Maillot. Muita neve no chão e canteiros. Almoço e jantar na AC.
Dia 14, 5F. Saltar da cama as 9h. vestimenta de casaco e gravata para a reunião de trabalho das 18.30h as 21h. pequeno almoço e higiene e depois navette, Metro, vista a Antoine Dias e Marie Anne Cantin da boutique do Fromage Rue de Champ de Mars e depois, passagem pela Tour e Trocadero e grands boulevards para flanar nos arredores da Opera. Almoço nas galerias Lafayette, em conta. Muitos Roms com o truque de encontrei o anel...no chão...é seu? e alguns homeless. Longa passeata a pé pela praça Vendome, Arcadas e Tulherias, Louvre, ate Orsay, Palacio Bourbon e Assembleia Nacional. Depois reunião e depois a pé ate a rive gauche a uma pizzaria. Regresso pelo Metro e navette, ate ao Camping. Almoço e jantar fora da AC.
Dia 15, 6F. Todo o dia de reunião com almoço de trabalho na Residence. No final visita cultural ao Instituto Holandes com vista a espetacular expo de desenhos e quadros de Van Voss sobre Metmorfoses. Jantar simpatico com o casal Cantin. Regresso meio de taxi e meio de Navette. Noite tranquila.
(Moret s/ Loing)
Dia 16, Sábado. Higiene pessoal e da AC: novas aguas potaveis e despejos de aguas sujas e cassete,e as 9h GPS ao comando do regresso, mas com desvio de negano por Bourges em vez de Chateuaroux, ou mesmo Tours, e depois com o GPS a enganar-se na rota para Moulins (?!) e de Limoges para Perigueux. Em conclusão mais de 300km inuteis e de mais de 3h de caminho com chegada tardia a Biarritz, com pernoita num parque comercial de Bidart, ja pelas 23h. Almoço na AC e snack de jantar em estaçao de serviço.
Dia 17, Domingo. Por auto-estrada ate Miranda do Ebro e depois por nacionais ou autopistas ate à fronteira. Almoço na AC e Compras de recurrdos nos armazens para portugueses, e snack na CEPSA proximo de Vila Velha de Rodão. Chegada a Alenquer pelas 21h. Troca de vaitura e chegada a casa pelas 22h.
Decarvalho.